Embalagem para doces: dicas de design para vender mais

Há quem diga que um docinho não precisa de muitos apelos para seduzir o consumidor, mas, verdade seja dita: nós comemos, primeiro, com os olhos. Por isso, a embalagem de doces deve estar à altura do seu sabor!

Logo, um projeto de design eficiente é crucial para que o consumidor em busca de guloseimas pare diante de determinado produto, em alternativa às outras opções na prateleira.

O que deve ser pensado, então, para vender mais a partir da embalagem para doces? Continue a leitura deste post, pois reunimos diversas dicas para você criar embalagens incríveis. Confira!

03 - eBook-2016-02-28-Influencia-do-design-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

Tudo que você precisa saber para criar um embalagem de doces incrível

Criação de embalagem é um processo complexo que demanda um profissional capacitado e com talento. Para alcançar os melhores resultados, algumas regras de design e de marketing devem ser seguidas.

Confira nossas dicas para criar uma embalagem para doce que vai se destacar no ponto de venda e dar vontade de experimentar no seu cliente!

Chamar a atenção é bom…

Em primeiro lugar, antes de iniciar um novo trabalho, siga o mantra para design de embalagens: observe todo o segmento em que o produto se encontra:

As respostas para essas perguntas são excelentes guias para puxar a inspiração para perto de si. Afinal de contas, as cores e formas da embalagem para doces devem dialogar, acima de tudo, com o seu consumidor.

Veja também: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

… Só não vale exagerar

O diálogo sobre o qual falamos anteriormente deve ser, entretanto, natural. Não adianta fazer um arco-íris de informações coloridas, na sua embalagem de doces, porque o excesso pode vir a ser indigesto (para os olhos) do seu consumidor.

O equilíbrio é mais que bem-vindo, na composição das embalagens para doces. Vale a pena apostar no estilo cromático da embalagem para doces a partir das próprias cores do doce em si. Doces com recheio de frutas, por exemplo, podem combinar bem com cores quentes, enquanto doces finos podem pedir o uso de cores mais sóbrias e elegantes.

Já os doces focados no público infantil podem abusar, sim, das cores. Nos próprios doces, inclusive! Para eles, uma embalagem de doces mais chamativa pode ser o foco ideal para vender mais!

Veja mais: 10 dicas para criar uma fantástica embalagem para bombom!

Não se esqueça das informações nutricionais

Doces são verdadeiras perdições, é verdade, mas podem ser verdadeiros problemas para consumidores, dependendo da composição daquele inocente docinho.

Há quem tenha intolerância, por exemplo, à lactose ou mesmo a amendoins, entre outras substâncias muito presentes em doces. Por isso, é importante que, na embalagem, todo tipo de informação esteja presente, como:

  • Quantidade de calorias presentes no doce.
  • Quantidade de porção recomendada.
  • Eventuais riscos à saúde.
  • Ingredientes presentes.
  • Informações relevantes ao consumidor.

As informações relevantes e adicionais, inclusive, podem ser exploradas por todo o design das embalagens para doces. Use imagens ilustrativas, ícones e a própria identidade visual da marca para harmonizar as informações.

Trabalhe sempre com o desejo do consumidor

Na abertura deste post, nós dissemos que um docinho é primeiramente devorado com os olhos, lembra-se disso? Então, que tal explorar o conceito na própria embalagem do seu doce?

Isso pode ser facilmente traduzido em embalagens de doces vazadas, ou seja: com espaços transparentes e que mostrem o que se esconde por trás da embalagem. Isso ajuda a destacar o docinho de maneira muito prática e eficiente, não acha?

Outra opção é a utilização de imagens que remetam ao próprio doce em sua embalagem. Pode ser a foto dele parcialmente mordido, com um banho de chocolate sobre ele (se for o caso) e outras possibilidades que fazem o desejo por doce ficar ainda mais atiçado.

Explore a identidade visual da empresa nas embalagens

O consumidores querem se enxergar na marca que eles consomem. Por isso, faça bom uso do perfil dele na construção da sua embalagem de doces.

Caso seja um perfil jovem e aventureiro, combine os elementos visuais de maneira que cada pessoa enxergue um pouco de si mesma naquela embalagem. O mesmo vale para outros perfis de consumidores, é claro. O importante é saber quem mais devora aquele tipo de doce e definir como retratar essa “personalidade” em cada embalagem de guloseima.

Ou, em vez de pessoas, a aposta pode residir nos próprios ingredientes do docinho. Crocante, amargo, baunilha, frutas… Tudo isso serve como apelo emocional para o consumidor, que vai enxergar as suas perdições naquela simples embalagem de doces.

Confira também: Arrase criando as mais belas embalagens para doces

Venda mais com embalagens para doces cativantes

O que achou das nossas dicas para vender mais a partir de um design criativo de embalagem de doces? Lembre-se de aliar funcionalidade e estilo, e dificilmente a sua embalagem passará despercebida pelo público-alvo nos pontos de venda!

Quer iniciar agora mesmo seu projeto para criação de embalagem para doce?

CTA24-Blog2016-600x200px-embalagem-alimentos

É muito mais fácil, rápido e econômico criar sua embalagem, logomarca, folder, site ou qualquer outro material de comunicação e marketing por um preço justo com a We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina. você faz o pedido do seu material, já escolhendo o preço e o prazo, conforme as alternativas do site, e rapidamente estará recebendo diversão opções de arte para dar sua opinião, pedir ajustes e quantas alterações quiser, até encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Confira: Identidade visual de uma empresa: como ajudamos o empreendedor

We Do Logos