O processo de como escolher um nome de uma empresa deve ser realizado com bastante planejamento, pesquisa e dedicação. Pode levar algum tempo, mas é uma das coisas mais importantes que você vai fazer durante a fase inicial de seu negócio, pois é justamente o nome que vai ser o primeiro contato do público com a sua empresa e ele deve ser capaz de transmitir uma série de valores e a melhor impressão.
É difícil e demanda trabalho, mas fique tranquilo, porque o nome perfeito existe! Para ajudar você a encontrar o seu, preparamos um material super completo e detalhado e vamos apresentar uma lista com diversos detalhes que não podem faltar em um nome e até um checklist para você verificar exatamente como escolher o nome de empresa que você precisa e conseguir sucesso nesse processo criativo.
Afinal, começar com um nome de negócio fraco é como tentar ganhar um jogo sem torcida. Você pode até fazer alguns pontos, mas será muito mais difícil.
Tenha mais dicas para criar nome de empresa online e começar bem nesse post!
Como escolher um nome de uma empresa
Como escolher nome para empresa é uma dúvida muito comum que aflige diversos empresários – sobretudo porque uma série de fatores deve ser levada em conta no momento da criação, que tem a ver com a disponibilidade de uso, a força do nome, o registro de um domínio. Mas, com alguma dedicação e com nossas dicas preciosas, o processo vai ficar mais fácil.
Na verdade, esta até pode ser uma atividade bem divertida, no início. Mas com o tempo, conforme você percebe que os nomes que você escolhe para a empresa, muitas vezes, já existem e estão sendo usados por concorrentes, o desânimo e a frustração podem tomar conta.
O importante é se esforçar para garantir que o processo seja divertido e tranquilo, não deixando que a frustração e o desânimo tomem conta quando você encontrar dificuldades e, sobretudo, perceber que os nomes que criou e adorou já estão em uso.
Sim, essa é uma situação que costuma se repetir com frequência. Depois de hora refletindo e pesquisando, o empresário tem uma ideia para o nome de seu novo negócio, algo super criativo, fácil de falar e escrever, ousado e cheio de personalidade. É quase hora de estourar um champanhe, tamanha a alegria! Ele fica todo satisfeito e orgulhoso, até perceber que o nome já foi registrado por outra empresa. E aí, claro, não dá para insisitr. É importante ter em mente que a exclusividade é um dos fatores mais importantes no momento de se criar um nome – ele deve ser único, cheio de personalidade e diferente de tudo o que já foi pensado no mercado.
Realmente, nada como escolher um nome para empresa e não poder usá-lo para ficar um pouco chateado no início de um negócio…
Interessado no assunto? Leia todas as postagens sobre Nomes para Empresa em nosso blog.
O que não pode faltar ao escolher um nome de uma empresa
Se tem dois elementos que são extremamente importantes do momento de abertura de uma nova empresa, são o nome e o logo. Precisamos enxergá-los como duas peças que estão intimamente ligadas e que trabalham junto para a consolidação da imagem da organização.
Para entender essa lógica, é só pensar que, na maioria dos casos, o logo tem o nome incluído nele. E mesmo nos casos em que o logo é um ícone ilustrado, é super importante ter uma versão com o nome, que é a parte pronunciável da identidade, aquela que vai aparecer nos emails, ou quando a secretária atender o telefone.
Dizemos tudo isso para lembrar que o nome escolhido vai fazer parte da história da empresa, de seu patrimônio, assim como o logo. São ativos intangíveis que representam um grande valor para a organização e, à medida que a marca cresce e ganha espaço no mercado, podem se tornar o seu principal bem. Por isso, o ideal é que este nome seja o mais perene possível e que passe as mensagens certas para o público-alvo.
Por todas essas razões, é fácil perceber que não há como escolher um nome de empresa sem levar em conta:
1. O perfil de seus clientes
Quem compra de você? Quem é seu cliente ideal? É claro que pode haver mais de um ‘tipo” de cliente, mas é necessário conhecê-los através de pesquisas e de sua experiência no mercado para poder definir seus valores, suas crenças, as atitudes que valorizam, seu jeito de ser, enfim.
Cada perfil de cliente apresenta demandas muito específicas, tem hábitos de consumo pré-determinados e procura características diferentes naquelas empresas que vão se tornar a sua marca de coração. Para citar alguns exemplos: um jovem engajado e ativista, vai buscar aquelas marcas que atuem com responsabilidade social e se preocupem com o meio ambiente, enquanto que um empresário da classe AA pode estar mais interessado em uma empresa que signifique status e glamour.
Isso significa que é preciso saber também sua idade, sexo, como é sua família, onde moram, quais suas profissões e atividades de lazer, entre tantas outras informações.
Depois, é necessário buscar elementos neste perfil de consumidor que possam ser usados no nome da empresa para que o público se identifique e veja algo em comum com a marca, criando um sentimento de pertencimento.
Portanto, conheça profundamente seu consumidor antes de começar a pensar no nome de sua empresa!
2. Diferencial de seu negócio
Muita gente fala em diferencial competitivo, mas será que a gente tem mesmo este conceito na cabeça?
A definição que eu mais gosto para ele é: diferencial competitivo é o motivo que faz seu cliente comprar de sua empresa e não de seu concorrente.
Listamos aqui algumas características importantes para te ajudar a determinar o seu diferencial competitivo e que vão ajudar você a saber como escolher o nome de uma empresa:
- Tem que ser um benefício importante para seu cliente.
- Sua empresa deve se diferenciar das outras exatamente porque oferece este benefício de forma superior a elas e seu cliente percebe isso.
- Este benefício tem que ser difícil de ser imitado.
Entendendo esses requisitos fica fácil perceber porque que o preço baixo não é considerado um diferencial: é fácil de imitar e até mesmo de superar, se for do interesse de seu concorrente.
Na hora de tomar as decisões estratégicas e operacionais da sua empresa, você precisará pensar e definir qual será o seu diferencial competitivo.
Bom, na hora de fazer algo tão importante como escolher um nome de uma empresa, lembre-se de que seu diferencial deve de alguma forma estar associado a ele. Se for possível que ele apareça por ali, mesmo que de forma sutil ou sugerida, um tanto melhor para você.
Quer mais ajuda? Confira então as 30 dicas de como criar um nome para empresa.
3. Posicionamento de sua empresa
Vamos lá, mais uma vez: posicionamento é o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes de seus clientes. É a definição clara de sua oferta para o público-alvo.
Um bom posicionamento deve ser completo e levar em consideração as necessidades dos clientes, o diferencial competitivo e, claro, as habilidades e talentos do empresário à frente daquele negócio.
O melhor jeito de entender isso é com exemplos:
McDonald’s e Burger King tem posicionamentos parecidos (mas não idênticos): Fast foods de hambúrgueres com preços razoáveis e padrão internacional. Já outras hamburguerias de rede, mais finas, tem outro posicionamento, mais voltado para um atendimento refinado e sabor superior, com preço igualmente mais alto. Poderíamos dar como exemplo a rede “The Fifties” com restaurantes em diversos estados do Brasil.
Um outro posicionamento pode ser o de uma boa hamburgueria de bairro, que só tem uma loja, mas com deliciosos sanduíches, clima mais próximo, atendimento personalizado e um preço um pouquinho mais baixo. Portanto, seu nome tem que de alguma forma passar seu posicionamento para seu público.
Fica fácil perceber, então, que não tem como escolher um nome de um empresa sem ter claro que o posicionamento é um conjunto de características que, quando juntas, transformam aquele negócio em uma opção única para o cliente. Portanto, o nome tem que estar vinculado a esse posicionamento e mesmo que não o transmita de forma direta (às vezes é muito difícil fazer isso com uma palavra) é importante que nome e posicionamento dialoguem e estejam em harmonia.
Não apenas o nome, mas a identidade visual de seu negócio também é muito importante. Um exemplo que confirma isso é o caso de nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Assim que seus sócios decidiram investir na criação de um logo, usaram a We Do Logos para isso. Logo em seguida, já estavam fazendo cardápio, uniforme, embalagem e até fachada de loja com nossos designers. Segundo os proprietários, isso ajudou a aumentar sua vendas e até chegaram a receber propostas de franquia.
Veja mais sobre esta história de sucesso: CASE Point do Macarrão.
Agora que você viu a importância do nome da empresa e 3 elementos que não podem faltar na hora de criar, veja algumas dicas práticas de como chegar nesse nome:
Como escolher um nome de uma empresa
1) O nome da empresa tem de ser memorável e fácil de soletrar
Obviamente, os seus potenciais clientes e funcionários precisam ser capazes de lembrar o nome da empresa, mas eles também precisam ser capazes de encontrá-lo facilmente, caso procurem em um livro de telefone, diretório ou online. Assim, a escolha de um nome de empresa como “Crychalwellyn” é uma má idéia, por causa da grafia difícil e da quantidade de mal entendidos que ele pode trazer. Um nome simples e forte é sempre a melhor opção.
2) Um nome de sucesso para empresa precisa de um elemento visual
O que veio a sua cabeça quando você leu “Crychalwellyn”? Alguma coisa? A maioria das pessoas não visualizam nada quando lêem este nome, mas incorporar um elemento visual para o nome da empresa pode ser uma poderosa ajuda para a memória dos clientes (e uma grande ferramenta de publicidade).
3) Um nome de empresa de sucesso tem que ter uma conotação positiva
Muitas palavras têm tanto denotação (significado literal) quanto conotação (sentido emocional). A conotação de uma palavra pode ser positivo, neutro ou negativo, dependendo das associações emocionais que as pessoas geralmente fazem.
Isso significa que, quando você cria um nome de negócio, você precisa escolher as palavras que têm conotações positivas para assim associá-las com o seu negócio – e certifique-se essas conotações são adequados para o seu negócio.
Se você está começando um negócio de caminhões, por exemplo, você não deseja que ele tenha um som fraco ou nome negativo, como “Transporte gatinho”. Você quer um nome de empresa que transmita força e confiabilidade. A escolha certa para este negócio seria algo como, “Desbravadora Transportes”. Observe como todos esses nomes têm um elemento visual forte.
4) O nome da empresa deve incluir informações sobre o que a empresa faz, ou seja, seu tipo de negócio
Lembre-se que seu negócio é um novo negócio e ele certamente não vai instantaneamente se tornar tão conhecido como a Nike. Então, você precisa ter certeza de que o nome da empresa, pelo menos, dá a seus clientes ou potenciais clientes algumas pistas sobre o que você realmente faz.
É por isso que existem tantas empresas de paisagismo que têm a palavra “paisagismo” em seu nome, e salões de beleza e cabeleireiros que incluem palavras como “salão” ou até mesmo “design de cabelo” em seus nomes.
Incluir informações sobre o que sua empresa faz em seu nome comercial também torna mais fácil para os clientes e potenciais clientes encontrarem o seu negócio em listas telefônicas e diretórios (tanto localmente como online).
5) Escolha um nome de empresa curto
Mais uma vez, isso é vital, porque você quer que os clientes sejam capazes de lembrar o nome de sua empresa quando estiverem procurando por ela na web, e ter um nome curto também é importante para fins promocionais. Não há como escolher um nome de uma empresa longo, enorme, e achar que será fácil de ser usado por seu público.
Pense e escolha um nome de empresa que atenda aos requisitos de todas as cinco regras e comece já a atrair novos negócios.
Escolha o melhor nome, mas antes leia: Como escolher um nome certo para o seu negócio?
6) Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa
Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um nome para sua empresa, vários redatores irão enviar propostas para seu projeto, de acordo com as suas exigências. Você pode interagir com os redatores (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o nome que mais gostou para seu negócio dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!
Para você ficar ainda mais seguro da qualidade dos nomes criados em um site de concorrência criativa, trazemos aqui para você o link de um de nossos projetos de criação de nome para empresa. Confira o projeto com 150 sugestões de nomes para empresa de aviação enviados por 51 de nossos redatores. É, aqui na We Do Logos é assim: dezenas de profissionais e centenas de propostas para você escolher a melhor para sua empresa!
Pensa em criar um blog também? Veja: Como criar um nome para blog que bombe na internet?
E ai, acha que já sabe como criar nome para empresa? Que tal passarmos um checklist para conferir isso tudo?
Checklist: o que evitar ao escolher um nome de um empresa
Para saber como escolher um nome de uma empresa, você deve conhecer algumas características que NÃO devem constar do nome:
- Nomes parecidos com de nomes de concorrentes ou de marcas muito famosas.
- Nomes com significado impróprio ou ofensivo em outras línguas.
- Nomes com duplo sentido que podem ser pejorativos ou de mau gosto.
- Nomes complexos e de significado obscuro.
- Nomes difíceis de lembrar.
- Nomes que atendem ao seu gosto pessoal e não ao do seu público-alvo.
- Nomes já registrados no INPI.
Então? Agora está preparado até para ensinar como escolher um nome de uma empresa?
O melhor nome para sua empresa espera você na We Do Logos!
Quer saber como escolher nome para empresa com agilidade, rapidez e um ótimo preço? Faça parte do We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, com mais de 85 mil designers cadastrados e onde você pode criar muitos outros materiais, como folhetos, papelaria e até layout de sites.
Depois de fazer seu pedido de criação de nome, já definindo um preço a partir de valores mínimos, você começa a receber em 24 horas dezenas de propostas de nomes.
Você analisa e pede ajustes, até encontrar o nome ideal para sua empresa. O processo é muito ágil e acontece online. E tem mais: além de poder pagar em 10 vezes no cartão, caso você não goste de nenhuma nome enviado, pode pedir a devolução do seu investimento!