Rótulos de embalagens: 6 dicas para criar produtos incríveis

Rótulos para embalagens são tão importantes quanto as embalagens, uma vez que eles complementam o encantamento à primeira vista que o consumidor deve ter com um produto.

Por isso, todo cuidado é recomendável, já que a primeira impressão pode prejudicar a imagem da sua marca.

Quer saber quais informações não podem faltar em rótulos de embalagens, e como priorizá-las de maneira visual e descritiva? Então confira o que preparamos no post de hoje!

03 - eBook-2016-02-28-Influencia-do-design-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: Como criar rótulos personalizados e destacar seus produtos

A importância dos rótulos para embalagens

O rótulo de embalagem é muito mais que a imagem de um produto. Ele é uma exigência da a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que classifica os rótulos como:

“Toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do produto”.

Isso vale, portanto, para qualquer tipo de produto comercializado: do xampu aos produtos de limpeza e alimentos consumidos diariamente.

Logo, percebe-se, também, que cada rótulo para embalagem deve seguir um tipo de indicação específica e exigida pelos órgãos reguladores de cada ramo de atuação.

Tomemos como exemplo o setor alimentício: é comum encontrarmos, entre diversas informações, algumas fundamentais para o conhecimento do consumidor, como:

  • Ingredientes utilizados na fabricação do produto.
  • Sua origem (o fabricante).
  • O prazo de validade.
  • O lote do alimento.
  • Informações nutricionais.

Como dissemos, cada segmento deve seguir algum tipo de orientação específica, servindo como um primeiro passo para quem está em busca de saber como criar rótulos para embalagens memoráveis.

Algo que veremos a seguir, com as 6 dicas que selecionamos para criar rótulos!

Veja também: 5 dicas para criar rótulos personalizados com resultados

1. Atenção à identidade visual

A sua marca é conhecida? Então, trabalhe uma maneira de fazer com que a identificação do consumidor seja imediata.

Caso você esteja se apresentando ao público-alvo, tenha em mente o posicionamento da empresa e traduza-a no logo, cores e fontes utilizadas nos rótulos de embalagens.

Afinal de contas, a embalagem e seus respectivos rótulos devem explicar, facilmente, quem é você. E o consumidor deve absorver isso de maneira igualmente rápida.

2. Cuidados com o design dos rótulos

Nos rótulos de embalagens, a priorização das informações é fundamental.

E isso vale para tudo: desde os arabescos da identidade visual à disposição das imagens e alinhamento do texto e, principalmente, ao estilo adotado para o rótulo.

Por exemplo:

  • Estilos rústicos podem apostar em cores e formas que remetem ao tom amadeirado tão característico do estilo.
  • Formas minimalistas, por sua vez, prezam pela objetividade com simplicidade.

Tenha em mente que, a escolha do design dos rótulos para embalagens é complementar à identidade visual, mas igualmente importante.

Confira: Rótulos personalizados para casamento: brinde o grande dia!

3. A escolha do material

O material escolhido dos rótulos para embalagens significa, primordialmente, a relação que o consumidor terá com o seu produto.

Rótulos de papel, por exemplo, não resistem à umidade. Ao passo que é desnecessário investir em rótulos resistentes se estamos falando de um produto de consumo imediato.

Atente-se a isso, pois pode significar uma boa economia na valor final do seu produto. No entanto, um aviso: economia demais também pode ser percebido como desleixo, pelo seu consumidor.

Veja mais: Embalagem para vinho: 2 cases incríveis e muitas dicas!

4. Informações nos rótulos de embalagens

Falamos sobre o assunto, na abertura do artigo, mas vale retomá-lo, dada a sua relevância.

Seja claro, conciso, coerente e objetivo. Seja simples, mas sem banalizara. Ícones caem bem para complementar a ideia do texto, tornando a comunicação ainda mais eficiente.

Não se esqueça de cumprir todas as exigências dos órgãos reguladores, mas aproveite para se diferenciar: tente transmitir a mesma mensagem que a sua concorrência imprime nos seus rótulos, mas de maneira diferente. É um destaque mínimo que pode fazer a diferença.

Confira também: Desenvolvimento de embalagens: design que gera vendas!

5. Oriente o seu consumidor

As instruções nos rótulos de embalagens devem seguir a mesma linha editorial das informações: simplicidade e objetividade, sem perder a sua identidade.

Imagens ajudam a transmitir a ideia com mais facilidade, e ajudam a aproveitar o espaço, harmonizando-o no uso entre imagens e textos.

DICA: Saiba como conhecer o perfil do novo consumidor

6. Seja diferente

Vá à loja que vende os produtos da concorrência e analise os rótulos de embalagens deles. Em seguida, pergunte-se:

  • Como é apresentada a identidade visual deles?
  • Qual é o design do produto?
  • Que material foi escolhido para o rótulo?
  • Como as informações foram dispostas nos rótulos?
  • As instruções foram transmitidas com clareza?

Com as respostas em mãos, faça diferente: dê toda a personalidade da sua marca ao produto, visando criar algo que seus rivais ainda não fizeram, ou não o fizeram com clareza.

Tudo isso é fundamental para que você consiga, efetivamente, entrar na mente do consumidor a partir do primeiro contato dele com o seu rótulo para embalagem.

Inspire-se: 10 Modelos de Rótulos Criativos

Invista nos rótulos para embalagens

CTA24-Blog2016-600x200px-embalagem-alimentos

Agora que você já viu o poder influenciador que os rótulos de embalagens possuem, leve as ideias adiante e crie algo realmente memorável para os seus consumidores!

E se você precisa criar rótulos, embalagens, logotipos, folders e diversos outros materiais de comunicação e marketing para sua empresa por um preço justo, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Você se cadastra no site, faz seu pedido de material já definindo um preço e um prazo de entrega e, em pouco tempo, em 24 horas, começa a receber as primeiras opções de artes para dar sua opinião, pedir ajustes e quantas alterações quiser. E no caso de nenhuma proposta te agradar, pode pedir seu dinheiro de volta que lhe será enviado em até 5 dias úteis.

We Do Logos