Por que você precisa investir em folders criativos para o seu negócio?

Quantos folders você já jogou fora sem nem sequer ter lido o seu conteúdo? Provavelmente vários, não é? Isso seria diferente se o design e o texto fosse mais criativo e chamativo. Ao pararmos em um semáforo ou mesmo andando pelas ruas, somos abordados por pessoas que entregam esses materiais de divulgação. Na maior parte das vezes, os folders que recebemos não despertam interesse e acabam indo direto para o lixo sem cumprir a sua principal função, que seria divulgar uma marca.

Mas, afinal, o que é e para que serve um folder? Entenda no post de hoje essas questões e saiba como deixar seus conteúdos de divulgação mais criativos:

Entendendo melhor para que serve um folder

O folder é um material impresso que contém textos, fotos e outras imagens para divulgar um produto ou serviço, também conhecido pelos nomes de folheto ou panfleto. O conteúdo é o mais variável possível e geralmente são usados na divulgação de promoções e lançamentos de produtos e campanhas de todos os tipos.

O que muitas pessoas não sabem é que existem muitas possibilidades de trabalhar com esses materiais, sendo em muitas campanhas de marketing um item essencial para conseguir atingir o público-alvo. Criar um folder vai muito além de inserir informações em um papel e imprimir, exige muitos cuidados que vão desde a linguagem até o design.

O folder deve transmitir a mensagem de forma simples e objetiva para atrair a atenção do público. Por isso, o marketing é fundamental para traçar estratégias e identificar quais são as expectativas dos futuros clientes, o que eles esperam em relação à empresa e ao produto oferecido. Essa metodologia auxilia muito no plano de captação e fidelização — e todos esses pontos devem estar perfeitamente alinhados à identidade visual.

Para ficar mais fácil de entender veja um exemplo: se você estiver andando na rua e receber um folder com a letra M em amarelo em um fundo vermelho com certeza saberá do que se trata, afinal essa marca de fast food tem sua identidade muito divulgada e conhecida.

Quando a combinação de estratégias de marketing e identidade visual são eficazes, os folders criativos chegam até o público certo e trazem o retorno esperado, que, nesse caso, seria o aumento das vendas e a popularização da marca ou empreendimento.

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Montando folders criativos

Como já dissermos, montar um folder criativo não é uma tarefa fácil, por isso, é preciso contar com profissionais altamente capacitados. Além disso, é preciso ter ideias diferentes para conseguir chamar a atenção, ou o seu trabalho se tornará comum e pouco atrativo.

Criar um bom folder implica em passar claramente a mensagem que se quer. Para isso, o conteúdo deve ser cuidadosamente analisado para só depois o texto ser aprovado e o folder impresso.

Após autenticar a qualidade do texto, é hora de pensar na peça como um todo, isso inclui as cores, imagens e tipografias, afinal, é fundamental que haja harmonia entre todos os elementos. No caso do folder ter mais de uma folha, a capa precisa ser muito bem trabalhada para aguçar a curiosidade da pessoa e fazê-la ler o conteúdo ofertado.

Para tanto, é importante trabalhar com imagens que chamem a atenção e tenham efeito impactante, além de usar cores que não passem despercebidas. Além disso, tenha atenção ao bom gosto, pois um folder com muita “informação” contrastante pode ter um efeito contrário ao esperado e acabar confundindo seu público.

Trabalhando com dobras e recortes

Uma boa forma de produzir folders criativos é trabalhar com as dobras e recortes, e não é necessário manter um padrão com uma dobra única na vertical. É possível encontrar alguns formatos diferentes e chamativos como caixa, cata-vento, canecas, pássaros, desenhos em forma de nuvens, etc.

Os recortes são bem interessantes e podem ser usados de forma criativa. Por exemplo, para divulgar uma lanchonete o folder pode ter formato de sanduíche e a lateral um recorte simulando uma mordida; uma loja de roupas pode fazer um em formato de cabide; e alguns mais elaborados podem optar por desenhos trabalhados e recortes em alto-relevo.

O resultado final da arte do folder dependerá da criatividade da equipe e, claro, de um processo bem delineado e um briefing bem definido, pois com a tecnologia disponível atualmente, quase tudo é possível! Porém, lembre-se de que não basta ter apenas um bom layout, a mensagem do texto tem que ser clara e muito bem redigida.

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Beneficiando seu negócio com bons folders

Você já deve ter entendido que fazer um folder é uma tarefa que exige cuidados e criatividade, certo? Essa peça pode ser um ótimo instrumento de divulgação, fazendo com que sua empresa seja sempre lembrada. Dentre esses benefícios, podemos citar:

  • Conseguir se destacar entre os muitos materiais promocionais que recebemos no dia a dia e fazer com que as pessoas se interessem por você. Além disso, quanto melhor o folder, menor a possibilidade das pessoas ignorarem seu trabalho e jogar o material fora sem ao menos se interessar em ver do que se trata.
  • Chamar a atenção para o seu negócio, seus produtos ou seus preços (ou todos esses elementos ao mesmo tempo).
  • Promover seus produtos e serviços com mais facilidade, pois desperta a curiosidade das pessoas. Afinal, se o folder é assim tão bom, imagine o cuidado que sua empresa tem com os demais serviços?
  • Garantir um bom retorno sobre o investimento. Mesmo que esse tipo de material seja um pouco mais caro, costuma ter uma eficiência muito maior. Assim, o valor investido na produção e distribuição da peça acaba trazendo bons resultados financeiros para a empresa, impulsionando cada vez mais as vendas e popularizando a marca diante dos consumidores.

Por isso, quem tem um negócio e deseja chamar a atenção e se destacar dos concorrentes, precisa adicionar um folder criativo à sua estratégia de marketing!

Gostou das nossas dicas sobre folders criativos? Aproveite para conferir também nossas 50 ideias de logos criativos para a sua empresa e veja como deixar sua identidade visual ainda melhor e mais forte!

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