Separamos para você algumas dicas especiais de como criar logotipo para empresa. Antes de entrar nelas, sempre é bom lembrar outros pontos muito importantes na hora de criar um logo.
Como criar logotipo para empresa, pontos importantes
1- Conheça o negócio
Não tem como criar logotipo para empresa sem conhecer profundamente aquilo que está sendo produzido e vendido ou o serviço oferecido. Deve-se estudar o mercado, a concorrência e, principalmente, o posicionamento da empresa. É preciso responder a esta pergunta: Qual é exatamente a oferta que está sendo disponibilizada ao mercado?
2- Conheça o público-alvo
Quem compra os produtos ou utiliza os serviços da empresa? Em que região moram, qual sua idade, sexo, renda e outros dados demográficos? Além disso, é importante criar um perfil psicológico dessas pessoas: são modernas ou antiquadas? Antenadas ou pouco informadas? Esportista ou sedentárias? Conectadas ou analógicas? Religiosas ou pouco espiritualizadas? Estes tipos de perguntas podem ajudar a visualizar uma “persona” (ou mais de uma) que represente esse público.
Estes dois pontos: público-alvo e posicionamento, vão definir muito de como fazer o logo de uma empresas.
3- Defina elementos, formas, cores e tipografia
Para esta parte, separamos 3 dicas especiais a seguir. O importante é que o conjunto seja harmônico e que cada elemento combine com tudo que você estudou nos itens anteriores. Isto é: o logotipo tem que retratar a personalidade real da empresa, sem falsas promessas e, ao mesmo tempo, falar uma linguagem que seja entendida e valorizada pelo público-alvo.
3 dicas de como criar logotipo para empresa
1- Ser simples
O logo simples é fácil de ser reconhecido, pois não possui muitos elementos e facilita a memorização. Dessa forma fica mais perceptível em situações como quando você está dirigindo e passa rapidamente por um Outdoor, quando você é quem está parado e observa um caminhão passando com o logo de uma empresa ou quando vai ao mercado e destaca o produto visualmente, mesmo que esteja entre vários similares, por exemplo.
2- Ser atemporal
Ser atemporal significa que o logo deve durar por muito tempo. Lembre-se que o logo é como sua empresa será reconhecida. Muitas mudanças, às vezes, podem atrapalhar o seu reconhecimento. Observe quanto a Coca-cola alterou o seu logo com relação a Pepsi.
3- Ser versátil
Muitos se perguntam como criar uma logomarca versátil. A resposta é simples: Ser versátil significa que pode ser aplicado com variedade e ser funcional. Por isso o indicado é que seja em vetor, que permite que seja redimecionado em qualquer tamanho, sem perder a qualidade. Para saber se seu logo é versátil pergunte se pode ser impresso em uma cor, do tamanho de um selo postal e de um outdoor ou em cores invertidas (branco com fundo preto e preto com fundo branco). Pense: quanto mais cores o logo tiver, mais caro será imprimir. Então, avalie o que é melhor para o seu negócio e como você pretende aplicá-lo, assim evitará futuras dores de cabeça.
E tem mais: o logo deve estar alinhado ao propósito dos negócios, mas não precisa necessariamente ter como imagem o serviço que a empresa oferece. A Apple, por exemplo, tem um logo simples, super reconhecida e embora o símbolo seja uma maçã, não é o produto que a empresa vende 😉
Exemplos de como criar logotipo para empresa
Veja alguns logos que estão diretamente associados ao nome da empresa e devido à sua simplicidade são facilmente reconhecidos, acompanhadas ou não do nome.
Cruz Vermelha, projetado por Henri Dunant, 1863
Pinguim, desenhado por Jan Tschichold, 1949
Blue Circle, projetado por FHK Henrion, 1970
Puma
Shell, desenhado por Raymond Loewy, 1971
Apple, projetado por Rob Janoff, 1977 (atualizado 1999)
Bell System, desenhada por Saul Bass, 1969
Greyhound, desenhado por Raymond Loewy, em meados de 1950, (atualizado em 2010 por Ajana Verde de BSSP)
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