Como encantar seus clientes com um belo folder de turismo

Folder de turismo é uma peça de comunicação de grande impacto na clientela deste tipo de negócio. Para isso, bons folders de turismo devem ter um visual atrativo, cores quentes e chamativas, textos interessantes e envolventes e, principalmente, fotos belíssimas, de alta qualidade, mostrando, as belezas do local a ser visitado e, de preferência, com muita gente se divertindo.

Mas, antes de começar a pensar em como produzir seu folder de turismo, uma primeira providência é necessária: sua empresa já tem uma identidade visual definida e um logotipo que atraia seus clientes e mostre os diferenciais do seu negócio?

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Veja também: O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso.

Um exemplo que comprova a importância da identidade visual para o sucesso de qualquer negócio é o case de nosso cliente, o restaurante Point do Macarrão. Assim que os sócios decidiram investir em design e identidade visual, notaram um importante aumento nas vendas e chegaram a receber propostas de franquia.

Veja todos os detalhes dessa história de sucesso: CASE Point do Macarrão.

Para ajudar você a desenvolver folders turísticos de alta qualidade e impacto em seus clientes, separamos uma lista de dicas que vão fazer toda a diferença na hora de criar belos folders de turismo.

Dicas para criar um folder de turismo

Como dissemos, capriche na sua identidade visual e, caso ainda não tenha, invista em um logo de qualidade para iniciar a produção de seu folder de turismo.

Saiba mais: Logotipo para empresa de turismo: viaje nessa ideia!

1. Formato do folder

Um folder é um material gráfico com pelo menos uma dobra. Alguns tem 2 dobras e ficam um pouco maiores, com 3 folhas (6 páginas) e podem ser dobrados como uma sanfona ou com as abas se fechando uma sobre a outra. É possível fazer folders com muito mais dobras, se você quiser, mas ficarão grandes e compridos.

O tamanho dos folders mais usados são o A4, maiores, semelhantes ao tamanho de uma folha sulfite e o tamanho A5, com metade do tamanho do A4. Os maiores são mais chamativos e bonitos, mas também serão um pouco mais caros.

Além disso, você pode ousar e fazer um folder com recortes e formatos especiais. O efeito é muito bom, mas o preço aumenta substancialmente.

2. Estrutura e estilo dos textos

Usualmente um folder tem uma bela capa com uma chamada principal curta, seguida de um parágrafo de 3 linhas detalhando seu negócio, diferenciais e posicionamento e, dependendo do espaço que pretende usar nas dobras internas, pode já na capa haver uma lista de bullets detalhando o que espera o leitor no interior do folder.

Na parte interna você pode separar cada um dos destinos que pretende divulgar ou, dependendo de seus objetivos, detalhar cuidadosamente um destino específico.

Seja criativo, use frases positivas e alegres que façam as pessoas terem vontade de viajar e passar bons momentos com a família e amigos.

Folders de turismo não combinam com uma linguagem pesada e formal, seja descontraído e alegre, como as melhores férias de sua vida devem ser!

3. Cores corretas para cada destino

Cores podem passar diversos significados e é importante seguir a identidade visual de sua empresa de turismo. Mas pode haver diferentes tipos de destinos e motivos para viajar, pedindo cores diversificadas.

No caso de hotéis de alto luxo, talvez seja interessante usar a exclusividade do preto com detalhes em prata, por exemplo. Mas cuidado para não ficar escuro ou fugir demais de sua identidade!

Resorts de praia e destinos de verão costumam abusar dos tons alaranjados, trazendo aconchego e calor, homenageando o sol.

Resorts de inverto podem ter um ar brilhante e límpido, com muita luz branca e um leve toque de azul claro.

Já hotéis fazenda costumam usar o verde e cores de madeira, com muitas texturas.

Veja a opinião do site Smartalk sobre identidade visual: Saiba mais sobre o poder da identidade visual.

4. Fotografias para folder de turismo

Sem dúvida é muito importante ter fotos profissionais em alta resolução e muito bem tiradas. Normalmente os hotéis e destinos fornecem bancos de imagens de nível profissional para você usar em seus materiais de comunicação. Escolha um bom designer para escolher fotos lindas, com paisagens belíssimas e muita gente sorrindo e se divertindo.

Evite imagens muito pequenas em que não se poderá enxergar claramente as belezas do local.

5. Gramatura, papeís e acabamentos

Recomendamos uma gramatura mínima de 150 g/m², para dar mais rigidez em seu material. O papel mais usado é o couché fosco, mas alguns gostam de usar o couché com brilho, dependendo do destino que for ser divulgado em seu folder turístico. Quanto ao acabamento, um efeito muito bonito é delimitar algumas fotos e áreas para ser aplicado um verniz especial UV, que dá um destaque brilhante sutil.

Veja mais: Folders: design criativo é fundamental!

Além das dicas, que tal conferir também alguns exemplos de folhetos e folders de turismo?

Exemplos de folheto e folder de turismo

Nesta primeira imagem, veja o material preparado por nossos designers para a Mais Tur Turismo:

Folder Turismo Mais Tur

Folder Turismo

Neste outro projeto, foram criadas mais de 13 opções de folhetos, enviados por 8 de nossos designers.

Confira o material vencedor:

Folder Turismo

Veja aqui as demais opções de folheto de turismo enviadas para a Valquiria Turismo.

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Confira também: Tudo que você precisa saber sobre folders de apresentação

E sua empresa, precisa criar folder de turismo? Seja para criar folder, folhetos, layout de site, logos, banners digitais ou diversos outros materiais de comunicação, use o talento dos designers da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você faz seu pedido de material de comunicação, já definindo um preço, e logo começa a receber dezenas de propostas para avaliar e pedir ajustes até chegar ao resultado que deseja e escolher um vencedor. E na eventualidade de não gostar de nenhuma das opções, fique tranquilo: você receberá seu investimento de volta!

We Do Logos