Aprenda a fazer os melhores folhetos para sua empresa ficar repleta de clientes!

Criar folhetos para divulgação faz parte de ações pontuais de marketing que têm intenção de promover produtos ou serviços.

Os folhetos podem ser facilmente compartilhados e a empresa propaga sua mensagem, apresenta sua marca e garante que o boca-boca tome boas proporções a partir de um papel.

O folheto, também chamado de panfleto, é um papel com ou sem dobras feito para transmitir as mensagens de divulgação de uma empresa. Por ser barato, é uma das estratégias mais antigas e mais utilizadas em divulgações publicitárias.

Escolher fazer folhetos de supermercado, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio, principalmente lojas comerciais físicas, é um boa maneira de atrair clientes e aumentar o faturamento do negócio.

As regras de como como preparar o melhor projeto gráfico estão relacionadas ao produto ou serviço oferecido, público-alvo a ser alcançado e ao posicionamento da empresa. O folheto serve exatamente para isso: conquistar o maior número de clientes para um comércio, mas há outros motivos para sua produção.

Dicas de marketing

Saiba mais: Folhetos criativos: exemplos e dicas para atrair o público

Para que serve o folheto?

Semelhante a um flyer, papel com informações de produtos com 1 folha simples, o folheto pode ter mais conteúdo, tamanho maior, papel mais grosso e mais de 2 dobraduras. É uma espécie de livreto promocional para chamar atenção de itens de alguma empresa.

Ele serve para informar, promover produtos e serviços com intuito de vender chamando atenção do cliente pelo aspecto visual e informativo. A empresa que aposta em folhetos para aumentar suas vendas e se fazer conhecida sai ganhando. Deve-se pensar em outras 2 funções do folheto de divulgação:

  • Um folheto serve para fidelizar clientes ao informar sobre promoções semanais, formas de adquirir descontos nas compras, além de exibir preços de produtos disponíveis durante um período.
  • O folheto serve para ampliar a clientela. É direcionado para vários ramos de negócios, de restaurante, cabeleireiro, academia, petshop a lojas de informática, mercados e outros segmentos de negócios. Basta o empreendimento querer fazer uma divulgação impressa.

Veja também: Como criar folhetos de propaganda para atrair mais clientes

Folhetos: onde fazer, que material usar e quais os tamanhos

Gráficas e empresas chamadas bureau (birô) prestam o serviço de elaboração de arte (cores, texto, informações úteis) e fazem impressão de folhetos.

Um dica é usar a We Do Logos para fazer a arte de seus folhetos e imprimí-los na gráfica de sua preferência.

Os tamanhos de folhetos são:

  • 10x15cm
  • 10x20cm
  • 15x20cm
  • 20x20cm
  • Personalizável

Os tipos de papéis para folhetos são:

  • Reciclado. Tem cor de fundo bege ou amarronzado, bem rústico.
  • Off-set. Tipo cartolina, é mais resistente.
  • Couchê brilho ou fosco. O mais usado para produção de folhetos. Fica elegante, super bem apresentado e tem versões brilho e fosco.

As gramaturas de papel para folhetos podem ser:

  • 115 gramas. O mais usado.
  • 150 gramas. Mais resistente que o 115gr.
  • 250 gramas. Pouco utilizado para folhetos de supermercados e restaurante e mais comum para revistas por ser muito grosso.
  • 300 gramas. Mais grosso que o anterior. Não é recomendado para folhetos de circulação diária.

DICA: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

5 dicas para fazer o melhor folheto para a sua empresa

1- Aposte em cores diversificadas

Seja lá qual for o ramo do seu negócio, as cores vão servir para ganhar o consumidor pelos olhos. A combinação certa de cores deve ser usada intensamente, por isso, aposte na diversidade das cores para tornar os folhetos mais atraentes.

Para negócios de alimentação, vermelho e amarelo são consideradas as cores quentes pelos estudiosos do marketing. Para segmentos de cabelo, como salões de beleza, por exemplo, roxo, cinza e preto trazem a sofisticação que o universo do moda e bem-estar pregam nas propagandas.

Veja mais: Estudo das cores na publicidade: você sabe como aplicá-las?

2- Faça texto chamativo

Folhetos, principalmente os grandes, com mais de 2 dobras, precisam de conteúdo textual interessante que prenda a atenção do consumidor. Imagina ler um folheto com texto sem graça e sem nenhum impacto?

Os textos precisam usar técnicas de copywriting para prender a atenção do consumidor e despertar nele o interesse pelo seu produto ou serviço. Profissionais de marketing recomendam que os textos publicitários estejam sempre no imperativo. Precisam afirmar a sua marca e o seu produto.

3 – Capriche no layout

O layout gráfico ou chamado de projeto gráfico é a arte completa que o cliente verá ao ler folhetos. Ele é composto da área ocupada pelo design, formato da página, escolha das fontes, cores das fontes, posicionamento de elementos como texto, ilustrações e fotos, e margem da página.

Profissionais de design gráfico são especialistas em elaborar o melhor layout para o seu projeto gráfico. A dica é entregar o trabalho, portanto, para quem entende e garantir o layout caprichado que combine com o produto ou serviço vendido e com a mensagem que a empresa deseja transmitir.

4- Escolha a melhor foto

Um folheto sem foto é um mar sem água. É preciso escolher uma fotografia de impacto, que impressione e ganhe rapidamente a atenção do cliente.

Um exemplo: o folheto de uma empresa de petshop tem a foto de um cachorro comendo a ração da marca da empresa de babador e segurando uma colher em uma das patas.

Imaginou a cena fofa? Pois é isso que folhetos devem provocar: instigar a imaginação e desejo de compra. Quem não quer comprar um produto que relaciona um cãozinho a um momento superfofo, mesmo sendo surreal?

Reserve um tempo para escolher boas imagens, bem coloridas e muito bem produzidas para o folheto. Se preciso, contrate um fotógrafo. Elas precisam ter excelente resolução para sair bem na impressão, sem pixelização ou ruídos de imagem.

Preze sempre pela qualidade e do projeto como um todo.

5- Crie chamadas

Bons folhetos precisam de textos criativos e impactantes para impressionar. As “chamadas” são textos geralmente curtos (a regra pode ser quebrada dependendo da proposta), no imperativo, que estimulam o consumidor a comprar ou a se encantar com a produto ou serviço.

Confira também: 20 modelos de folhetos sensacionais para você se inspirar

Precisando criar um folheto de qualidade, rapidamente e por um preço justo?

flyer pilate

Envie seu pedido de folheto para o site da We Do Logos e receba rapidamente diversas opções de artes para dar sua opinião, pedir quantas alterações quiser e escolher a melhor de todas para usar em seu negócio.

Entenda como funciona a We Do Logos:

We Do Logos

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