Onde fazer o meu cartão de visitas?

Não é segredo para ninguém que uma marca de sucesso se constrói em vários passos: é preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade, atendimento de primeira, e também é essencial que a sua identidade visual seja forte e coerente com o seu trabalho — isso vale para empresas de todos os portes e também para os profissionais liberais.

Uma boa marca e seus desdobramentos (papelaria, comunicação visual, identidade digital, etc.) têm o poder de comunicar diretamente com o público, traduzindo os diferenciais e benefícios do negócio. Ela é, também, o ponto de partida para a construção de um posicionamento único e marcante no mercado: a partir da marca, você poderá explorar uma série de elementos que vão tornar a percepção dos seus clientes e parceiros em relação ao seu trabalho mais positiva. Isso já começa com o cartão de visitas, uma ferramenta de comunicação indispensável para quem quer se apresentar de forma profissional no mercado, conquistando confiança e transmitindo credibilidade.

Por isso, é essencial pensar bastante na hora de responder à pergunta “onde fazer o meu cartão de visitas?”. Quer uma ajudinha? Confira:

Por que o cartão de visitas é essencial?

Muitas vezes, o cartão de visitas é o primeiro contato de alguém com a sua marca. É ali que um cliente, potencial cliente, parceiro ou fornecedor vai começar a construir uma imagem sobre a empresa. E todos nós sabemos da importância de uma boa primeira impressão — ela pode ser definidora nas decisões futuras, nas contratações e no acerto de novos negócios. A primeira impressão, também, determina a boa vontade do outro para te ouvir com atenção e se abrir para compreender seus diferenciais e entender as razões para a sua empresa ser superior aos concorrentes — no fim de toda negociação, é isso que importa, não é mesmo? Por isso, o cartão de visitas é muito importante e a sua criação deve ser acompanhada com atenção pelo gestor responsável.

Essa peça é um item importante na comunicação de qualquer marca e precisa ser elaborada por quem entende do assunto e consegue aproveitar o pouco espaço (geralmente nove por cinco centímetros) para uma boa apresentação — completa, bonita e marcante.

Pense nessa peça de comunicação como um compilado da sua empresa. Ela deve trazer a marca, o endereço, telefone e e-mail de contato, assim como o nome e o cargo do colaborador. Com todas essas informações de contato, é usual que as pessoas guardem os cartões em suas carteiras ou em um porta-cartões no escritório. Quando precisarem de determinado produto ou serviço, vão rever os seus cartões e decidir quem contatar e se o seu cartão for impactante, elegante e conseguir traduzir os diferenciais da sua empresa, as chances de você ser o escolhido são muito maiores!

Como funciona o mercado?

Entender o mercado é essencial para que você esteja preparado na hora de selecionar o profissional ideal para desenvolver o seu cartão de visitas. Podemos dividi-los entre grandes agências e freelancers.

As primeiras são as agências que você, provavelmente, já ouviu falar. Elas são responsáveis pela criação dos comerciais mais famosos da televisão, revistas e jornais, têm um número enorme de clientes (em sua maioria grandes empresas) e trabalham em várias frentes. Por isso, são recomendadas, principalmente, para empresas mais consolidadas, com possibilidade de fazer um grande investimento na construção da identidade visual. As cifras envolvidas na contratação de uma grande agência podem ser um pouco intimidadoras para quem está começando agora.

Do outro lado temos os profissionais liberais, conhecidos no meio como freelancers. Na maioria das vezes, são recém-formados que optaram por trabalhar por conta própria. Nesse meio, a qualidade é muito variável e, por isso, é preciso conhecer o profissional, avaliar o seu portfólio, ver outras peças que já foram criadas por ele, a fim de garantir que suas expectativas e as capacidades dele estejam alinhadas. Um dos pontos mais complicados aqui, diz respeito ao prazo: para gerar uma renda capaz de sustentá-los, os freelancers precisam se comprometer com um volume muito grande de trabalho e, por isso, muitas vezes precisam de um longo tempo para conseguir entregar um projeto.

É importante, então, equilibrar suas necessidades e expectativas e analisar o seu orçamento antes de tomar uma decisão.

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Como escolher?

Antes de qualquer coisa, na decisão “onde fazer o meu cartão de visitas?” é importante pesquisar o mercado, avaliar com calma as opções e analisar o trabalho de muitos profissionais. O mercado de design, que lida diretamente com aspectos visuais da marca, trata muitas vezes questões bem subjetivas, daquelas que você bate o olho em uma imagem e gosta ou não. É claro que a técnica, o conhecimento prévio e a experiência são essenciais, mas existem muitos estilos e abordagens diferentes, por isso, é importante que você se identifique com o trabalho do profissional e goste das propostas anteriores elaboradas por ele.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre investimento, qualidade e um bom prazo é uma necessidade para quem está pensando em contratar a criação de um cartão de visitas. É por isso que apresentamos o trabalho da We Do Logos. Somos uma empresa diferente, que conecta o seu negócio a excelentes designers em todo o país. Na nossa plataforma, você pode fazer um briefing (descrição do trabalho), indicando qual o tipo de serviço que precisa, a sua área de atuação, quais são as suas expectativas em relação à peça a ser criada. A partir daí, designers inscritos vão concorrer entre si e você só faz a contratação caso tenha se interessado por alguma das propostas — o que vai acontecer, já que o trabalho da equipe é sempre muito bom! Isso garante que você tenha qualidade (e acompanhe o processo bem de perto), por um preço acessível e num prazo excepcional. Não precisa de mais nada, não é mesmo? Visite o nosso site, navegue pelo nosso portfólio e entenda o grande diferencial da concorrência criativa.

O caminho para o sucesso exige dedicação, muito trabalho e também escolhas acertadas. Tomar as melhores decisões para o seu negócio significa entender quais são as suas prioridades, necessidades estratégicas e quais são os parceiros que podem te atender da melhor forma possível, numa combinação de qualidade, custo-benefício e velocidade. Quando o assunto é identidade visual e peças de comunicação, você já sabe: a We Do Logos é a resposta.

Portanto, vamos conversar e construir juntos uma identidade exclusiva e cheia de personalidade e um cartão de visitas incrível, iniciando um momento novo na história da sua empresa: cheio de conquistas e reconhecimento. Tá esperando o quê? Fale com a gente!