We Do Logos

Como criar o logo de uma marca para conquistar seu público

Como criar o logo de uma marca para conquistar seu público

Como criar o logo de uma marca

Existem poucas atividades tão desafiantes como criar o logo de uma marca. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é preciso entender o briefing do cliente a fundo, de forma que você possa resumir em poucas palavras a identidade que a marca pretende construir e qual será seu público (gênero, faixa etária, classe social).

Essas palavras devem sintetizar tudo que a marca deseja imprimir no público e cabe ao designer transformar todos esses conceitos em um logo, uma imagem que carregue todo o conceito proposto pela marca e, claro, que seja de fácil assimilação. Afinal, como criar o logo de uma marca sem conhecer a empresa e o público? Só assim será possível definir o uso adequado de cores, formas, efeitos gráficos, linhas, curvas e tipografia são tudo o que você precisa para criar um logo incrível.

Entenda como isso acontece 🙂

Inspire-se nestes exemplos de como criar o logo de uma marca:

Dicas de como criar o logo de uma marca:

1- As cores

Por mais subjetivo que possa parecer aos nossos olhos, existem estudos que provam que as cores têm o poder de incitar sentimentos, percepções e até mesmo desejos de consumo e compra nas pessoas. E essa psicologia das cores é amplamente usada no marketing, e para os designers é uma ferramenta e tanto na hora de exprimir os conceitos da marca que está sendo criada.

Para expressar conceitos como coragem, energia, paixão e intensidade aposte no vermelho e suas variantes. O verde reforça os conceitos de saúde, bem estar e segurança. Para um público adulto, aposte no azul, cor que remete à confiança, afeto e amizade. O amarelo invoca a alegria, energia e fortuna. Enfim, cada cor tem seu potencial psicológico, e um bom designer deve saber aproveitar isso. Uma dica muito importante é nunca exceder na mistura de cores, para não gerar um sentimento de instabilidade e confusão associado à marca. Grandes logos tem uma, duas, no máximo quatro cores (nesse caso, sempre complementares), como você pode ver na imagem acima.

2- Formas e linhas

Criatividade é MUITO importante para quem sabe mesmo como criar o logo de uma marca. Portanto, jamais copie uma forma já consagrada por outro logo, além de antiético isso é um verdadeiro tiro no pé, já que o público poderá ser remetido à outra marca. Formas simples, geométricas, são ótimos começos, já que são repletas de significado. Claro, use a criatividade para casar as formas e estilizá-las.

Os círculos, por exemplo, transmitem a ideia de continuidade, estabilidade e globalidade. Quadrados trazem o conceito de força, segurança e poder, já o triângulo pra cima representa a ascensão e crescimento, veja alguns logos que já se beneficiaram desses significados.

Uma dica: tenha certeza que seu logo funciona quando olhado de todos os ângulos. Se ele remete à marca mesmo visto de baixo pra cima, de cima pra baixo e verticalmente, ponto pra você! É importante ter cuidado também com a adaptabilidade do logo a vários tamanhos, já que ele pode ser impresso tanto em uma caneta como em um outdoor. Logos muitos ricos em detalhes não ficam bem quando reduzidos.

3- Tipografia

Não poderíamos deixar de falar das fontes, afinal, o que seria da Coca Cola, Sony Vaio, Google e muitas outras sem as suas emblemáticas tipografias? Então, aposte na tipografia perfeita, fazendo testes e mais testes, até chegar naquela ideal para seu logo. Lembre-se de não usar muitas fontes ao mesmo tempo, para não confundir. A ideia aqui é garantir a fixação da marca, aposte na simplicidade!

E se você precisa criar o logo de uma marca com qualidade profissional, rapidez e preço acessível, existe uma solução sob medida para o seu negócio: We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, prestando serviços para mais de 30 mil empresas satisfeitas.

Depois de fazer seu pedido online no site, em 24 horas você começa a interagir com dezenas de designers, analisar suas propostas de logo e pedir ajustes, até chegar no resultado que deseja. Caso nenhum deles agrade, receberá seu investimento de volta!

O We Do Logos conta com mais de 80 mil designers que já enviaram mais de 3 milhões de artes em projetos online para clientes. Confira nosso portfólio.