Design 3D: Veja as dicas e os programas!

O design 3D é uma grande tendência que está ganhando espaço entre empresas e designers que buscam soluções visuais criativas e que despertem a atenção do público. O seu uso pode ser aplicado em diversos projetos, atualmente não é difícil encontrar suas diversas aplicações, tanto para o meio digital quanto para impressos o 3D vem sendo bastante utilizado como uma ferramenta de diferenciação.

O efeito do 3D em um projeto tipográfico, por exemplo, pode assumir o papel principal da peça. Um simples panfleto pode ter outro tipo de relevância para o público quando o texto está chamativo por fatores não tão comuns como cor, ou diagramação, mas sim uma aplicação 3D moderna e compatível com a peça.

Para começar um projeto 3D é preciso de, entre outras coisas, softwares que darão vida ao seu projeto. Abaixo, os principais programas do segmento e suas principais características:

Blender

O programa é uma alternativa de software livre e com grandes possibilidades. Entre suas principais funções está a modelagem 3D, criação de gráficos tridimensionais, animação, composição, texturização e outros. Ele está disponível em diversas línguas uma delas a portuguesa, o que facilita o uso da ferramenta.

Na página oficial do programa é possível encontrar diversos tutoriais que te auxiliam no manuseio do programa, além de aumentar sua habilidade na arte do 3D. Confira aqui!

Anim8or

Está é outra dica de um software gratuito, o Anim8or é bem eficiente no que se propõe. Ele cria, anima e finaliza projetos tridimensionais. Sua interface é simplificada e de fácil utilização, não é preciso grande entendimento de 3D, apenas paciência e disponibilidade para desbravar o software. É possível criar grandes projetos profissionais com o Anim8or.

No site oficial é possível encontrar o link para download do programa.

Além disso, aqui nesse espaço, o fórum,  usuários compartilham tutoriais, dúvidas e dicas para a utilização da ferramenta.

Maya Autodesk

Este é um dos grandes e mais eficientes softwares do segmento 3D. O Maya é um programa desenvolvido pela Autodesk e não deixar a desejar em nada quando se trata de modelagem 3D. Claro que nem tudo são flores, e o Maya não disponibiliza uma versão livre, porém autoriza seu uso por um devido tempo para o usuário testar e experimentar. A versão gratuita para avaliação está disponível nesse link.

Já os que desejam comprar podem acessar agora. 

O programa conta com amplo campo de suporte onde eles te ajudam a solucionar problemas desde a parte técnica até a parte de criação em si no programa. É possível acessar o suporte.

Agora é escolher qual dos programas você vai utilizar e começar a se aventurar. Para inspirar você separamos um link com um projeto visual em 3D desenvolvido pelo ilustrador Dain Fagerholm onde ele deu vida a gifs animados utilizando o 3D para dar mais realismo a suas imagens. Confira o projeto no blog oficial do ilustrador.

Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *