Aprenda como fazer embalagem para trufas

Fabricar e vender trufas é uma atividade que tem atraído a atenção de muitos empreendedores. Pode parecer simples, mas quem decide se dedicar a esse ramo precisa ser cuidadoso e se preocupar com pequenos detalhes para que o resultado final seja encantador. Além de oferecer um ótimo produto, é necessário também criar uma embalagem para trufas que conquiste o consumidor à primeira vista.

As possibilidades para a criação de embalagens são inúmeras, assim como os materiais. É possível trabalhar com formatos tradicionais ou inovadores, usando papel comum ou celofane, MDF, tecido ou até mesmo itens reciclados.

O artigo de hoje é para você que está iniciando um negócio com doces e que precisa agregar mais valor ao produto para se destacar da concorrência. Vale lembrar que a embalagem para trufas pode ser criativa sem ser complexa a ponto de comprometer o seu tempo de trabalho. Confira as nossas dicas e dê asas à imaginação!

Embalagem de tecido

A embalagem de tecido tem um toque artesanal que combina muito bem com doces finos. A ideia consiste em um saquinho com fechamento na parte superior e é relativamente fácil de fazer.

Você pode usar diversas estampas e padronagens para dar um charme ao seu produto. Uma boa dica é aproveitar a sazonalidade do comércio: no Natal, por exemplo, aproveite para usar tecidos com esse tema.

Caso você não tenha tempo ou habilidade para fazer esse tipo de embalagem, vale a pena contar com a ajuda de uma costureira. É possível produzir peças em larga escala e com baixo custo. Como a trufa é delicada, é interessante embrulhá-la em um papel antes de colocá-la na embalagem de tecido.

Embalagem de cone de papel

Essa é uma das mais rápidas e econômicas para se fazer. Para produzir essa embalagem para trufas, você só precisa de papel colorido ou estampado, cola ou fita dupla face e cordão.

Veja como é simples produzi-la: comece com o papel na proporção de um quadrado e passe a cola ou fita em uma das faces. Em seguida, enrole o papel em formato de cone. Para finalizar, faça um furo na parte superior e passe o cordão para fechar.

Se você quiser, insira também um pequeno cartão com o seu logotipo para personalizar e incrementar o produto.

Embalagem de caixa de ovo

A caixa de ovo, que naturalmente iria para o lixo, pode se transformar numa embalagem bem interessante. Essa alternativa requer um pouco mais de trabalho para ser feita, mas o resultado final fica bem charmoso.

O ideal é que você trabalhe com a embalagem menor, aquela para 4 unidades. Nesse caso, você também venderá a mesma quantidade de trufas e terá um lucro maior na venda.

Para modificar o visual da caixa de ovo, pinte-a por dentro e por fora. É possível, também, fazer bolinhas ou outros motivos para se conseguir belos efeitos. Para o acabamento, use um laço de fita em cor contrastante.

Embalagem de rolo de papel

Aposto que você nunca imaginou, mas o rolo de papel higiênico ou papel toalha pode se transformar numa bonita embalagem para trufas.

Essa é a alternativa feita com material reciclado. Para produzi-la, você precisará também de tinta, pincel, fita e cordão. Inicie dobrando as bordas dos dois lados para fazer o fechamento.

Pinte toda a parte de fora, passe uma fita de papel colorido em volta do rolo e finalize amarrando com um cordão e inserindo um cartão com o seu logotipo.

Caixinha de MDF

Se você trabalha num segmento mais sofisticado e com produtos gourmet, uma boa saída é usar a caixinha de MDF para acomodar a trufa. Essa opção é excelente também para quem fornece doces como lembrancinhas em casamento e aniversários.

As caixinhas em MDF estão disponíveis em vários formatos e você pode personalizá-las com pintura ou forração em tecido. Esse é o tipo de embalagem que as pessoas dificilmente jogam fora e, por isso, funcionam como uma recordação da sua marca. Podem ser usadas para decorar a casa e guardar pequenos objetos.

Algumas dicas extras

Como você já viu, a criatividade nem sempre significa um preço alto. É possível criar uma embalagem para trufas que seja inovadora e que saia da padronização dos grandes varejistas. Independentemente do modelo que você escolher usar, alguns pontos estratégicos também precisam ser considerados. Acompanhe:

Analise seus clientes

Para acertar na escolha, acima de tudo você precisa estudar o perfil dos seus clientes. Seu público gosta de simplicidade ou prefere algo mais sofisticado? Seu produto exige uma apresentação mais elaborada ou não? Considere também o ponto de venda e pense que o mesmo produto pode ter embalagens diferentes, variando conforme o local onde é oferecido.

Tenha atenção ao custo

Uma embalagem para trufas não pode custar mais do que o produto em si, principalmente num mercado com muita concorrência. Mesmo que a vontade de criar algo espetacular seja grande, lembre-se de que tudo precisa ser economicamente viável. Somente em alguns casos bem específicos esse custo pode extrapolar.

Ofereça embalagens com utilidade futura

Imagine poder continuar presente na vida do consumidor, mesmo após o consumo do produto. Ao criar uma embalagem mais cara, pense que ela pode ter uma utilidade no futuro, assim não será descartada. Além de respeitar a natureza, essa prática faz com que sua marca seja sempre lembrada e associada a bons momentos.

Aproveite as datas comemorativas

Dia dos namorados, dia das mães, Natal e outras comemorações. Seja qual for a data festiva, chocolates são ótimos presentes. Você pode aproveitar esses momentos para personalizar suas embalagens e chamar ainda mais a atenção de seus clientes. Essa é também uma ótima oportunidade para se investir um pouco mais e criar opções mais impactantes para apresentar seus produtos.

Mostre a sua marca, sempre!

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que você exponha sempre a sua marca. Use cartões, tiras ou quaisquer outros formatos que possam apresentar seu logotipo e informações para contato.

E com essas dicas nós fechamos o artigo de hoje e esperamos que elas possam ajudá-lo a elaborar uma embalagem para trufas sensacional. Aproveite também e baixe nosso e-book gratuito sobre como fazer um cartão de visita eficiente. Esse material é uma peça chave na identidade visual de sua empresa.