Criação de embalagens: 5 dicas que você precisa conhecer

Como criar embalagens atraentes, funcionais e diferenciadas, para se destacar nas prateleiras?

Está aí a pergunta que tira o sono de muitos designers, em busca do projeto ideal para cada tipo de produto. No entanto, a resposta é menos complexa do que muita gente possa imaginar.

Afinal de contas, saber como criar embalagem é uma arte que, invariavelmente, passa sempre pelos mesmos processos, independentemente do produto.

Quer ver só? Confira o nosso post sobre como criar embalagem e descubra como facilitar o trabalho com 5 dicas sobre o assunto!

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Saiba mais: Ideias criativas: venda mais com embalagens personalizadas

5 dicas para criar embalagem e destacar seu produto

Separamos 5 pontos fundamentais que qualquer designer de produto precisa conhecer na hora de criar uma embalagem funcional e que, ao mesmo tempo, atraia o público e diferencie asua marca. Confira!

Antes de começar, pesquise

Nem toda boa ideia é uma ideia boa. Ainda mais quando situada na questão de criação de embalagens, uma vez que o produto deve ter profundamente a ver com o mercado em que ele está situado.

Ou seja: a criação de uma embalagem colorida e despojada, com um design arrojado, pode não ser a melhor estratégia para um mercado cujo público-alvo opta pela neutralidade e sobriedade, como um todo.

Por isso, convém analisar o segmento de atuação do produto em que você deseja saber como criar embalagem, o principal perfil desse tipo de consumidor e, também, o que a concorrência vem produzindo.

Afinal de contas, aprendemos a diferenciar o nosso trabalho a partir do que já foi criado, não é mesmo?

Um exemplo de como a pesquisa e a experiência em um negócio podem levar ao desenvolvimento da embalagem certa é o case do restaurante carioca Point do Macarrão. Depois de já um tempo com a casa aberta, os sócios resolveram desenvolver embalagens, cardápios, uniformes e até repaginar a fachada comercial da loja. O resultado foi surpreendente, confira o Vídeo Case:

Confira um visual funcional à suas embalagens

Indiscutivelmente, a criação de embalagens é uma arte que fisga o olhar. Entre tantos outros produtos, é ela quem desvia a atenção do consumidor e o faz encontrar interesse no seu produto.

Entretanto, o visual deve estar devidamente alinhado com a funcionalidade principal de uma embalagem, que é proteger e conservar o produto que se encontra em seu interior.

Assim, busque o equilíbrio entre o estético e o prático e inove a partir das carências do setor — como, por exemplo, algumas marcas de cerveja, que transformaram as suas latinhas em copos, com a parte superior sendo removível. Praticidade com estética funcional.

Veja também: O que é design de embalagem e como usar em seu negócio

Invista em mais criatividade nos seus rótulos

A criação de embalagens não pode ser finalizada sem, antes, uma atenção especial aos rótulos. Saber como criar embalagens atraentes também passa por esse conceito, afinal de contas.

O ideal é harmonizar a arte gráfica e o texto, de maneira que todo o conteúdo seja facilmente reconhecido e compreendido, sem perder a sua personalidade.

Vale, inclusive, apostar em algumas ideias nesse sentido, como:

  • Ícones ilustrativos para fácil assimilação do consumidor.
  • Ilustrações divertidas em equilíbrio com os textos informativos do produto.
  • Uma linguagem clara, mas com a personalidade da marca.
  • Fotografias também causam impacto, de acordo com o perfil do consumidor.

Portanto, durante o seu planejamento sobre como criar embalagem, não se esqueça de caprichar na criação de um rótulo igualmente assertivo e interessante.

Veja mais: Rótulos de embalagens: 6 dicas para criar produtos incríveis

Ouça às opiniões de amigos e da equipe

Ao criar a sua embalagem, você pode achar que tem em mãos um produto inovador, mas vale muito a pena colocar as suas ideias à prova: peça que amigos e até cliente analisem e deem as suas opiniões sobre o produto final da embalagem.

Esse tipo de discussão é válido, principalmente, por conta de novas ideias que podem aflorar a partir da perspectiva de outros: duas (ou muitas!) cabeças pensam melhor do que uma.

Caso tenha tempo para a entrega do produto, peça que um ou dois amigos ouçam as suas ideias — e ouça as deles também. O resultado, com certeza, será muito mais rico e enfocará diversas perspectivas!

Fortaleça o trabalho de branding da sua marca

Ao pensar em como criar uma embalagem, o posicionamento da sua marca deve estar entre as principais preocupações do designer.

Afinal de contas, é o branding que ajuda o consumidor a reconhecer os produtos da sua marca e, também, a identificar as possíveis novidades da sua empresa no mercado.

A criação de embalagens, sem branding, remove toda a identidade da empresa. Por isso, volta, aqui, a importância de idealizar uma embalagem funcional e igualmente atraente.

Confira também: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

Como criar embalagens únicas para seus produtos

Apresentamos diversas dicas que podem ser aproveitadas em todo tipo de criação de embalagens.

Vale, inclusive, apostar em edições especiais das embalagens que você produz, pois são alternativas interessantes que chamam a atenção do consumidor e mostram a preocupação da marca coem uma infinidade de assuntos.

Após todas as sugestões e ideias que passamos aqui, neste post, você ainda tem alguma dúvida de que a criação de embalagem é uma das partes mais relevantes na construção da identidade de uma empresa? Por isso, pratique sempre a arte sobre como criar embalagens incríveis!

Que tal começar seu projeto e criar uma embalagem agora mesmo?

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Veja só: 10 razões para escolher a We Do Logos

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Capa Photo credit: Tetra Pak via Visualhunt / CC BY-SA