Como fazer um folder frente e verso perfeito pra seu negócio

Um folder é uma das maneiras mais eficientes e vantajosas de divulgar um determinado produto ou serviço, já que tem um custo baixo e alcança diretamente uma grande quantidade de pessoas. E, para deixar o seu material ainda mais completo e atraente aos seus possíveis clientes, vale a pena sempre utilizar o papel da melhor maneira possível e pensar em como fazer um folder frente e verso.

01 - eBook-Dicas Fantásticas de Marketing para Micro e Pequenos Negócios-CTA-600x200px

Saiba mais: Folder institucional: uma mostra da qualidade de sua empresa

Para ajudar você a organizar seu conteúdo e fazer todo o planejamento relativo ao material que você quer fazer, separamos cinco dicas infalíveis para que você possa aprender como fazer um folder frente e verso perfeito para a divulgação de sua empresa, marca, serviço ou produto.

DICA: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

5 dicas de como fazer um folder frente e verso perfeito

1 – Não exagere no conteúdo

Como fazer um folder frente e verso garante mais espaço do que um modelo com impressão frontal, é comum que algumas pessoas queiram colocar o máximo de conteúdo possível no local. Isso não necessariamente é algo prejudicial, mas é importante pensar que um folder com excesso de informações acaba ficando poluído demais e pode confundir o seu público. Capriche no design. Para isso, reúna somente as informações realmente importantes e organize o texto de forma sucinta e fácil de entender. O mesmo vale para imagens: não exagere na quantidade de cores, fotos ou desenhos.

Veja também: Você sabe como fazer um bom folder de promoção?

2 – Escolha um papel de qualidade

Ao fazer a impressão de um material em ambas as faces de um papel, você deve considerar que o conteúdo de um local pode acabar transparecendo do outro lado. Por isso, é fundamental ter o cuidado de escolher um papel resistente e de qualidade, que tenha uma gramatura que garanta a integridade de cada um dos lados. Também é importante checar a paleta de cores e ver se um dos lados não está muito mais escuro do que o outro – mesmo que o papel seja bom, o uso de uma tonalidade clara pode deixar aparecer a cor escura do lado oposto.

Veja mais detalhes: Papel para folder: escolha o melhor para obter resultados

3 – Divida bem o texto

Não adianta ter um bom conteúdo para colocar em seu material e seguir todos os demais procedimentos de como criar um folder frente e verso se a divisão do conteúdo não for feita adequadamente. Coloque na porção frontal as informações mais básicas e deixe o conteúdo complementar para o verso. No entanto, é fundamental que as pessoas consigam perceber de cara aquilo que está sendo divulgado e qual é a mensagem que o folder tem a transmitir. Isso por que é preciso considerar que nem todas as pessoas irão ver o conteúdo do verso ou mesmo virar o papel se não jugarem interessante o que está escrito na parte da frente. Por isso, capriche no texto e nas imagens que irão ficar na frente e garanta que o restante do conteúdo irá complementar de maneira significativa o material.

Confira: Folder: preço de criação e impressão, saiba avaliar

4 – Defina a forma de impressão

Na hora de pensar em como fazer um folder frente e verso, você deve considerar que existem duas maneiras possíveis de impressão. Em uma delas, ambos os lados estão orientados da mesma forma, de modo que o papel deve ser girado horizontalmente para dar acesso ao verso. Mas também é possível fazer uma orientação inversa, em que a pessoa tem acesso ao conteúdo à medida em que vai desfazendo as dobras do folder. A primeira forma é mais comum, mas também é possível criar um folder interessante com a outra maneira, sobretudo se o conteúdo for mais interativo e divertido. Nesse caso, vale a pena ainda investir em uma forma de informar o público de que o conteúdo está invertido – uma seta inserida no mote do folder ou alguma mensagem sugestiva são excelentes opções.

Veja mais: 5 dicas de como elaborar um folder de divulgação atrativo

5 – Quantidade de páginas

Um material desse tipo não precisa ter somente uma folha com conteúdo de ambos os lados. É possível também fazer uma espécie de livro, com as folhas em sequência, ou de forma que metade do conteúdo está sequencialmente na frente e, depois, sequencialmente no verso. Esse modelo é ideal para conteúdos maiores e materiais informativos. Outro formato muito usado são diversas dobras. Por exemplo: com duas dobras é possível dobrar uma sobre a outra, criando um movimento interessante para seu folder na hora de abrir. E mesmo com 3 dobras, é possível criar várias opções, até com uma sanfona. Tudo depende de sua criatividade. 

Confira também: Guia: tudo para fazer uma excelente impressão de folder

folder landing

Se sua empresa está precisando fazer um folder frente e verso, logomarca, banners digitais, sites para internet e diversos outros materiais de comunicação por um preço justo, cadastre-se na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Para isso, basta fazer seu pedido no site e já definir o prazo e quanto deseja pagar. Rapidamente, em 24 horas, você começa a receber as primeiras opções de artes para avaliar, dar sua opinião e pedir quantos ajustes e alterações quiser. Depois, escolhe a que achar a ideal para o seu negócio. E oferecemos uma garantia de satisfação: se você não gostar de nenhuma das alternativas enviadas, pode pedir seu dinheiro de volta e receber em até 5 dias úteis.

Quer conferir alguns dos projetos de folders desenvolvidos por nossos designers? Então de uma olhada em nosso portfólio online e veja o resultado apresentado, são muitas opções enviadas para cada cliente, sempre com criatividade e diversidade. Acesse: Portfólio criativo de Folders e Apreentações We Do Logos.

We Do Logos