10 passos essenciais para criar nome de padaria

nome de padaria

Entre os diversos processos que envolvem a abertura de uma padaria, uma das principais etapas – e a que gera mais dúvidas para a maioria dos empreendedores – é como criar o nome.

Desse modo, por ser uma das maiores paixões dos brasileiros, o mercado conta com padarias a cada esquina, que tentam inovar, todos os dias, oferecendo novos produtos. Assim, visando encantar os clientes.

Por isso, pensar em algo que represente exatamente o que seu negócio significa e que, ao mesmo, encante e convide o público é um tanto quanto desafiador.

Realmente pode não parecer uma tarefa muito fácil. No entanto, com calma e muita pesquisa, você conseguirá entender os principais pontos para a criação de nome de padaria e executá-los da melhor maneira.

Saiba mais: 11 dicas de como criar nomes de empresas de alimentos e 30 exemplos inspiradores

Setor de panificação

A princípio, o setor de panificação é bastante amplo e, geralmente, conta com um público diversificado e fiel. Haja vista que uma padaria não precisa se limitar a um único item. Atualmente, o Brasil apresenta um número estimado de 63.200 padarias. Nesse sentido, o estilo da padaria brasileira tornou-se referência no setor de panificação mundial. Por isso, com um amplo mix de produtos, as padarias precisam pensar em boas estratégias, começando pelo nome do negócio.

Tipos de padaria

A partir da implementação de novos produtos e investimentos, as padarias foram tomando diferentes modelos de atuação, como: 

  • Artesanal – Produtos feitos no local e vendidos, de forma direta, ao consumidor final;
  • Serviço – Serviços como confeitarias, festivais de alimentos, fast-food e outros;
  • Conveniência – Localizada em postos de combustíveis;
  • Industrial – Voltada para o mercado de atacado;
  • Padaria de Mercado – Faz parte dos supermercados e comércios similares;
  • Orgânica – Utiliza ingredientes naturais e livres de agrotóxicos em todos os níveis de produção;
  • Padaria para Pets – Traz alimentos e guloseimas de qualidade para pets;
  • Boutique – Oferece produtos refinados em locais de alto poder aquisitivo;

Desse modo, em um setor de constante crescimento e com tantas opções no mercado, como se destacar entre os demais? Comece fazendo a escolha do nome ideal para a sua padaria.

Como criar nome de padaria: dicas e exemplos

De antemão, para que esse processo seja o menos complicado possível, reunimos algumas dicas essenciais que farão a diferença na escolha dos melhores nomes para padarias.

Confira abaixo e mãos na massa!

1- Brainstorm

Em primeiro lugar, já ouviu falar que duas cabeças pensam melhor que uma? É exatamente esse conceito que você deve colocar em prática nessa etapa de criação de nome de padaria.

Desse modo, as técnicas de brainstorming são um plano que se resume em um encontro entre amigos, familiares ou funcionários da empresa, com o objetivo de reunir o máximo de ideias possíveis.

Assim, a reunião é uma excelente maneira de deixar estimular a criatividade e abrir a mente para boas ideias, que jamais foram pensadas antes.

2– Qual o tipo de padaria será a sua?

Por outro lado, a escolha de seu mix de produtos é muito importante para a criação de um bom nome para a padaria. Assim, o domínio poderá mostrar ao público suas especialidades.

3- Defina o seu público alvo

Diante do exposto, pense em para quem você vai vender. Com isso, você saberá qual a comunicação certa para atrair e fidelizar seus clientes.

4- Mostre o seu diferencial ao criar nome de padaria

Decerto, fazer referência a seus itens é uma boa ideia, na hora de criar o nome para a sua padaria. Além disso, expor o seu diferencial no nome é um ótimo caminho para convencer o cliente a consumir seus produtos.

5- Nome curto e direto para padaria

Enquanto isso, ao abrir um negócio tão popular como uma padaria, é preciso ter em mente que seu nome deverá ser o mais simples possível. Com isso, estará sempre na memória dos moradores do bairro.

Haja vista que, optar por nomes curtos e que tenham uma pronúncia fácil, também devem ser ideias levadas em conta ao dar início à criação de sua marca.

Veja: 6 fatores para pensar ao criar o nome de uma empresa!

6- Cuidado com nomes genéricos

Pense em termos que tenham relação com o seu setor de atuação e o seu negócio. Afinal, sua padaria precisa de um nome que passe, de forma direta e simples, uma mensagem ao público.

7- Faça um nome “encontrável” para a sua padaria

Dessa maneira, fazer uso de termos que indiquem a localidade geográfica de sua padaria também é uma boa ideia para ser encontrado, tanto no ambiente físico, quanto no virtual.

8- Origem ou histórico da padaria

Bem como, tentar se basear em dados únicos de seu próprio negócio, como alguma história que envolveu sua idealização é um ótimo caminho. Com isso, você poderá ter novas inspirações na criação de nomes.

Assim, você também pode se basear, até mesmo em questões familiares, ou em referências do bairro que chamem sua atenção e possam trazer nomes que irão cativar o seu público-alvo.

Desse modo, episódios que marcaram sua vida na época em que teve a ideia de criar a padaria também podem ser um ponto de partida para novas ideias para o nome.

Confira também: Nomes criativos para loja: descubra onde achar!

9- Inspire-se na concorrência ao criar o nome de sua padaria

Fazer um levantamento na internet sobre a concorrência é uma excelente forma de inspirar você a criar ideias para o nome de sua padaria e chamar a atenção dos clientes.

Faça uma lista com os nomes que mais chamaram sua atenção e guarde todas as opções para evitar que, futuramente, ao registrar o nome, você se depare com uma marca com o mesmo nome que escolheu.

Inspire-se com os exemplos abaixo e saiba como criar nome de padaria:

  • Padaria Massas e Sabores
  • Panificadora Doce Sabor
  • Padaria Massa Dourada
  • Super Pão
  • Canto do Pão
  • Padaria Puro Pão
  • Delícia Caseira
  • Padaria Sonho da Manhã
  • Padaria Pão-de-ló
  • Sabor Real
  • Senhor do Pão
  • Senhora do Pão
  • PaniPão
  • Padaria dos Sonhos
  • Padaria Pão-de-Ló
  • Céu do Pão
  • Fábrica de Pão
  • Lugar de pão
  • Mais Pão
  • Pão Dourado

Veja mais: Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

10- Tenha paciência

No entanto, saiba que, como toda etapa da criação de uma empresa, chegar no nome ideal não é uma tarefa que se resolve da noite para o dia.

Então, por ser algo tão importante na identidade de uma marca, deve ser estudada com calma e tempo. Mesmo que pareça algo difícil de imediato, com paciência você chegará no nome ideal para o seu negócio.

Por isso, não tente se apressar nessa parte, que é um dos principais cartões de visitas de sua padaria. É por meio do nome que sua marca cairá na graça dos clientes, e se tornará ponto obrigatório nos cafés da manhã ou lanches da tarde.

A ideia até poderá levar um tempo para ser desenvolvida, mas será garantia de sucesso se você tiver em mente que nada se conquista com pressa.

Desse modo, é hora de colocar a mão na massa e correr atrás de seu sonho de abrir uma padaria!

Assim, veja também: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Após criar um nome, crie o logotipo para a sua padaria

Em seguida, após a escolha do nome perfeito para a sua padaria, o próximo passo é pensar na criação de um logotipo. Assim, um logo tem o poder de traduzir, visualmente, todos os elementos contidos no nome escolhido. 

Bem como, é a arte que, muitas vezes, apresenta a marca ao cliente. Com isso, juntos, nome e logotipo são uma poderosa forma de comunicação e podem consolidar a sua padaria no mercado. 

Um logo é a união de símbolos e fontes, que representa os valores, serviços e posicionamentos de seu negócio. Por isso, a sua padaria precisa de uma construção visual que a faça única e marcante.

Vale ressaltar que criar um logotipo adequado, marcante, duradouro e versátil é um elemento chave para passar confiança, qualidade e solidez ao cliente. 

Confira outros link importantes: Criar Logotipo, Comprar Logomarca, Criar Nome, Criar Site

Logotipo de padaria criado por profissionais da We do Logos

 

Nome e logotipo de padaria - MisterPane
Nome e logo – MisterPane
Criar nome e logo de padaria - Caminho do Pão
Logo – Caminho do pão
Nome e logo de padaria - Trem Bão
Nome e logo – Trem Bão
Logo – Pães
Nome e logo de padaria - Girassol
Logo – Girassol
Nome e logo de padaria - Bom Paladar
Nome e logo – Bom Paladar
Nome e logo de padaria - Pão de Ouro
Logo – Pão de Ouro
Nome e logo de padaria - Bento Pão de Mel
Logo – Bento Pão de Mel

Dicas para criar logotipo para a sua padaria

A saber, muitos logos atuais são inspirados em logos de padarias tradicionais. Desse modo, essas identidades visuais trazem fontes usuais e com serifas, letras curvas ou grossas e em negrito.

Enquanto isso, as cores muito usadas em logos de padaria são: vinho, rosa antigo, amarelo ou dourado, vermelho, marrom ou preto. 

Já em seus símbolos, muitos trazem imagens referentes ao negócio. Assim sendo: trigos, chapéu de cozinheiro, pães, bolos, entre outros. 

Por fim, se deseja terceirizar esse trabalho, o melhor profissional para criar o logotipo para a sua marca é o designer gráfico. 

Então, conheça os serviços da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Com isso, você contará com especialistas em design para receber várias propostas até achar o logotipo perfeito para a sua padaria. Assim, tenha muitas vantagens, como:

  • Designers para trabalhar na criação do logo e toda identidade visual de sua marca
  • Plataforma disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana
  • Satisfação, preços justos, rapidez e qualidade garantida
  • Investimento certo e sem surpresas
  • Atendimento personalizado e ajustes ilimitados na criação de seus projetos
  • Garanta uma comunicação visual ideal, completa e atualizada

Dessa forma, basta incluir seu projeto de materiais de comunicação no site da We Do Logos que, em 24 horas, você começará a receber dezenas de sugestões para que opine, peça ajustes e faça quantas alterações quiser, até escolher a melhor para usar em seu negócio.

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Este post foi modificado por último em 25/11/2021 22:27

Categorias: Nome para Empresa
Gustavo Mota: Sócio fundador da We Do Logos, formado em Design Gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há mais de 20 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, mentor de startups e de empreendedores, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.
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