Você conhece a importância e os diferentes tipos de embalagens?

Você — como consumidor ou profissional — já deve saber que uma embalagem é fundamental não apenas para destacar a identidade visual da sua empresa, mas também para proteger o produto e viabilizar o seu transporte.

Não é à toa, existem diferentes tipos de embalagens para garantir todo tipo de comodidade e conveniência que os produtos necessitam — em todas as suas etapas produtivas — até chegar ao consumidor final.

Por isso, vamos conhecer neste post a importância desse discreto produto, em todo o processo, e quais são os diferentes tipos de embalagens disponíveis no mercado.

Saiba mais: O que é design de embalagem e como usar em seu negócio

A importância e as funções de uma embalagem

Quer entender porque os diferentes tipos de embalagens podem acomodar tantos assuntos em um só artigo? Confira, primeiramente, a relevância desse item por meio de sua versatilidade:

Usada para proteger a saúde

As embalagens permitem que o produto (ou produtos) em seu interior conservem as suas características originais, como cor, sabor, aroma e muito mais.

Ajuda a evitar desperdícios

Logisticamente, elas são imprescindíveis para facilitar o armazenamento e transporte para onde for necessário — daí, inclusive, a importância em contar com diferentes tipos de embalagens.

Consequentemente, as empresas computam menos perdas e desperdícios, já que os seus produtos estão devidamente protegidos em suas respectivas embalagens.

Serve para educar

Embalagens são complementos daquilo que, muitas vezes, um rótulo não consegue mostrar. Dessa maneira, elas podem ser materiais fundamentais de comunicação das empresas, aliando informações relevantes e atrativas com um design arrojado.

Veja também: Qual o melhor material para o meu modelo de embalagem?

A função da embalagem para o consumidor e o varejo

Além do que já foi discutido até aqui, vale apontar que a embalagem tem como objetivo, para o consumidor, facilitar o seu cotidiano, garantindo facilidades para manusear e conservar o produto.

Para o varejo e as indústrias de consumo, por sua vez, os tipos de embalagens disponíveis ajudam a compor um produto mais acessível — de acordo com os materiais utilizados — e servir como um item de marketing e de vendas.

Não é à toa, elas são o grande diferencial para um consumidor no PDV, já que o seu design é idealizado e concebido para gerar identificação mútua com o público-alvo das marcas.

Uma das funções da embalagem é diferenciar sua marca e consolidar sua identidade visual.

Confira o case de sucesso do restaurante carioca Point do Macarrão, que começou redefinido sua identidade visual, embalagens, faxada de loja e diversos outros materiais de comunicação com a We Do Logos e obteve resultados incríveis!

Veja mais: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

Conheça 7 tipos de embalagens

Vamos ver na prática, agora, como esses diferentes tipos de embalagens podem fazer a diferença para os seus objetivos e necessidades?

1- Embalagem de madeira

Mais famosa para o manuseio e transporte de frutas, legumes e hortaliças, as embalagens de madeira conferem durabilidade e segurança aos produtos em seu interior — principalmente, quando eles são frágeis, como é o caso dos produtos citados.

Mas a embalagem de madeira não se resume apenas a isso, já que os pallets também são bastante populares, como suportes que, muitas vezes, se integram a embalagem.

2- Embalagem de papelão ou papel

Elas são leves, facilmente adaptáveis e recicláveis, o que ajuda bastante. Entre suas principais aplicações, podemos citar:

  • Caixas.
  • Sacos.
  • Sacolas.
  • Envelopes.
  • Fardos.

Além disso, os materiais são acessíveis, economicamente, embora sejam pouco resistentes ou duráveis.

3- Embalagem de vidro

Frágeis e charmosas, as embalagens de vidro ainda são amplamente utilizadas porque conservam o produto, em seu interior, e ainda permitem ao consumidor que enxerguem através da embalagem.

Leia também: Embalagem para vinho: 2 cases incríveis e muitas dicas!

4- Embalagem de alumínio

Comum para armazenar produtos que necessitam de proteção contra a luz, umidade, ferrugem e odores. Além disso, suas propriedades térmicas facilitam o resfriamento ou aquecimento do que estiver em seu interior.

5- Embalagens plásticas

Presentes no formato de sacos, envelopes, películas, filmes, engradados e caixas, entre outras moldagens, as embalagens plásticas possuem baixo custo de produção e também são flexíveis. Daí, a sua grande popularidade.

A única atenção a se tomar é que nem todo produto pode entrar em contato com o plástico, como alimentos — que podem ter o seu sabor alterado.

Veja: 10 dicas para criar uma fantástica embalagem para bombom!

6- Cartuchos

São as populares embalagens em papel cartão, usadas desde caixas de bombons até sabão em pó — para se ter uma ideia de sua versatilidade.

Leia mais: Embalagem para cosméticos: 4 dicas para se destacar no PDV

7- Pouches

Sacos de plástico descartáveis, são econômicos e flexíveis. Os pouches podem ser usados para embalar:

  • Molhos.
  • Produtos de limpeza.
  • Refil de cosméticos.

Assim, substituíram o vidro e outros materiais por serem acessíveis e versáteis. Fica, entretanto, a sua percepção em compreender quais são os tipos de embalagens que melhor se adaptam aos seus objetivos e necessidades!

Confira: Embalagem para doces: dicas de design para vender mais

Sua empresa precisa criar uma embalagem de qualidade, com agilidade e preço justo? Pode contar com a We Do Logos!

Você se cadastra no site, faz seu pedido e em pouco tempo já estará recebendo diversas artes de embalagem para pedir ajuste e escolher a melhor de todas, para usar em seu produto.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

Deixamos de lado alguma embalagem bastante usada por você? Compartilhe conosco, no campo de comentários deste post!