Como os bem-sucedidos se diferenciam

Ter um produto ou serviço pelo qual as pessoas querem pagar, meios de fazer esse produto chegar ao consumidor e uma estrutura eficiente na qual as receitas são maiores que os custos, são características que fazem do negócio um sucesso. Mas para isso é necessário que o empreendedor tenha autocontrole, capacidade de assumir risco, constante motivação e o aprendizado pelo exemplo de outros.

Para saber o que garante o sucesso em termos psicológicos e comportamentais Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals (Seja bem sucedido: Como Podemos Atingir Nossos Objetivos, numa tradução livre). Destaca nove coisas que as pessoas bem sucedidas fazem de diferente.

 

Seja específico.

Seja específico ao impor metas. Saber o que deseja alcançar e planejar ações específicas irá ajudar nas realizações, além de manter a motivação. Por exemplo, “preciso dormir menos” é vago de mais, mas definir o horário de se deitar e levantar não deixa margem para distrações. Esse processo de autodisciplina funciona da mesma forma para os negócios.

 

Não desperdice oportunidades.

Já ouviu aquela frase “Só dá valor quando perde” Muitas vezes não percebemos o que está em nossas mãos e jogamos fora chances que só depois notamos o quanto seriam importantes. Pense no contato comercial que está se distanciando… Realmente não há tempo para fazer uma ligação para ele? Agarre as oportunidades, grande e pequenas, para depois não se arrepender e perder algo valioso.

 

Saiba exatamente o quanto falta no caminho.

Se não existe alguém para avaliar você, avalie a si mesmo. Para atingir meta é necessário um monitoramento das atividades. Se você não souber se está indo bem e onde precisa melhorar, será difícil ajustar as estratégias e conseguir sucesso.

 

Seja um otimista realista.

Não subestime a dificuldade de atingir metas. Isso requer tempo, planejamento, esforço e persistência. Pensar que as coisas simplesmente irão fluir pode deixar o empreendedor mal preparado para missão, isso aumenta as chances de fracasso.

 

Concentre-se em melhorar, não em ser bom.

É importante acreditar que tem habilidades para atingir metas, mas que também é possível desenvolver e essa habilidade. Inteligência e personalidade podem ser melhoradas!

 

Seja firme.

Compromisso e persistência para alcançar os objetivos em longo prazo encarando as dificuldades distinguem os bem-sucedidos. Repetindo esforço, planejamento, persistência e boas estratégias são as chaves para o sucesso. Agarre essa ideia, pois irá ajudá-lo a ter a firmeza necessária.

 

Malhe sua força de vontade.

Trabalhe o autocontrole. Tenha como exemplo um músculo do seu corpo, se não exercitá-lo ficará flácido, mas se trabalhá-lo crescerá forte! Tonifique sua força de vontade. Sempre que houver uma tarefa não lhe parecer atraente ou exigir muito esforço, faça!

 

Não jogue com as tentações.

É possível parar de fumar e fazer dieta? Não pegue mais de uma tarefa desafiadora ao mesmo tempo. A sobre carga acaba com as energias e sem ela você não poderá realizar nenhuma tarefa.

 

Foco no que vai fazer, não no que não vai fazer.

Planeje como substituir os hábitos ruins para os bons. Ficar tentando evitar um pensamento só faz com que ele permaneça na mente. Ao tentar não fazer algo ruim, o hábito se fortalece.

 

 

Fonte: Papo de Empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *