Desde já, no Ponto de vendas, que o consumidor tem acesso direto ao serviço ou produto oferecido por uma marca ou empresa. Por isso, a experiência de vendas no PDV é determinante para a decisão de compra e fidelização do consumidor.
Geralmente, os clientes nutrem expectativas em relação ao atendimento, diante de uma possível compra. Assim, eles esperam encontrar um local atrativo ágil, com sinalização adequada dos produtos e etiquetas com seus preços.
Por isso, confira a importância do Ponto de Vendas para o seu negócio e algumas dicas para melhorar a experiência de vendas no seu PDV.
Veja também: O que é o ponto de venda ou PDV de uma empresa?
Por que devo melhorar a experiência de vendas no meu PDV?
Diante de um mercado tão competitivo, a relação que uma marca constrói com o seu cliente é tão fundamental quanto a qualidade de seus produtos. A satisfação dos consumidores é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa.
Nesse sentido, com um bom PDV, é possível criar estratégias de abastecimento e organização dos produtos nas gôndolas e prateleiras. Além disso, o sistema melhora o atendimento e traz um aumento significativo nas vendas.
Segundo pesquisa feita pela National Retail Federation, com práticas erradas no Ponto de vendas, o varejo soma a perda de 25% das compras. Visto que o PDV deve trazer o gerenciamento efetivo de operações, como, por exemplo, de vendas e compras na loja, para oferecer um apoio de qualidade aos clientes.
Além disso, o PDV tem que contar com uma identidade visual atrativa e marcante. A imagem de uma empresa está diretamente ligada à qualidade com que ela mostra o seu conteúdo.
Como melhorar a experiência de vendas no PDV?
Conheça o seu cliente
Ao criar uma persona você conhecerá mais a fundo o seu cliente. Com isso, será possível criar uma comunicação eficiente, de acordo com os gostos de seu consumidor, e oferecer o que realmente ele quer e precisa.
Identidade visual
Como já visto, a imagem do seu Ponto de vendas será capaz de atrair e passar credibilidade. Bem como, os aspectos visuais também são capazes de mostrar o quanto a sua marca se doa no atendimento ao cliente.
Um PDV desorganizado e que não comunica nada com nada, não atrai e nem convence o cliente a comprar e, muito menos, voltar a sua loja.
Então, se atente a forma que você apresenta os seus produtos. Além disso, mantenha a limpeza e organização do PDV. Também confira as embalagens e o posicionamento de cartazes e etiquetas.
Busque a criação de uma identidade visual marcante e profissional. A We do Logos pode te ajudar, criando logo, fachada, embalagens, cartão de visita, papelaria, folder e tudo que você precisa para o seu PDV.
Saiba mais: A importância de criar uma marca forte no mercado
Crie um ambiente agradável
Devido à percepção, o ser humano é capaz de ter sensações ao entrar em um ambiente, sejam elas boas ou ruins. Além dos fatores visuais, como criar uma imagem com cores, símbolos e textos adequados, crie uma playlist de acordo com a sua loja, garanta um bom atendimento e o conforto do seu cliente.
Ofereça um atendimento personalizado para melhorar a experiência de vendas no PDV
Se você conhece o seu público e conta com um visual que é capaz de atraí-lo, o próximo passo é fazê-lo se sentir único. Dessa forma, dê um atendimento humanizado, com empatia e cordialidade, para que o cliente sinta que a sua marca se importa e quer ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Qualifique sua equipe
Por isso, a sua equipe também agregará valores no modo de atender o cliente. Visto que os funcionários serão os representantes da sua marca. Desse modo, você deve treinar as habilidades de cada colaborador, de acordo com a essência da sua empresa, e mostrar que eles são essenciais para o sucesso da experiência de venda no PDV.
Faça uso de recursos tecnológicos
Ao utilizar a tecnologia, você pode ampliar e aprimorar o elo com o seu público. Por isso, os meios tecnológicos são ótimos aliados para melhorar a experiência de venda no seu ponto de vendas. Afinal, em um mundo tão conectado, a sua marca não pode ficar para trás.
Use aplicativos para obter e enviar mensagens rápidas para os clientes. No PDV, há softwares que calculam vendas e simplificam compras feitas por cartão de crédito e a emissão de notas fiscais.
Assim, a tecnologia também é essencial para criar uma comunicação eficaz e ampla com os clientes. Através das redes sociais ou da criação de blogs, sites e uma loja online, eles poderão ter contato contínuo com a sua marca, mesmo longe da loja física.
Lembre-se que ter um ponto de vendas com uma boa identidade visual e um atendimento prático, é tão fundamental no seu e-commerce, quanto em sua loja física.
Veja: O que é e como melhorar a sua identidade visual em PDV e nas redes sociais
Conclusão
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