Dicas de como criar um folder que encante os clientes

Folders são excelentes materiais de comunicação, principalmente para empresas que fazem vendas consultivas, em que há muitas visitas e reuniões com os clientes. No caso de lojas e outros pontos de vendas, show rooms, um folder também é indicado para auxiliar na abordagem do público. Mas como criar um folder que tenha realmente informações relevantes para o cliente, seja bonito e com um design atraente e que possa ser produzido com agilidade e custos acessíveis?

Fashion-Brochure-Design-11

Existem diversas alternativas para atender cada uma dessas necessidades. Mas a primeira coisa que é preciso entender é que serão necessárias 3 providências principais:

  • Definir o conteúdo do folder: Para isso, é conveniente contar com os serviços de um redator.
  • Criar o layout do folder, isto é: a diagramação dos textos, a escolha das cores, das tipografias usadas, tratamento de imagens, criação de ilustrações e gráficos etc. Este trabalho normalmente é desenvolvido por um designer.
  • Imprimir o folder: A empresa responsável por isso é uma gráfica

Antes de darmos dicas de como criar folders, abordando cada uma dessas etapas e como escolher os profissionais e empresas, vamos falar um pouco das vantagens de se usar um folder em visitas comerciais ou mantê-lo em seu ponto de venda.

Vantagens do folder como material de comunicação

  • Mostra solidez da empresa e sua capacidade de produzir uma comunicação eficientemente.
  • Traz um resumo dos diferenciais do seu negócio e características e benefícios do produto.
  • Mais uma oportunidade de fixar sua marca na mente do consumidor.
  • Ótimo roteiro para apresentações durante reuniões comerciais.
  • Um material residual que fica com os clientes depois das visitas.
  • Uma espécie de “vendedor silencioso”, para aqueles clientes que visitam uma loja e preferem não ser abordados por vendedores.
  • O cliente indeciso leva para casa e pode reler e pensar melhor na decisão de compra, inclusive mostrando para influenciadores, como os familiares.

Veja também: Como definir a estrutura de um folder

Como criar um folder: 3 providências principais

Já comentamos acima que você precisará de um redator, de um designer e de uma gráfica. Antes de falar de cada etapa separadamente, vamos apresentar as opções para contratar estes profissionais e serviços:

Antes de começar, selecione os profissionais

como criar um folder

Agência de comunicação: Ela vai se encarregar de todo processo: tem redatores, designers e vai intermediar com a gráfica (de quem recebe comissão). Mas tudo isso tem um preço, e não costuma ser barato, é claro! Sem falar na falta de agilidade e proximidade. Os trabalhos costumam ser de qualidade, mas normalmente entregam poucas opções para você escolher, entre 2 ou no máximo 3.

Direto com a gráfica: o negócio da gráfica não é exatamente criar conteúdo e fazer layouts. Até fazem isso, mas com certeza não com a mesma qualidade de uma agência. Além de as vezes o preço ser quase o mesmo, a agilidade costuma ser ainda menor e dificilmente tem redatores.

Contratar designers e redatores freelancers: Normalmente, quando falar com um desses profissionais, ele vai indicar o outro que é parceiro dele. Mas não se iluda: Os dois podem trabalhar como uma dupla, mas cada um vai cobrar individualmente pelo seu serviço. Eles serão bastante ágeis e próximos, mas é preciso estar atento à qualidade. O ideal é ter tempo para selecionar profissionais com referências de outras empresas com quem trabalharam, fazer alguns telefonemas. O preço costuma ser mais em conta que nas alternativas anteriores, mas não é de praxe entregarem mais que 2 ou 3 alternativas de escolha de layout.

Sites de concorrência criativa e crowdsourcing: Uma alternativa que tem se mostrado interessante. Tem preços bastante acessíveis (é comum parcelarem no cartão em 12 vezes), é ágil e oferece o maior número de opções para sua empresa. Isso porque todos os designers cadastrados na plataforma podem participar, fazendo com que você receba dezenas de trabalhos para avaliar e escolher o melhor! Muitas empresas estão optando por essa alternativa, inclusive as grandes do mercado. Existem sites deste tipo tanto para redatores como para designers.

Saiba mais: Entenda como funciona a concorrência criativa (e porque você deve sair na frente!)

Agora sim, vamos ver como criar um folder de qualidade, com rapidez e ótimos custos!

Como criar um folder: conteúdo

A primeira coisa é passar um bom briefing para a pessoa que vai redigir os textos. Você deve passar o posicionamento de sua empresa, slogans, chamadas usadas, materiais antigos que gosta e tanto assim, apresentações comerciais, endereços dos sites e mídias sociais, enfim: tudo que possa ajudá-lo a entender sua empresa e escrever da melhor maneira possível. E, é claro, se tiver um guia de comunicação, um brand book ou manual da marca, dê acesso para ele.

folder

Uma boa sugestão para o conteúdo do folder, pode ser esta:

Título do folder: A chamada principal que descreve o posicionamento de sua empresa e os diferenciais.

Subtítulo do folder: Um texto curto de uma linha onde você pode indicar o público-alvo, ou sua especialidade, ou ainda detalhar melhor o título principal.

Introducão: Um breve histórico da empresa com informações relevantes para o mercado, data de fundação, filiais, abrangência de mercado e outros dados. Não deve ser superior a um parágrafo.

Lista de itens importantes: Esta sequência de bullet points serve para resumir o que vem a seguir no folder. Faça uma lista de tudo que é importante e vai trazer algum benefício ao cliente e influenciar na compra: tecnologia empregada, tamanho da equipe, localização da sede e filiais, maquinário, prêmios, depoimentos de clientes, lista de clientes importantes, cases de sucesso, notícia sobre a empresa na mídiae outras.

Escolha alguns tópicos e escreva mais: O restante do folder será o detalhamento destes itens.

Fechamento: Convide o leitor a visitar, telefonar ou fazer um orçamento. Deixe bem a vista endereços e contatos. É o chamado “Call to Action”.

Como criar um folder: design

Faça o mesmo briefing que fez para o redator. Geralmente o designer começa o trabalho com os textos já definidos e passa a organizá-los e deixá-los com a cara de sua empresa. É interessante incluir gráficos, ilustrações, tabelas, esquemas e infográficos. O designer também pode e deve sugerir o número de dobras, formatos especiais, bolas, recortes e outros formatos para a gráfica.

Como criar um folder: Imprimindo

criativa-graficagrafica-belo-horizonte-grafica-bh-grafica-rapida-grafica-offset-grafica-minas-gerais-copiadora-comunicacao-visual-cartao-de-visita-envelope-pasta-banner-folder-panfleto3

É usual que o designer te ajude a passar especificações técnicas e definir algumas destas informações para a gráfica:

  • Em quantas cores imprimir: colorido em 4 cores sempre que possível!
  • Número de dobras: normalmente 1 ou 2.
  • Gramatura do papel: é interessante que seja firme e resistente.
  • Impressão fosca ou brilhante: a fosca costuma ser mais elegante.
  • Acabamento com verniz de reserva: é caro, mas tem um belo efeito sobre os detalhes..
  • Colocar uma “bolsinha” no ultima página para incluir propostas comerciais ou outros papéis.
  • Cortes e abas especiais: uma decisão entre você, o designer e a gráfica.

Estas foram nossas dicas de como fazer folders. Acreditamos que estão bastante completas. Você percebeu que este processo pode ser bastante complexo e demorado, mas existe uma alternativa muito rápida, de preços acessíveis e alta qualidade:

O We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, já atendeu mais de 35 mil empresas satisfeitas e conta com 85 mil designers cadastrados. Você faz seu pedido – tudo online e muito prático -, passa a receber em 24 horas dezenas de propostas de folders (ou outro material que necessitar), pede ajustes e escolhe o melhor. Rapidamente estará com o layout de seu folder em mãos, por um preço excelente! E tem mais: se não gostar de nenhuma opção, recebe seu dinheiro de volta!

como criar um folder

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.