As melhores dicas para escolher cores para cartão de visita

Escolher as cores para cartão de visita pode parecer uma providência banal, mas não é. As cores representam muito de sua identidade visual e auxiliam a passar seu posicionamento mercadológico e seus diferencias competitivos.

Por isso, é muito importante saber escolher as cores para cartão de visita.

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Saiba mais: Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

E para que você possa tomar essa decisão com mais segurança e embasamento, apresentamos uma lista com algumas das características e atributos que normalmente são associados às cores.

Dicas para escolher as cores para cartão de visita

A primeira coisa a levar em conta na hora de escolher a cor para cartão de visita é o segmento em que você opera. Muitas vezes existem cores que são mais tradicionais e outras que são menos usadas e, às vezes, até proibidas.

Por exemplo: na área médica, é difícil encontrar cartões em preto, vermelho ou amarelo. A primeira cor está muito ligada ao luto e as duas outras são muito chamativas. Não chega a ser proibido, mas não é aconselhável, a não ser que você tenha feito um estudo de marca e branding que justifique essa atitude.

Da mesma forma, um escritório de advocacia dificilmente usará rosa, roxo, abóbora e vermelho, preferindo o azul, o preto, o cinza ou o bege.

Mas por que existem essas tendências? Veja a seguir uma lista com os significados das principais cores e use como uma referência para escolher cores para cartão de visita.

Veja também: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Significado das cores

  • Amarelo: Estimula a mente e está relacionado com a lógica e a tomada de decisão. Por outro lado, a cor amarela se associa com diversão e brincadeiras e pode, em excesso, gerar ansiedade.
  • Azul: A cor da tradição, da honestidade e da lealdade. Ligada também à responsabilidade e ao conservadorismo. Acalma e traz tranquilidade. Na tonalidade escura é perfeita para empresas que precisam transmitir segurança e confiabilidade.
  • Branco: Transmite paz e pureza, ordem e serenidade. Difícil de se destacar, mas se bem trabalhada com outras cores pode ser bastante eloquente para públicos mais conservadores e reservados.
  • Cinza: A cor dos conservadores por excelência, transmite neutralidade e reserva. Empresas que trabalham com a justiça, finanças, auditorias e seguros podem se beneficiar desta cor.
  • Cor de Laranja: Muito otimista e positiva, é uma cor estimulante e tradicionalmente relacionada com empresas de alimentação e entretenimento.
  • Cor de Rosa: Feminina por questões culturais em alguns países,  transmite carinho e acalma. Muito usada com cosméticos, mercado de moda, salões de beleza, estética e doces. Meninas adolescentes são bombardeadas com muita cor rosa “pink” berrante!
  • Dourado: Riqueza e elegância! Passa a ideia de alta qualidade, luxo e exclusividade. É a cor dos vitoriosos e bem sucedidos.
  • Preto: Exclusividade, poder e seriedade. É ao mesmo tempo sofisticada e elegante, misteriosa e enigmática.
  • Roxo: A cor da criatividade, da imaginação e da espiritualidade. Tem relação com o futuro e com os sonhos. Era a cor dos imperadores romanos, por isso passa valores como poder, luxo e extravagância.
  • Verde: Crescimento, fartura, ecologia, equilíbrio e até riqueza. Ligada ao mundo da natureza e do meio ambiente, tem forte relação com o equilíbrio emocional e a harmonia.
  • Vermelho: Transmite atividade, agilidade, ação e paixão. Também é um sinal de alerta e de perigo. Pode despertar também sentimentos de envolvimento amoroso e sensualidade.

Veja mais: Saiba qual é o significado das cores ao redor do mundo

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Confira mais sobre esta história de sucesso no empreendedorismo:

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Saiba mais: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Como você viu, existe mais por trás de um material de comunicação do que a gente costuma imaginar. No caso, as cores para cartão de visita se mostraram bastante importantes dentro da identidade visual de sua empresa. É por isso que você sempre deve optar por um profissional de design qualificado para criar os layouts do seu negócio. Nesse contexto, sites de concorrência criativa têm se mostrado uma excelente alternativa a agências e gráficas, confira algumas das vantagens:

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