Não é só porque você é um profissional liberal, consultor ou médico e não vende nenhum produto tangível para seus clientes que isso significa que você não precisa criar uma marca. Quem vende a sua competência e conhecimentos também vende um produto: você mesmo.
Nesse sentido, uma marca pessoal sólida e bem construída é fundamental para transmitir a mensagem adequada e, dessa forma, conquistar mais clientes e obter destaque no mercado! Se você depende da sua reputação para fazer negócios, não deixe de ler o nosso artigo e descobrir como a marca pessoal pode te ajudar nessa tarefa. Confira!
O que é Marca Pessoal?
A marca pessoal está ligada a sua essência. Ela representa como você é e te diferencia entre as demais pessoas e profissionais da sua área. Ou seja, a marca pessoal tem como objetivo mostrar ao mundo porque só você é dessa forma ou faz as coisas de uma maneira.
O conceito de marca pessoal é bastante semelhante ao de grandes marcas que estamos acostumados a ver por aí. Assim como muitas delas são reconhecidas pela sua criatividade, irreverência ou qualidade, você também precisa transmitir aos seus clientes quais os seus valores e diferenciais.
Por que desenvolver uma Marca Pessoal?
Esse é um atributo bastante trabalhado entre os artistas e modelos, que usam as suas imagens e aquilo que representam para se associarem a outras marcas e produtos. Mas não é só porque você não é um artista que isso significa que não deve trabalhar a sua marca pessoal! Muito pelo contrário!
Desenvolver uma marca pessoal está diretamente relacionado ao seu sucesso enquanto profissional. Isso porque os potenciais clientes que ainda não te conhecem precisam de indicativos convincentes para determinar se o seu trabalho é bom ou não. Além do mais, obter diferencial e chamar a atenção para o seu trabalho é essencial para potencializar os negócios em qualquer segmento!
O tema se tornou tão importante que atualmente existem profissionais que te ajudam a construir a estratégia na gestão da sua marca pessoal, são os chamados estrategistas em Personal Branding.
Aprenda a desenvolver a sua Marca Pessoal
Agora que você já está convencido de que precisa desenvolver a sua marca pessoal para conquistar mais clientes e obter diferenciação no mercado, vamos ensinar um passo a passo com as etapas fundamentais pelas quais você precisa passar para criar uma marca de sucesso!
Saiba o que você representa
Qual o principal atributo ou valor que os clientes encontram no seu trabalho e, dificilmente, encontrarão com um concorrente? O que você possui ou faz que te diferencia dos outros profissionais que realizam a mesma atividade que você?
O primeiro passo para criar uma marca pessoal é descobrir o que você representa e pelo que quer que as pessoas te reconheçam. Esse é um ponto muito importante e determinante, uma vez que todo o resto do trabalho deverá ser construído com base nesse atributo, por isso, leve o tempo que precisar para pensar e refletir com calma sobre ele.
Uma dica bacana é pesquisar por profissionais que você admira e estudar como eles se posicionam e o que eles “vendem” para conseguir inspiração.
Viva aquilo que você prega
Se você preza pela alta qualidade de serviços ou pelo relacionamento próximo com seus clientes, é muito importante manter em mente que essa imagem precisa ser constantemente trabalhada. A marca pessoal não é desenvolvida apenas no momento em que você está no escritório ou atendendo a algum cliente. Como você é o produto que está vendendo, é de extrema importância manter um posicionamento ético e profissional a todo momento.
Esse é um ponto bastante relevante quando falamos das redes sociais, por exemplo. Muitos profissionais que precisam trabalhar a sua marca pessoal para atrair mais clientes acabam misturando a vida pessoal com a profissional nesses canais, o que costuma ser um grande erro. Mostrar para seus clientes o que você fez no feriado ou as suas opiniões políticas, além de não ser nada relevante, pode acabar prejudicando a sua marca pessoal e afastando novos e atuais clientes.
Use as redes sociais a seu favor
Não é só porque você não deve misturar a sua vida pessoal com a profissional nas redes sociais que isso significa que você não deve usá-las. Muito pelo contrário, as redes sociais são uma poderosa ferramenta para a construção e fortalecimento da sua marca pessoal e, consequentemente, para atrair mais clientes.
Para tanto, é muito importante analisar e escolher os canais mais adequados e nos quais seja mais provável que os seus potenciais clientes estejam. Uma ótima dica é investir em conteúdo exclusivo e altamente relevante para o seu público. Dessa forma, você consegue se posicionar como uma fonte importante de informações nas redes sociais e, assim, atrair, conquistar a confiança e fidelizar mais clientes.
Networking sempre é importante
O networking já é uma prática bastante antiga e conhecida dos mundos dos negócios. Com ele, você consegue expandir a sua rede de contatos e, se souber trabalhar bem a sua marca pessoal, se posicionar como referência na sua área de atuação e contar com essa rede altamente qualificada para te ajudar a divulgar seus serviços.
Encare o networking como uma divulgação “porta a porta” da sua marca pessoa e do seu trabalho. Conquiste aliados que complementem os serviços que você oferece e que tenham o potencial de amplificar a divulgação do seu trabalho entre o grupo de clientes que você deseja atingir.
Lembre-se que, quando falamos de profissionais autônomos, médicos, empreendedores, construir relacionamentos fortes e de confiança é uma das bases para o sucesso!
Crie uma identidade visual
Criar uma identidade visual para uma marca pessoal? É isso mesmo, você não leu errado! Quando falamos de marca pessoal, não é apenas os seus valores e o que você representa que contam nessa equação. Esses elementos são muito importantes, no entanto, a identidade visual é o ponto chave para garantir que os seus clientes consigam perceber a mensagem que você quer transmitir.
As pessoas são muito visuais, por isso, criar uma identidade visual coerente e de alto impacto para a sua marca pessoal fará com que você se destaque, adicione valor e potencialize ainda mais aquilo que você representa! Nesse sentido, sempre vale a pena contar com a ajuda de um profissional especializado que te ajude a traduzir todas as ideias e criar uma identidade visual matadora!
Reinvente-se!
Uma marca pessoal forte precisa ser envolvente e possuir uma narrativa que chame a atenção e faça sentido. Perceba que grandes celebridades que possuem uma marca forte tem uma história de vida ou de propósitos muito clara. Qual é a sua?
Pense em maneiras de reinventar e tornar a sua história ou jornada mais atrativa e fazer com que os seus clientes e as pessoas que você deseja impactar sintam algum tipo de conexão. É importante que a sua marca pessoal também seja constantemente atualizada e que você jamais fique parado no tempo. Afinal, o mundo e a forma como as pessoas se conectam e obtém informações mudam a todo momento!
A forma como você se posiciona e se apresenta ao mercado são fundamentais para criar uma marca pessoal que desperte a atenção dos seus potenciais clientes e gere valor para o trabalho ou serviços que você presta. Tenha em mente que esse é um trabalho que precisa ser constantemente revisto e que envolve uma série de detalhes aos quais você precisa ficar atento.
Assim que você começar a criar e afinar a sua marca pessoal, novas oportunidades começarão a aparecer no seu caminho. Esteja aberto para contar com a ajuda de profissionais especializados e não deixe de encontrar aliados que poderão acrescentar e te ajudar durante esse caminho!
E você, como trabalha a sua marca pessoal? Compartilhe com a gente algumas das iniciativas que você já adotou ou deixe as suas dúvidas nos comentários para começarmos a criar a nossa rede de networking!