Ideias criativas: venda mais com embalagens personalizadas

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto e no caso das embalagens para e-commerce, independente do produto que vende ou pretenda vender através da loja virtual, o seu principal cartão de visitas e, provavelmente o único contato físico que seu consumidor terá com sua loja é a embalagem que ele recebe. Por isso, embalagens personalizadas estão ganhando cada vez mais destaques nas estratégias de vendas das empresas.

embalagens personalizadas

Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções. Apesar de toda a variedade, inclusive de preços, é importante tomar o devido cuidado na hora de fazer uma embalagem ou um rótulo.
Em um mercado extremamente competitivo e com margens de lucro cada vez menores, a embalagem pode ser o grande diferencial para os seus produtos tornarem-se mais atrativos. Uma pesquisa feita pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) mostrou que, para o consumidor final, produto e embalagem são uma única coisa.                                                                                                                                                .

embalagens personalizadas

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem personalizada mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

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Saiba mais: A embalagem como ferramenta de marketing

Quais as funções de embalagens personalizadas?

As embalagens personalizadas têm um papel muito maior do que apenas o de proteger. Ela pode até não ser a mais inovadora na forma, mas pode fazer muito sucesso caso tenha um rótulo criativo e visualmente agradável, como nos exemplos abaixo que mostram funcionalidade, criatividade e até patrocinam embalagem de outros produtos afim de promover o próprio produto:

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Veja a seguir mais ideias incríveis de embalagens personalizadas.

Veja também: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

19 cases de embalagens personalizadas que você precisa conhecer

1. Guactruck

Para a empresa portuguesa Guactruck, com o foco voltado aos produtos orgânicos, foi desenvolvida uma embalagem que transmitisse a atitude sustentável da marca. Usando apena papelão o projeto foi inspirado nas técnicas de origami simples, simulando o desabrochar de uma flor.

E para fortalecer a imagem ecologicamente correta da empresa esta embalagem personalizada reciclável vem acompanhada por uma bela sacada para fidelizar o público. Para cada dez embalagens retornadas, o cliente ganha uma refeição gratuita.


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Fonte: Amenidades do designer

2. Greenvana: embalagem personalizada com tutorial em filme?

O papel semente é um papel reciclável que leva sementinhas de plantas em sua produção, ele não contém componentes químicos e produz flores e diversas outras plantas ao invés de lixo. Já tem muita coisa sendo criada com esse papel como cartões, envelopes e até embalagens. Uma boa ideia para quem deseja incluir práticas sustentáveis à empresa.

Um exemplo é o sabonete Greenvana, sua embalagem é feita com o papel semente e ao ser plantado e cuidado devidamente vira cravinhos franceses.

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3. Grupo Eco

No site do Grupo eco você também encontra produtos e embalagens feitas com o papel semente que se transformam em hortaliças como rúculas, agrião e cenoura, por exemplo.

Pergaminho de rúcula

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Envelope de rúcula
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Para a produção do papel usado pelo Grupo Eco são usadas fibras de bananeiras cortadas, fervidas e passadas por um processo que as transformam em pasta, ali as sementes são postas, prensadas e sacas ao sol, possibilitando que se produzam embalagens personalizadas com este papel.

(via)

ConfiraArrase criando as mais belas embalagens para doces

Na hora de escolher um produto o consumidor leva em consideração elementos como cor, design e funcionalidade, além da identificação que já possui com a marca. Mas entre tantos produtos similares, como fazer para destacar-se nas prateleiras e conquistar o público?

Como o consumidor costuma agregar forma e conteúdo, as marcas investem muito em atrativos visuais e embalagens personalizadas para se ressaltar e encantá-lo. Veja exemplos de mais algumas embalagens criativas que separamos para você:

4. Smirnoff Caipiroska

Para lançar os sabores de Smirnoff Caipiroska, a marca criou garrafas com a textura das frutas para os consumidores terem a experiência de descascar uma bebida feita de frutas.

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5. Marca de sabão em pó

Além de ser a embalagem, a pequena maquina de lavar também é um porta sabão em pó.

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6. Manteigas especiais

A tampa da manteiga vira uma faquinha e elimina a necessidade de transportar os talheres adicionais.

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7. Macarrão

A embalagem personalizada com seis compartimento foi desenhada para ajudar a cozinhar a quantidade de espaguete de acordo com a porção.
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8. Elásticops

Embalagens personalizadas de elástico são espremidas para indicar a intensidade do elástico.
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9. Loja de sapatos

As alças da embalagem são cadarços de verdade e podem ser substituídos.

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Veja mais: O que é design de embalagem e como usar em seu negócio

10. Café em pó

Projeto de embalagem para café instantâneo criado pelo designer Tony Brinton.

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11. Café em pó

O Coffree é uma embalagem conceitual e multifuncional. Diferente do café solúvel embalado individualmente, que gera maior quantidade de resíduo, o Coffree ocupa menos espaço, vira copo e colherzinha para mexer o café. Além de prático não agride o meio ambiente.

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12. Geleia

Diferente e sem muita informação. A embalagem desenvolvida para promover um doce de abacaxi é uma boa inspiração pra quem está sem ideia de como criar uma embalagem para o seu produto 😉

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Conheça: Os 8 segredos do design de embalagens

A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o seu produto. É ela quem vai convidá-lo a se aproximar e se interessar por mais informações. E como diz o velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”, principalmente em uma prateleira com outros produtos similares.

Então para destacar-se, vale investir em um bom design. Senso de humor, elegância ou minimalismo, por exemplo, são características que devem estar alinhadas ao que sua empresa deseja passar e ao público que deseja atingir. Abaixo seguem alguns modelos de embalagens personalizadas para inspirar.

13. Perfume

Garrafa em formato de lâmpada para reforçar o conceito da bebida energética.

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14. Tênis Reebok

Tênis Reebok fixado na tampa da embalagem reforça a ideia da linha de calçados para escalada.

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15- Chocolate

Para o tratamento dos chocólatras pílulas de chocolate em cartelinhas.

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16- Para bananas!

Embalagem Protege a fruta durante o transporte.

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17. Leite

Embalagem de leite diferente e moderna.

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18. Pack para líquidos

Container com papel reciclável feito com 100% de recursos renováveis. Reduz os impactos ambientais em todo ciclo do produto.

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19. Detergente

Embalagem de detergente que pode atuar como um haltere. Incentiva a pratica de exercícios físicos e reduz a quantidade de lixo, já que pode ser reutilizada.

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E tem mais! 8 embalagens diferentes e criativas e 7 dicas para criá-las

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Se sua empresa precisa de embalagem personalizada, logotipo, site e muito mais, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina. Você faz seu pedido no site, determina prazo e preço e logo recebe diversas opções de artes para pedir quantas alterações quiser.

Confira nosso portfólio e veja algumas embalagens criadas por nossos designers: Portfólio de Embalagens da We Do Logos.

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