Descubra 6 táticas de como usar whatsapp para vender mais.

É certo afirmar que todo mundo já aderiu ao WhatsApp como a ferramenta principal de comunicação. Ele se tornou muito mais presente do que a telefonia celular no dia a dia das pessoas. E essa adesão em massa tem chamado a atenção das empresas, interessadas em saber como usar o WhatsApp para vender.

Essa ferramenta, que também se mostrou um importante meio de comunicação entre clientes e empresas, pode se tornar um ponto estratégico essencial para melhorar o faturamento da sua empresa.

E se você acha que é muito difícil, se engana! Vamos te ajudar a vender muito mais pelo WhatsApp e ainda usar as atualizações dessa ferramenta a seu favor. Vamos começar?

As 6 táticas para usar o WhatsApp para aumentar as vendas:

1.Liste seus contatos

Antes de começar, você deve utilizar os contatos dos clientes de forma estratégica. Quando um cliente entrar em contato pelo WhatsApp, liste-o de forma segmentada. Por exemplo, se for alguém interessado em revender o seu produto, liste com um nome X. Agora, se o usuário já é seu cliente e está entrando em contato para saber de algum pedido ou alguma troca, liste-o com outro nome.

Peça permissão para salvar o contato do seu cliente na sua base de dados e alimente com constância essa base. Assim você terá outra ferramenta de vendas e de relacionamento importante no seu negócio.

Quando você salva o contato do cliente, você consegue ter um controle maior tanto dos hábitos do consumidor quanto de diversas informações que envolvem suas vendas. Qual a média de clientes que entra em contato pelo WhatsApp para trocar os produtos? Ou para comprar? Tudo isso pode ser usado a seu favor em outras estratégias, como divulgar promoções e oferecer descontos.

Se você tem um WhatsApp para o seu negócio que ainda não tem muitas pessoas entrando em contato, vale a pena você divulgar mais esse número nos meios nos quais a sua empresa está divulgando. Se tiver Facebook, Instagram ou site divulgue esse canal. Até mesmo durante o atendimento telefônico você pode já informar o número para o cliente. E à medida que os contatos forem aumentando, faça listas segmentadas pelo WhatsApp.

2. Crie promoções exclusivas no WhatsApp

Com as listas criadas por você anteriormente, ofereça promoções e descontos para os seus clientes. Através dessas listas, você vai saber quais clientes estão à procura de algum produto que está nessa promoção ou quais compram com constância.

Essas promoções devem ser exclusivas no WhatsApp, pois assim educa os clientes a enxergarem esse meio de comunicação como uma forma de conseguir comprar o que deseja. E, acima de tudo, não crie grupos. Sempre use listas de transmissão para se comunicar com o seu cliente.

Caso não saiba criar uma lista de transmissão, é simples. Vá às configurações e selecione listas. Tendo em mente as pessoas que você vai divulgar a mensagem, sua promoção fica mais assertiva. Por exemplo, se o contato estava apenas perguntando sobre a empresa, não tem muito resultado você divulgar a volta de um produto ao estoque. Agora, se o cliente compra muito de um mesmo produto e a categoria deste produto está em promoção, é uma oportunidade de você realizar mais uma venda por meio do WhatsApp.

3. Invista em um atendimento diferenciado.

Entender como usar WhatsApp para vender mais vai além de divulgar promoções, é um hábito que deve ser praticado sempre. Durante o atendimento ao cliente, interesse-se em realmente solucionar os problemas desse consumidor.

Seja tirando alguma dúvida ou explicando mais sobre o seu produto, tudo pode ser usado para aumentar a vontade de essa pessoa comprar o que você vende. Mas, acima de tudo, ouça o que está sendo dito e seja capaz de encontrar as oportunidades.

Prepare a sua equipe para oferecer soluções e criar uma experiência única para o seu cliente. Estimule sua equipe a levar para seus clientes as novidades do site ou o que acontece no mundo. Muitas vezes, especialmente quando o negócio é de roupas ou jóias, as grandes oportunidades de vender mais estão relacionadas às celebridades e as novelas. Incentive sua equipe a agregar valor ao cliente. Esse tipo de motivação pode refletir em várias vendas e clientes fidelizados.

4. Aposte em conteúdos interessantes

Hoje em dia o conteúdo é uma das principais maneiras usadas para alavancar vendas. E pelo WhatsApp não é diferente. Você pode tirar fotos bonitas e ainda gravar vídeos que mostrem melhor o seu produto. Esse tipo de ação pode ser interessante para fechar novas vendas com clientes mais antigos, ou seja, uma maneira de fidelização.

Os vídeos podem ser curtos e os dados sobre os hábitos dos clientes podem ser usados. Se for um cliente que compra um determinado produto e sua loja lançou um e-book com dicas de como usar essa peça no dia a dia, vale a pena indicar esse conteúdo para aumentar o engajamento do cliente.

5. Use o status a seu favor

O status é mais uma ferramenta usada na hora de divulgar o produto entre os seus clientes. Ao invés de elaborar mil estratégias sobre como usar WhatsApp para vender, você deve realizar o melhor trabalho com os meios que tem.

Você pode anunciar novidades, promoções, reposições e muito mais através do status do WhatsApp. É indicado que você faça isso com constância, pois assim terá o resultado esperado na sua base de contatos.

6. Cuide muito bem da sua imagem

É importante lembrar que possivelmente você estará concorrendo pela atenção e espaço na lista de conversas, às vezes quase infinita, que seu cliente mantém com os contatos dele. E quando o assunto é lista de contatos, vamos combinar que é bem incômodo manter uma conversa com algum contato cuja imagem de perfil não ajuda nada a identificar aquele contato. E advinha?! Seu cliente pensa o mesmo!

Por isso é importante que sua imagem de perfil ajude a identificar rapidamente que aquela mensagem vem do Whatsapp da sua empresa. Recomendamos usar o seu próprio logotipo para representar sua marca no Whatsapp. Fica mais profissional, prático e claro, tanto para quem recebe mensagens suas quanto para quem procura sua empresa via Whatsapp para enviar alguma pergunta ou solicitação.

Ainda não tem um logotipo profissional? Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas para criar o logotipo profissional para o seu negócio.

O mesmo cuidado deve se estender para o design das suas publicações no Whatsapp. Falamos um pouco antes sobre o conteúdo ser uma importante ferramenta para usar o Whatsapp para vender mais. Só que é importante que conteúdo seja tratado com um conjunto de informação relevante e design atraente.

Pouco vale uma super promoção ou alguma notícia quente sobre algum lançamento se a aparência dessa mensagem é visualmente pobre, não atrai seu público ou passa uma ideia ruim sobre sua empresa. Como qualquer outro canal de divulgação, o Whatsapp também exige cuidado nos detalhes da comunicação, desde o texto à imagem.

As marcas que tem resultados sólidos de venda com o Whatsapp usam layouts para tornar os posts mais institucionais e visualmente interessantes. Posts que fazem os clientes não só abrirem a mensagem como também não apagarem sua conversa ou bloquearem seu contato da lista deles.

Sua divulgação no Whatsapp está precisando de um ar mais profissional? Clique aqui, converse com um dos nossos especialistas e descubra como tornar seus posts mais atraentes e vender mais!

Como usar WhatsApp para vender sempre?

Independente do tipo de negócio que você tenha, é fundamental ter constância nas estratégias com o WhatsApp. Isso quer dizer que todas as dicas apresentadas anteriormente devem ser praticadas e mensuradas sempre. Afinal de contas, se você não analisar os resultados dessas ações, vai ser complicado perceber a eficácia das suas atitudes no dia a dia.

Mas, ao mesmo tempo, evite exageros nisso. Tenha um horário comercial para realizar suas ações e seu atendimento. Além disso, dê a opção do seu cliente não receber mais as informações, caso queira. Tudo isso, em conjunto, mostra para o consumidor da sua marca que você está interessado em ajudá-lo a solucionar um problema dele, que pode ser resolvido com o seu produto ou serviço.

A chave do sucesso nas estratégias de WhatsApp está nas suas mãos. Use-as e mostre ao seu cliente como esse meio de comunicação pode agregar valor a ele e também ao seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe aqui com a gente o que achou dessas dicas e o que você já teve de idéias sobre como vender mais com o whatsapp!