Folders são excelentes materiais de comunicação, principalmente para empresas que fazem vendas consultivas, em que há muitas visitas e reuniões com os clientes. No caso de lojas e outros pontos de vendas, show rooms, um folder também é indicado para auxiliar na abordagem do público. Mas como criar um folder que tenha realmente informações relevantes para o cliente, seja bonito e com um design atraente e que possa ser produzido com agilidade e custos acessíveis?
Existem diversas alternativas para atender cada uma dessas necessidades. Mas a primeira coisa que é preciso entender é que serão necessárias 3 providências principais:
- Definir o conteúdo do folder: Para isso, é conveniente contar com os serviços de um redator.
- Criar o layout do folder, isto é: a diagramação dos textos, a escolha das cores, das tipografias usadas, tratamento de imagens, criação de ilustrações e gráficos etc. Este trabalho normalmente é desenvolvido por um designer.
- Imprimir o folder: A empresa responsável por isso é uma gráfica
Antes de darmos dicas de como criar folders, abordando cada uma dessas etapas e como escolher os profissionais e empresas, vamos falar um pouco das vantagens de se usar um folder em visitas comerciais ou mantê-lo em seu ponto de venda.
Vantagens do folder como material de comunicação
- Mostra solidez da empresa e sua capacidade de produzir uma comunicação eficientemente.
- Traz um resumo dos diferenciais do seu negócio e características e benefícios do produto.
- Mais uma oportunidade de fixar sua marca na mente do consumidor.
- Ótimo roteiro para apresentações durante reuniões comerciais.
- Um material residual que fica com os clientes depois das visitas.
- Uma espécie de “vendedor silencioso”, para aqueles clientes que visitam uma loja e preferem não ser abordados por vendedores.
- O cliente indeciso leva para casa e pode reler e pensar melhor na decisão de compra, inclusive mostrando para influenciadores, como os familiares.
Veja também: Como definir a estrutura de um folder
Como criar um folder: 3 providências principais
Já comentamos acima que você precisará de um redator, de um designer e de uma gráfica. Antes de falar de cada etapa separadamente, vamos apresentar as opções para contratar estes profissionais e serviços:
Antes de começar, selecione os profissionais
Agência de comunicação: Ela vai se encarregar de todo processo: tem redatores, designers e vai intermediar com a gráfica (de quem recebe comissão). Mas tudo isso tem um preço, e não costuma ser barato, é claro! Sem falar na falta de agilidade e proximidade. Os trabalhos costumam ser de qualidade, mas normalmente entregam poucas opções para você escolher, entre 2 ou no máximo 3.
Direto com a gráfica: o negócio da gráfica não é exatamente criar conteúdo e fazer layouts. Até fazem isso, mas com certeza não com a mesma qualidade de uma agência. Além de as vezes o preço ser quase o mesmo, a agilidade costuma ser ainda menor e dificilmente tem redatores.
Contratar designers e redatores freelancers: Normalmente, quando falar com um desses profissionais, ele vai indicar o outro que é parceiro dele. Mas não se iluda: Os dois podem trabalhar como uma dupla, mas cada um vai cobrar individualmente pelo seu serviço. Eles serão bastante ágeis e próximos, mas é preciso estar atento à qualidade. O ideal é ter tempo para selecionar profissionais com referências de outras empresas com quem trabalharam, fazer alguns telefonemas. O preço costuma ser mais em conta que nas alternativas anteriores, mas não é de praxe entregarem mais que 2 ou 3 alternativas de escolha de layout.
Sites de concorrência criativa e crowdsourcing: Uma alternativa que tem se mostrado interessante. Tem preços bastante acessíveis (é comum parcelarem no cartão em 12 vezes), é ágil e oferece o maior número de opções para sua empresa. Isso porque todos os designers cadastrados na plataforma podem participar, fazendo com que você receba dezenas de trabalhos para avaliar e escolher o melhor! Muitas empresas estão optando por essa alternativa, inclusive as grandes do mercado. Existem sites deste tipo tanto para redatores como para designers.
Saiba mais: Entenda como funciona a concorrência criativa (e porque você deve sair na frente!)
Agora sim, vamos ver como criar um folder de qualidade, com rapidez e ótimos custos!
Como criar um folder: conteúdo
A primeira coisa é passar um bom briefing para a pessoa que vai redigir os textos. Você deve passar o posicionamento de sua empresa, slogans, chamadas usadas, materiais antigos que gosta e tanto assim, apresentações comerciais, endereços dos sites e mídias sociais, enfim: tudo que possa ajudá-lo a entender sua empresa e escrever da melhor maneira possível. E, é claro, se tiver um guia de comunicação, um brand book ou manual da marca, dê acesso para ele.
Uma boa sugestão para o conteúdo do folder, pode ser esta:
Título do folder: A chamada principal que descreve o posicionamento de sua empresa e os diferenciais.
Subtítulo do folder: Um texto curto de uma linha onde você pode indicar o público-alvo, ou sua especialidade, ou ainda detalhar melhor o título principal.
Introducão: Um breve histórico da empresa com informações relevantes para o mercado, data de fundação, filiais, abrangência de mercado e outros dados. Não deve ser superior a um parágrafo.
Lista de itens importantes: Esta sequência de bullet points serve para resumir o que vem a seguir no folder. Faça uma lista de tudo que é importante e vai trazer algum benefício ao cliente e influenciar na compra: tecnologia empregada, tamanho da equipe, localização da sede e filiais, maquinário, prêmios, depoimentos de clientes, lista de clientes importantes, cases de sucesso, notícia sobre a empresa na mídiae outras.
Escolha alguns tópicos e escreva mais: O restante do folder será o detalhamento destes itens.
Fechamento: Convide o leitor a visitar, telefonar ou fazer um orçamento. Deixe bem a vista endereços e contatos. É o chamado “Call to Action”.
Como criar um folder: design
Faça o mesmo briefing que fez para o redator. Geralmente o designer começa o trabalho com os textos já definidos e passa a organizá-los e deixá-los com a cara de sua empresa. É interessante incluir gráficos, ilustrações, tabelas, esquemas e infográficos. O designer também pode e deve sugerir o número de dobras, formatos especiais, bolas, recortes e outros formatos para a gráfica.
Como criar um folder: Imprimindo
É usual que o designer te ajude a passar especificações técnicas e definir algumas destas informações para a gráfica:
- Em quantas cores imprimir: colorido em 4 cores sempre que possível!
- Número de dobras: normalmente 1 ou 2.
- Gramatura do papel: é interessante que seja firme e resistente.
- Impressão fosca ou brilhante: a fosca costuma ser mais elegante.
- Acabamento com verniz de reserva: é caro, mas tem um belo efeito sobre os detalhes..
- Colocar uma “bolsinha” no ultima página para incluir propostas comerciais ou outros papéis.
- Cortes e abas especiais: uma decisão entre você, o designer e a gráfica.
Estas foram nossas dicas de como fazer folders. Acreditamos que estão bastante completas. Você percebeu que este processo pode ser bastante complexo e demorado, mas existe uma alternativa muito rápida, de preços acessíveis e alta qualidade:
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