Para saber como funciona cartão fidelidade é preciso entender que este processo envolve muito mais que entregar cartões para seus clientes e definir prêmios que podem ser resgatados em troca de pontos adquiridos ao se comprar seus produtos ou serviços.
Existe todo um planejamento, definição de regras e regulamentos, construção de um site, logo do cartão fidelidade, escolha dos prêmios mais adequados para seus clientes e, principalmente, o desenvolvimento de um software para gerenciar todo o sistema de fidelidade e recolher dados e informações sobre os consumidores que vão realimentar as iniciativas de fidelização e de relacionamento com clientes.
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Como funciona cartão fidelidade: 6 pontos fundametais
Funciona de uma maneira simples: a cada “tantos” pontos adquiridos por meio de compras de produtos ou serviços de sua empresa, seu cliente tem direito a trocar por prêmios. Mas, como dissemos, é preciso estruturar seu programa de fidelidade de forma a conseguir realmente fidelizar seus clientes. Para que você entenda como funciona cartão fidelidade, confira nossas dicas:
1- Saiba escolher prêmios relevantes
Neste ponto, leve em conta 2 fatores: os prêmios têm que ser proporcionais aos gastos de seus clientes. Prêmios pequenos para quem gasta muito não fidelizam ninguém!
Além disso, os prêmios têm que ser valorizados por seus clientes, se relacionar com seu estilo de vida e desejos de consumo. A melhor maneira de fazer isso é com uma pesquisa.
Uma loja de joias de alto luxo em que as pessoas gastam alguns milhares de reais não pode oferecer prêmios simples ou ligados a atividades do dia a dia. Os prêmios devem ser de extremo bom gosto e valiosos (sem comprometer a viabilidade do programa). Já uma rede de postos de combustíveis, por exemplo, pode apresentar prêmios mais variados e práticos.
2- Regras claras e objetivas
Tem coisa pior do que querer saber como funciona o cartão fidelidade de alguma empresa com que você se relaciona e não conseguir entender nada, porque as regras são muito confusas e cheias de detalhes estranhos? Defina um regulamento fácil de entender, de preferência com ajuda de um advogado.
3- Quanto vale cada ponto em reais
Este é um cálculo muito delicado e deve ser feito com ajuda do departamento financeiro ou de especialista da área. Os valores oferecidos nos prêmios têm que ser superados pelos ganhos com a fidelização de clientes.
4- Criação do site
Sem um site muito bem planejado e desenvolvido por programadores e designers experientes não tem como funcionar um cartão fidelidade.
5- Coleta, armazenamento e tratamento dos dados
O ponto mais importante de um programa de fidelidade é capitar dados sobre os clientes, seus perfis, hábitos de compras, preferências, idade, renda e muito mais. Com essas informações será possível criar personas e estratégias de vendas, implementar promoções, desenvolver novos produtos e canais de distribuição de forma muito mais assertiva para sempre oferecer o melhor para os clientes, fortalecendo o relacionamento e gerando a tão desejada fidelidade.
O segredo é ofertar o produto certo, na hora certa, pelo preço certo, ao cliente certo, pelo canal certo!
6- Layout do cartão
No final das contas, com tudo que falamos sobre como funciona cartão fidelidade, só nos referimos a ele fisicamente agora. É importante criar uma arte que transmita os valores e posicionamento de sua empresa e as vantagens do programa de fidelidade. Criar um logo e slogan para o programa pode ajudar bastante.
Saiba mais: Modelos de cartão fidelidade
Saber como funciona cartão fidelidade e por em prática em sua empresa é uma excelente maneira de manter clientes. Mas existem diversas outras iniciativas de marketing para fazer isso. Uma delas é através da criação de uma identidade visual atrativa para seus clientes. Uma empresa que soube usar isso com maestria foi o restaurante carioca Point do Macarrão, que percebeu 80% de aumento em suas vendas depois de desenvolver logotipo, cardápio, embalagens e até a fachada do restaurante com a We Do Logos.
Confira está história de empreendedorismo de sucesso assistindo a este vídeo:
Outra sacada inteligente é criar um mascote que represente seu programa de fidelidade. Esse tipo de estratégia de comunicação ajuda a fazer seus consumidores se identificarem com o programa, atraindo também um público mais jovem, o que pode ser benéfico principalmente para empresas que trabalham com produtos ou serviços para crianças.
Veja um excelente exemplo de criação de mascote para a empresa de materiais e equipamentos de construção Caborge. Foram enviadas 21 opções de mascotes por 5 designers diferentes. Dê uma olhada na qualidade do trabalho realizado por eles clicando aqui: criação de mascotes.
Se sua empresa precisa de logotipo, slogan, layout de site, folders e outros materiais de comunicação, seja para um programa de fidelidade ou para outras ações de marketing, pode contar com a We Do Logos. As vantagens de criar seus materiais por meio da concorrência criativa são inúmeras:
Vamos lá, cadastre-se na We Do Logos, faça seu pedido, escolha o prazo e quanto quer pagar. Rapidamente você receberá as primeiras opções de arte e poderá pedir quantas alterações quiser. Além disso, firmamos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!
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