Identidade visual é o conjunto de elementos visuais, como cores, símbolos, ícones, tipografias (que são os tipos de letras) e formas, geralmente resumidas e incorporadas em um logotipo (mas não apenas nele) e que são usadas para a comunicação de uma empresa ou organização e devem traduzir para o público seu posicionamento mercadológico e diferenciais competitivos. No caso da identidade visual de uma clínica é preciso ter ainda mais cuidado, pois as atividades relacionadas à saúde têm um lado ético que pode restringir alguns tipos e materiais e ações de comunicação.
Antes de ver nossas dicas de como definir a identidade visual de clínicas e que matérias desenvolver em um primeiro momento, confira este case de sucesso de nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão.
Assim que os sócios decidiram investir em sua identidade visual encontram o melhor custo benefício na We Do Logos e solicitaram logotipo, cardápio, uniformes, embalagens e até a fachada do restaurante. O resultado se mostrou extremamente favorável, trazendo aumento de receita de 80%!
Assista a este Vídeo CASE com todos os detalhes desta história:
Materiais para compor a identidade visual da clínica
Na realidade, a identidade visual de uma clínica pode se manifestar e atingir o público por muitos outros materiais além destes que colocaremos aqui, que são o mínimo necessário para isso.
Logotipo
Logotipo é um símbolo ou um conjunto de letras (normalmente o nome da clínica ou sigla) ou a união destes com o objetivo de representar sua empresa por meio de uma marca.
Esta é a peça fundamental da identidade visual e é composta por elementos como cores, formas, símbolos e tipografias (tipos de letras) que farão parte de todos os outros materiais de comunicação de sua empresa.
Na maioria dos casos são definidas também tipografias auxiliares e uma palheta de cores adicional para serem usadas na identidade visual da clínica, compondo cada material de comunicação de uma forma consistente, coerente e unificada.
Para se chegar ao melhor resultado ao construir um logo e os elementos da identidade visual da clínica é preciso contratar um profissional de design qualificado.
Papelaria
Toda clínica usa diversos matérias de papelaria, como cartões de visita, papel timbrado, bloco de receitas, envelopes de vários tamanhos, lembrete de próxima consulta, entre outros.
E nesta hora que a beleza de seu logo e a escolha dos demais elementos de sua identidade visual serão usados para criar essas peças de comunicação de forma harmônica e profissional para seus clientes.
Identidade visual de uma clínica é exatamente isso: materiais de qualidade que comunicam usando sempre os mesmos elementos e facilitam o entendimento dos pacientes.
Veja um exemplo de como isso funciona visitando um dos projetos de criação de logo e papelaria para uma clínica médica. Foram 27 opções de materiais enviadas por 5 de nossos designers. Acesse aqui o projeto: Logo e papelaria para clínica.
Confira também: 7 dicas para criar um logo para dentista
Site
Hoje em dia é muito difícil ter uma empresa sem criar um website. É por isso que dentre os materiais que vão compor a identidade visual de sua clínica, incluímos o layout de um site.
Não precisa ser algo muito complexo, deve conter endereço, mapa de localização, especialidades atendidas, horários de atendimento, eventualmente que convênios aceita, equipe, especialidades dos profissionais e um local para os pacientes entrarem em contato, usualmente um e-mail.
Existem sites na internet que fornecem ferramentas online para se fazer um site gratuitamente, mas se for possível contratar um profissional, o resultado sempre será superior, principalmente se você quiser que a identidade visual de sua clínica seja usada corretamente.
Veja mais detalhes: Conheça as principais plataformas para sites e entenda suas diferenças
Estes são apenas alguns dos materiais que você pode providenciar, mas a identidade visual da clínica também estará representada nas cores que você escolher para pintar as paredes, tonalidades de carpetes, móveis, quadros e em placas de orientação, no caso de clínicas grandes e com muitas dependências e salas.
Se a clínica estiver localizada em um imóvel de rua, será preciso fazer a identidade visual da fachada, verificar se quer colocar um logotipo ou apenas o nome da clínica e alguns utilizam até totens e luminosos. Tudo vai depender do seu orçamento e do tipo de serviço prestado na clínica.
Por fim, o ideal é se desenvolver um manual de identidade visual da clínica, principalmente se for de grande porte e tiver filiais, onde todos os detalhes de como se comunicar com o público e que elementos usar estão detalhados por um profissional de design.
Veja também: Como criar um manual de identidade visual
Se você se interessou por desenvolver ou refazer a identidade visual de sua clínica e precisa de logo, layout de site, papelaria ou outros materiais, pode contar com a maior plataforma de criação da América Latina e todas as suas vantagens, dê uma olhada:
Aproveite todas essas vantagens da We Do Logos fazendo logo seu pedido e já determinado o prazo e quanto quer pagar. Em poucas horas você recebe as primeiras opções de arte já pode pedir o número de alterações que achar necessárias. E se não gostar, firmamos um compromisso com você: sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis! Da até para criar a fachada da sua clinica aqui.