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Criar logo: 8 erros que devem ser evitados

Criar logo é um trabalho que envolve imaginação, criatividade e boas sacadas. Empresários e empreendedores são pessoas criativas, gostam de por a mão na massa, achar soluções e alguns deles até tem dificuldades para delegar tarefas a sua equipe.

Estereótipos a parte, um dos momentos em que a maioria dos empresários (e as vezes até presidentes ou diretores) se envolvem excessivamente em uma tarefa da empresa é na hora de criar logo.

Entendo que até haja um fator emocional nessa história, afinal é a cara da empresa para o público que está sendo definida naquele momento, mas é exatamente por esse motivo que esses profissionais devem participar do processo de forma externa, elaborando o briefing e depois avaliando o resultado, dando seu feedback, solicitando ajustes e, por fim, aprovando ou, se for o caso, reprovando a peça.

O que não pode acontecer é que a alta direção da empresa assuma o papel de criativos, designers de logotipos, na hora de criar logo. Afinal, é impossível que sejam experts em tudo, ainda mais em um trabalho tão complexo.

E mais: a empresa deve contratar um profissional de design em quem confie e escutar suas opiniões com seriedade, da mesma forma que faria se tivesse contratado um consultor financeiro ou engenheiro de produção, por exemplo.

Em muitos casos, palpites e achismos arruínam o trabalho de um profissional de comunicação e design capacitado e competente.

Veja a seguir os 8 pecados a evitar na hora de criar logo.


1- Gosto pessoal ao criar logo

Absurdo, mas ocorre muito.

O dono da empresa odeia verde, então proíbe o uso dessa cor. Um comportamento totalmente irracional e sem sentido, mas é o que se vê muito por aí. Isso se manifesta bastante na hora de se dar feedback e expressar o que gostou ou não gostou em um logo criado. Por exemplo, pedem para mudar a cor, mas não dizem o motivo, apenas não gostaram daquela cor:

– Sei lá, achei escuro…, dizem, sem maiores explicações.

O mesmo ocorre com outros elementos, como tipografias, espessuras de linhas ou símbolos escolhidos. Por não combinarem com seus gostos pessoais, são rejeitados.

O bom profissional de marketing e os gestores das empresas devem pensar em agradar seus públicos e transmitir a eles o posicionamento de suas marcas. Não devem fazer logos que achem bonitos para eles. É preciso parar de olhar para o próprio umbigo.

2- Criar logo com amadores

Quem nunca ouviu aquela história:

Um empresário pergunta para o outro:

– Nossa, quem criou seu logo?

– Ah, foi meu amigo que mexe com computador..

Não! Isso não pode acontecer. Há casos ainda mais agudos, em que o próprio empresário, munido de suas melhores intenções, resolve ele mesmo criar logo.


Sempre conte com um profissional de design ou comunicação corporativa. Evite também usar logos grátis, que nunca poderão apresentar a qualidade que sua empresa necessita para conseguir que a marca entre nos corações e mentes de seus clientes e seja criativo e original.

Veja este artigo do Sebrae sobre criação de logos: Os animais estão com tudo no logotipo das startups. Qual a razão?

3- Usar programas inadequados ou imagens de baixa qualidade

Um logo precisa ser aplicável em diversos materiais, mídias e superfícies e pode ter que ser ampliado para vários tamanhos. Muitas vezes o logo é apresentado em um tipo de arquivo que não suporta a ampliação, perdendo a definição e tornando-se o que chamamos de “pixelado”.

Isto pode ocorrer tanto por um erro de fechamento de arquivo, escolha errada do programa de edição ou por ter-se usado uma imagem originalmente de baixa qualidade.

Outro detalhe: muitas vezes o designer fez tudo certinho e enviou os arquivos para a empresa, mas esta não os guardou corretamente e acabou perdendo os arquivos finais “em alta qualidade”. É preciso que o empresário se organize para ter todos os seus logos devidamente arquivados em alta qualidade e nos diferentes formatos que possam ser necessários para um outro designer desenvolver materiais para a empresa.

4- Logos da moda

Criar logo significa dar uma identidade única a sua marca, expressando e transmitindo ao público o posicionamento de sua empresa. Como seria possível fazer isso imitando logos já existentes ou famosos? Possivelmente vai se criar uma confusão na cabeça do consumidor.

Uma coisa é seguir tendências de design e acompanhar a evolução da comunicação corporativa, outra é copiar ideias.

Confira matéria da Exame sobre logos famosos: Vídeo testa a memória através de logos icônicos

5- logos detalhados e complexos

A primeira vista, ao criar logo assim, detalhado e com uma ideia super sofisticada, parece bom, mas é um engano. Uma ideia difícil de interpretar pode não atingir seu público, que vai estranhar seu logo e eventualmente rejeitá-lo como símbolo de sua marca.

Da mesma forma, excesso de detalhes gráficos, linhas, sombras, luzes, volumes etc. podem impedir uma reprodução adequada de seu logo em tamanhos pequenos ou superfícies diferenciadas.

Muitas vezes, o menos é mais.

6- Uso de bancos de imagens

Esses sites para download de imagens são totalmente legais e muito úteis para as empresas que precisam desenvolver matérias gráficos ou eletrônicos de divulgação e marketing.

Mas quando falamos especificamente de criar logo, devem ser evitados. O motivo é simples: tudo que está nesses bancos de imagens pode ser usado por outras empresas e um elemento do seu logo pode acabar fazendo parte do logo de outras empresas. E esse é um risco que a empresa não pode correr.

7- Logos dependentes de cores

Um logo deve poder ser reproduzido em preto e branco e, muitas vezes, em negativo, isto é, invertendo os tons escuros pelos claros. Criar logo que só faz sentido em determinada cor ou combinação de cores é um risco de perder sua identidade nos momentos em que ele tiver que ser apresentado monocromático.

8- Muitas tipografias

Os tipos de letras são muito importantes para um logo. Uma escolha ruim pode ser fatal, mas uma regra básica nunca deve ser quebrada: misturar muitas deles no logo, criando uma confusão na mente do público. Aliás, escrever demais em um logo, com nome da empresa, produto, a linha de produto e ainda um slogan, como acontece as vezes, traz poucos benefícios, se é que traz algum. A empresa deve evitar excessos.

Quer evitar todos esses problemas e criar um logo rapidamente, com bons profissionais e a baixo custo? Use a plataforma criativa We Do Logos. Você cadastra seu pedido de design e em até 48 horas recebe dezenas de propostas de designers gráficos profissionais especializados, cadastrados no site. E mais, vai acompanhando o trabalho online e dando feedback até conseguir o logo ideal que a sua empresa precisa.

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