Como criar nome de marca: 10 dicas especiais para te ajudar!

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Uma das primeiras dificuldades de quem quer se inserir no ramo do empreendedorismo é escolher o nome da empresa. Muitos empreendedores iniciantes podem não imaginar a força que o nome terá na hora de posicionar o negócio no mercado, e acabam fazendo escolhas baseadas em análises pessoais da situação, sendo influenciados apenas por seus gostos pessoais.

Criar um nome único e interessante não é uma tarefa simples, ela exige trabalho, criatividade e muita pesquisa, e deve observar detalhes como a facilidade de pronunciar, escrever e lembrar.

É importante que o nome escolhido não cause dúvida ou insegurança no consumidor na hora de falar ou escrever. Ele deve ter ligação com o produto e ser fácil de ser encontrado no ambiente virtual. Se você optar por um nome de simples pronúncia, mas de escrita diferente, pode ser que as pessoas tenham dificuldade na hora de procurar seus contatos na internet, por exemplo.

Veja também: Como criar o nome correto para o domínio do seu site

A facilidade da lembrança do seu nome está diretamente ligada à escrita e pronúncia, por isso, caso o empreendedor queira fazer algo mais original, deve ter o cuidado para que isso não faça uma confusão na mente de seus clientes.

Entretanto, alguns empreendedores que tem boas ideias para o negócio não dão tanta atenção quanto deveriam na hora de decidir qual nome será melhor para lançar suas empresas no mercado, e acabam fazendo a escolha deixando-se levar por suas emoções, o que, para eles, pode fazer todo o sentido do mundo, mas para o cliente, pode soar estranho, e até engraçado. Esse tipo de escolha pode até dar certo, em alguns casos, em outros, pode espantar clientes, ou mesmo causar boas risadas.

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O que é naming?

Para criar um bom nome para a marca, é importante entender bem o conceito de naming. 

Na tradução direta, naming significa “nomear”, mas na real representa um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de nomes de marcas, levando em conta o setor de atuação, público alvo entre outros atributos.

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Quais são os tipos de naming?

Das várias estratégias de naming, algumas se destacam entre as mais usadas, justamente pela sua clareza na hora de sintetizar a mensagem da marca.

Então, vamos conferir abaixo alguns dos recursos mais usados para construção de um bom naming:

Abreviações

O uso de abreviações é uma técnica muito comum na hora de criar um nome de uma marca, pois pode compor um nome curto e com sentido.

Muitas vezes o recurso é aplicado ao longo do tempo, como a TV Bandeirantes que passou a ser apenas Band ou a empresa aérea Pan Am é abreviação de Pan American Airways.

Siglas e acrônimos

O uso de siglas na criação do nome de marcas é bastante usado, principalmente para companhias com nomes grandes.

É o exemplo da Bayerische Motoren Werke, que conhecemos simplesmente como BMW, o que fez com que a marca fosse facilmente identificada em todos os países do mundo.

Outros exemplos famosos do uso das siglas é o SBT (Sistema Brasileito de Televisão), HP (Hewlett Packard) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Composições

Essa consiste em usar duas palavras para compor um nome novo, como o Gatorade que é uma junção de palavras “Gators” que é um time de futebol universitário dos Estados Unidos, e “Aid” que significa ajudar. 

Como a bebida foi criada para ajudar a arrecadar dinheiro para o time, Gators Aid (ajuda aos Gators) se tornou a marca Gatorade.

Descritivos

São os nomes que descrevem exatamente o produto ou serviço como ele é.

Exemplos disso é a General Motors, o Banco do Brasil e a Telefônica.

Experiência

Quando uma marca consegue gerar uma experiência significativa, seu nome pode refletir isso, que é uma maneira de marcar a mente do consumidor.

A Dreamworks é um exemplo, pois suas produções são como sonhos funcionando em tela.

Inventados

Geralmente partem de algum conceito para fazer uma metáfora, seja pela sonoridade ou pelo significado.

A Nike tem esse nome em homenagem à deusa grega da noite, enquanto o Yahoo faz referência a um som de exclamação de felicidade.

Patronímicos

São os nomes de empresas baseados no sobrenome do dono ou de sua família, e era algo muito usado antigamente. 

Disney, Nestlé, Ford, Ferrari e Gillette, são todos exemplos de nomes patronímicos.

Toponímicos

Semelhante ao anterior, esse é ligado ao local de origem da empresa, onde é feito esse vínculo geográfico.

Folha de São Paulo, New York Times e Washington Post são exemplos.

Sugestivos

É o tipo de nome que se conecta com algum atributo do produto, como a Antarctica que vende bebidas que são consumidas geladas ou o Burger King que sugere que são os reis naquilo que fazem, indicando que seu produto é o melhor sem dizer explicitamente.

Como criar um nome para uma marca?

Abrir um negócio, seja em qual for a área, é uma tarefa que exige passos não muito longos. Nessa empreitada, a primeira barreira que se apresenta é a de como criar um nome para uma marca que será exibida ao mundo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso dedicar um bom tempo à leitura de informações para poder definir o nome da sua marca. Muitos não sabem, mas é pelo nome da marca que o sucesso ou o fracasso da empreitada será conhecido. 

Para isso, entender os conceitos de naming é uma boa maneira de conseguir elaborar um nome que seja impactante e funcione em vários níveis.

Mas não vamos ficar só no conceito, a seguir temos 10 dicas práticas para você criar um bom nome.

10 dicas de como criar um nome para uma marca

Existem duas alternativas para quem está começando a caminhar: fazer o processo de criação de nome internamente ou contratar um profissional. Se você optou pela primeira opção, então vamos em frente.

1. Levante o perfil do público-alvo da marca

Em um grupo de profissionais, a discussão começa quando as percepções não batem uma com a outra. É preciso unir as opiniões dos envolvidos utilizando o perfil de público-alvo da marca. Muitos que estão em nosso meio não sabem diferenciar o que é um nome popular ou sofisticado.

2. Entenda as necessidades de comunicação da marca

Para muitos, criar o nome de uma marca é uma tarefa fácil. Quem pensa dessa maneira deve ter em mente os segredos do sucesso. Criar uma marca é complicado, pois é preciso entender as necessidades de comunicação da marca. Para isso, faça perguntas a si mesmo: Quem é a empresa ou serviço? Quais os seus valores, diferenciais e personalidade? Se você quer ter sucesso com sua marca, questione.

3. Analise os territórios onde a marca irá operar

Um dos passos fundamentais para o sucesso de uma marca é analisar os lugares em que ela irá atuar. No exterior ou apenas no Brasil? Uma forma de fazer sucesso com a sua marca é imaginar as barreiras que ela irá enfrentar. Marcas prontas para o exterior enfrentam barreiras como a linguagem que deverá ser excedida, a percepção, o entendimento e outros.

4. Identifique a estratégia de visibilidade da marca

Esse procedimento deve ser feito de forma cautelosa. É preciso saber onde o nome da marca será mais utilizado e comunicado. Seja qual for o local, é de suma importância ter em mente se esse espaço não afetará o nome ou se o nome não afetará o espaço.

5. Analise os aspectos jurídicos

Fique atento! Na hora de criar o nome da sua empresa, não esqueça de analisar todos os aspectos jurídicos.

Os aspectos jurídicos de probabilidade de registro e proteção são de suma importância. O segmento específico em que a marca vai agir dá uma ideia de como criar o nome, sendo que fica até mais fácil de designar o que pode ser registrado. Identificar isso logo no começo da jornada contribui para que o nome seja mais forte e original e, o principal, exclusivo para a companhia.

6 – Escolha um nome de acordo com o ramo da empresa

Se sua empresa for no ramo de construções, um nome que traga confiança e passe a sensação de uma empresa séria e segura é o ideal. Esse exemplo é fundamental para associar diretamente a sua empresa com o trabalho fornecido por ela.

7- Evite Combinações de Nomes

Por mais bonito que seja uma homenagem aos amigos, filhos e outros parentes, combinar nomes para criar um nome empresarial não é algo muito bom. Além de não passar credibilidade e fácil associação ao trabalho realizado, algumas combinações podem ficar extremamente bizarras.

8- Tente Transparecer um Sentimento com o Cliente ou Trabalho Exercido

Algumas empresas adotam em seus nomes, palavras chaves que afetam o cliente positivamente. Um exemplo disso é a Cacau Show, que transparece em seu nome aparência de chocolate esplêndido antes mesmo do cliente experimentar os seus doces.

9- Procure Simplificar

Pensar em nomes com poucas sílabas ou com fácil pronúncia é o ideal. Evitar nomes com pronúncia diferente da escrita pode ajudar muito.

10- Criatividade

Usar todas essas dicas sem deixar de lado a criatividade é o verdadeiro diferencial para as concorrentes. Saber utilizar um nome sugestionado e aplicar a criatividade é fundamental para um reconhecimento diferenciado no mercado.

Agora você tem o pacote completo! o/ Você aprendeu os erros mais comuns na hora de criar um nome e também tudo que você deve analisar para criar um nome matador. Então, para finalizar vamos contar a história da criação do nome de várias marcas de automóveis famosas para poder te inspirar.

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Os erros mais comuns ao escolher o nome de uma empresa

As consequências de um nome mal escolhido, além de não serem boas para a imagem da empresa, podem acarretar problemas se você não verificar se sua marca está de acordo com as especificações da Junta Comercial, por exemplo. Além disso, para promover outro nome, é preciso tempo e dinheiro. Ideal que você saiba o passo a passo de como registrar o nome de uma empresa.

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Abaixo, reunimos os erros mais comuns dos empreendedores ao escolher o nome de uma empresa, confira.

Não fazer um planejamento

Todas as empresas de sucesso são embasadas em um bom planejamento. Por isso, é importante que você não escolha o nome do seu negócio aleatoriamente.

Escolher um nome leva tempo e envolve uma série de estudos em torno da marca. Assim, é fundamental pensar no posicionamento que a empresa terá no mercado e saber que pessoas se deseja atingir.

Portanto, na hora de escolher o nome, planeje-se bem, não tenha pressa e, se possível, busque ajuda profissional.

Escolher um nome muito parecido com o do concorrente

O nome da sua empresa é um dos elementos que a ajudarão a se destacar no mercado, por isso, tentar se assemelhar ao concorrente só porque ele é o líder no seu segmento pode não ser uma boa ideia, pois confundirá seus clientes.

Além disso, ainda que a estratégia funcione a curto prazo, no futuro você pode ser visto como uma cópia e como uma empresa sem identidade própria.

Usar palavras muito genéricas ou muito específicas

Nomes muito específicos e óbvios, que sintetizam o produto ou serviço da empresa podem até ser uma saída fácil, pois ajuda a definir melhor o que a empresa faz.

No entanto, escolher palavras muito genéricas ou específicas pode ser um erro, já que faz com que a empresa fique com uma marca bem definida. Além disso, nomes regionais podem limitar o crescimento, já que um termo típico de uma região pode não fazer sentido em outra.

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Recorrer às palavras estrangeiras

O problema não é exatamente utilizar palavras em outro idioma. Nesse caso, o que você precisa fazer é se preocupar com o sentido da palavra e, principalmente, se as pessoas vão entender e conseguir pronunciar.

Procure palavras que já são mais conhecidas pelo público e avalie a sonoridade, pois não vale a pena incluir um termo com um significado bacana, mas que não soe bem em nossa língua.

Abusar das siglas

Siglas podem ser mais fáceis, porém, é importante que elas signifiquem alguma coisa. É importante que você saiba qual produto ou serviço que a sigla traduz.

  • Alfa Romeo

A empresa era conhecida originalmente como ALFA, sigla que correspondia a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Quando Nicola Romeo comprou a ALFA em 1915, seu nome foi inserido como “sobrenome” da marca.

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  • Audi

Tradução em latim do nome “Horch”, escrito em alemão e alusivo ao ato de ouvir. O fundador da marca, August Horch deixou a companhia após 5 anos, mas ainda desejava produzir carros. Uma vez que a empresa original, Horch, ainda existia, August decidiu chamar sua nova empresa de Audi, a forma em latim de seu sobrenome.

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  • BMW

Sigla que significa Bayerische Motoren Werke (Empresa de Motores da Bavária).

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  • Chevrolet

Batizada em homenagem ao co-fundador da companhia, Louis Chevrolet, um piloto de corrida suíço. A empresa foi comprada pela General Motors (GM) em 1917 e existe hoje apenas como uma marca.

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  • Citroën

Batizada em homenagem a André-Gustave Citroën (1878-1935), um empreendedor francês de origem holandesa. André-Gustave foi o quinto e último filho de um famoso mercador de diamantes polonês.

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  • Ferrari

Em homenagem ao fundador da marca, Enzo Ferrari.

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  • Hyundai

Termo em coreano que corresponde ao sentindo de “presente” ou “modernidade”.

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  • Nissan

O termo Nissan é alusivo ao nome original da companhia, Nippon Sangyo, que significa “Empresa Japonesa”.

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  • Subaru

Batizada em homenagem à constelação conhecida no Japão como As Sete Irmãs. A empresa que deu origem à Subaru, a Fuji Heavy Industries, foi resultado da união de outras seis companhias. Daí vem o motivo pelo qual se deu o uso da figura da constelação para representar a marca da montadora.

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  • Toyota

O nome origina-se do sobrenome do fundador da marca, Sakichi Toyoda. Inicialmente, a marca se chamaria Toyoeda, contudo, o nome foi alterado para Toyota por conta de uma melhor sonoridade. Além disso, o nome, em japonês é escrito utilizando 8 letras, o que é considerado como de sorte na cultura japonesa.

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  • Volkswagen

Termo em alemão que significa “carro do povo”. Ferdinand Porsche desejava desenvolver um automóvel para as massas, que fosse bom e barato. Com apoio do partido nazista da época, o criador da Porsche conseguiu fabricar o primeiro Volkswagen, o famoso, Fusca.

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Como a We do logos pode ajudar a criar um nome de marca?

Nossa metodologia é simples porém extremamente eficiente para criação do nome de marcas, e já temos vários clientes no portfólio com marcas impactantes.

Trabalhamos com um time de redatores especialistas nessas e outras técnicas de naming para rapidamente mergulhar na sua empresa, extrair um bom briefing e elaborar um nome do jeito que seu negócio merece.

Conheça nossa solução para ter o nome perfeito para sua empresa.

Conclusão

O nome da sua marca é algo que vai se tornar o primeiro ponto de contato com os consumidores, por isso é preciso que ela seja impactante, memorável e com boa sonoridade, então, a melhor forma e ter um time profissional para te ajudar.

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