Confira as melhores dicas para criar a fachada de salão de festa ideal

O caminho bem-sucedido dos negócios de salões de festas está intimamente ligado com a expertise de empresários que se importam em investir em identidade visual e propaganda, além dos serviços básicos de um salão para agradar seu público.

Elaborar o melhor slogan, projeto visual de logo e escolher estilo, forma e cores da marca são peças-chave para conquistar a atenção e a preferência dos clientes.

Há fachadas brilhantes, coloridas, neutras, estilizadas e muitas outras. O fato é que uma fachada de salão de festa pode ganhar formas e estilos variados, mas precisa estar alinhada e em total sintonia com a proposta do negócio e com o seu público-alvo.

Nesta postagem, você vai entender como atingir esse objetivo, com uma série de dicas.

Saiba mais: Como o design de fachadas comerciais ajuda seus negócios

Como criar fachadas para salão de festa

Há pelo menos 3 requisitos padrão para qualquer fachada comercial. Elas devem ter:

  • Nome do empreendimento;
  • Slogan (frase curta e de impacto sobre o empreendimento);
  • Marca do empreendimento (símbolo da empresa).

Veja nossas dicas e características de uma fachada de salão de festa apropriadas para o seu tipo de negócio.

Cada ideia está relacionada ao segmento de salões, que inclui fachada de salão de festa infantil, fachada de salão de festa de casamento e também fachada de salão de festa voltado para eventos em geral.

3 dicas para criar fachadas de salão de festas

1- Regularização da fachada de loja

A fachada de loja pode requerer autorização da prefeitura da sua cidade. Órgãos de urbanização pública podem questionar dados como material usado, se o tamanho da fachada não impede passagem ou se a cor não prejudica a visibilidade em determinada região ou localização na cidade.

Procure a prefeitura do seu município e informe-se sobre as regras contra poluição visual. Só depois da autorização, escolha o modelo elaborado para fazer a instalação no seu empreendimento.

2 – Defina sua identidade visual

A fachada de um salão de festa precisa ter coerência com a marca da empresa, acompanhando suas cores e estilo. Talvez você conheça a Casa X, rede de salão de festas que pertence à apresentadora Xuxa Meneghel.

O nome escolhido, as cores e o conceito do salão estão baseados na marca da empresa e estampados na fachada. A identidade visual foi elaborada para estar em sintonia com a empresa e a fachada dos salões esta em sintonia com esta ideia.

As fachadas da Casa X são bastante coloridas, levam o mascote da marca, um cãozinho, o slogan e o logo da empresa, simbolizada por um “X”.

3- Aprenda a escolher o tipo de material para fachada

Há alguns tipos de materiais de fachadas para lojas em geral, mas especialmente para salão de festas, alguns são mais indicados que outros, especialmente considerando o ramo de atuação do salão.

Veja abaixo quais tipos de materiais são utilizados em fachadas, desde de lojas mais específicas até um fachada de salão de festa genérico:

  • Fachada com letreiro eletrônico: funciona com eletricidade e não é indicada para espaços externos.
  • Aço inox escovado: material nobre usado em escritórios, mas que suporta ambientes externos.
  • Aço galvanizado: muito comum em fachadas de salões de festas infantis, porque são informais e descoladas. O acabamento é feito com pintura, adaptando-se à forma do letreiro.
  • Aço inox polido: este material entrega aspecto espelhado e sofisticado. Indicado para fachadas de salão de festas de casamento e de debutantes.
  • Acrílico: material também bastante utilizado em fachadas, é resistente, formal mas não perde a sofisticação.
  • MDF: opção econômica, mas tem pouca aderência em locais externos devido à exposição do material ao tempo, que pode gerar perda de cor e brilho.
  • PVC expandido: o material é um plástico rígido que garante durabilidade. O acabamento é parecido com o processo do aço galvanizado, com tinta na finalização.

Veja também: Como usar comunicação visual nas fachadas

Fachada de salão de festa infantil

Uma fachada de salão de festa infantil bem elaborada depende de pelo menos de 3 fatores importantes, que vão ajudar o empreendimento a ser visto e a criar conexão com o público-alvo, chamando atenção. São elas:

  • Cores vibrantes e alegres;
  • Mascotes (bichinhos e personagens símbolos da própria marca);
  • Informações sobre a loja (nome e telefone).

Fachada de salão de festa de casamento

Ramo sempre em ascensão nos negócios de eventos, o salão de festa de casamento é bem diferente do segmento voltado para o público infantil ou adolescente.

A partir da identidade visual já definida e elaborado o conceito da casa, a dica é seguir outras 3 regras para atrair o público e garantir visibilidade para o negócio.

  • Reproduza a identidade visual da empresa na fachada do salão;
  • Escolha o material da fachada correspondente ao conceito do negócio. Se o salão de festas for destinado à classe C, aposte em cores e estilo que tenham a ver com o gosto dos clientes e que não os afastem da marca.
  • Glamour, sofisticação e elegância são as características mais buscadas por casais que vão celebrar a união em um salão. Portanto, invista em atributos referentes à demanda do seu público também na fachada do empreendimento. Fachada elegantemente iluminada, com letreiro elegante chama bastante atenção.

Confira: Como fazer uma fachada de loja absolutamente perfeita

Precisando criar uma fachada para seu salão de festas?

Envie seu briefing para a We Do Logos e receba rapidamente diversas opções de fachadas para dar sua opinião, solicitar ajustes e pedir quantas alterações quiser, até tudo ficar do jeito que você imaginou.

Veja mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos