Quando você cotar alguma arte com um profissional de design será comum o preenchimento de um “briefing”, que nada mais é que um conjunto de perguntas e respostas para o cliente repassar ao profissional maiores informações e instruções sobre tarefa a ser executada.
Esse tipo de documento é essencial para o melhor desenvolvimento, contudo, outras informações poderiam também ajudar o designer a entender bem o proposito da marca, como por exemplo um Planejamento de Marketing Digital.
A importância do Planejamento Digital
Atualmente, ter uma presença digital de qualidade é vital para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, estamos todos na internet, seja pelo Computador, Tablet ou Celular, e a cada dúvida ou informação que precisamos é na internet que aprendemos mais.
Só que ao decidir inserir sua empresa no mundo digital, você precisará seguir alguns passos que podem ser básicos ou mais complexos, como estruturar seu planejamento de marketing digital. Saber exatamente o que e como fazer nesse momento é essencial para o sucesso.
Para não entrarmos muito no mérito de como fazer, lançamos uma ferramenta de Planejamento de Marketing Digital, o Mapa da Jornada Digital, que é gratuita e através de um modelo de planejamento, você poderá preencher com as estratégias da sua empresa e depois apresentar a todos os envolvidos no formato de um infográfico.
Como o planejamento digital ajuda quem criará uma arte para sua empresa?
O objetivo de ter um documento com as estratégias registradas será manter a comunicação clara e precisa com todos os envolvidos. Afinal, quando você não documenta a sua estratégia, você não aprende, não segue o que foi estipulado e ainda corre o risco de cada pessoa fazer de um modo diferente.
Muito da comunicação de um planejamento é voltado para a diretoria (metas e objetivos) e ainda para o profissional de Marketing (com rotinas, processos e investimentos liberados). Contudo, o profissional de design poderá utilizar as informações contidas no documento para entender o momento e a visão de futuro da empresa, e assim, criar com considerando essas informações. Para ficar claro, separamos alguns pontos chave de um planejamento que são importantes para a equipe de criação, como:
– Personas (personificação do Público Alvo):
Um bom planejamento digital invariavelmente passará pelo processo de definição de personas, que nada mais é que a personificação, um personagem fictício, do público alvo, afinal o objetivo de uma empresa é invariavelmente “vender algo para alguém”.
Ciente do público alvo, o profissional de design poderá trabalhar os elementos que envolvem o cotidiano (cartarse) ou uma aproximação através de cores, entre outros formatos e elementos que envolvem uma identidade visual.
– Concorrentes:
Um bom planejamento digital também cita os concorrentes. Ter claro esse ponto também é valido para um design no sentido de diferenciação ou até aproximação com determinada marca, e esse é um debate vital que o gestor deve ter com o pessoal da criação.
– Rotina e Objetivos:
Na parte de rotinas e objetivos, ainda que muito ligado ao profissional de Marketing, teremos informações que impactam em formatos técnicos para as criações. Por exemplo, a cada rede social que sua empresa participar, elementos gráficos precisam ser trabalhados ou adaptados pela criação. Saber antecipadamente o futuro das rotinas digitais, permite o profissional de design agira proativamente e se organizar por igual a velocidade do seu Marketing.
Por hora, acredito que já consegui ilustrar bem como o planejamento é importante para diversos setores. E agora pergunta, e você, já tem um Planejamento Digital? Aproveite e faça o seu: mapadajornadadigital.com.br
Texto foi escrito pelo nosso parceiro Jean Vidal, CEO da Agência de Inbound Marketing, Inteligência NetWork.