O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso

Você que tem uma empresa ou está planejando montar seu próprio negócio, já parou para pensar o que é identidade visual? Neste artigo vamos trazer estes conceitos e te instruir nos primeiros passos para construir a identidade corporativa do seu negócio.

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Definição: o que é identidade visual:

A identidade visual corporativa está relacionada com as frases, imagens, tipografias, logos que comunicam a missão, visão e valores da sua empresa.

Aos elementos formais que representam visualmente uma marca damos o nome de Identidade Visual. Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores (o chamado logotipo), além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar. De forma bem resumida, podemos dizer que a identidade visual é a “cara” da marca.

A identidade corporativa acontece do lado de fora da empresa, quando alguém tem acesso ao seu cartão de visitas, ao seu site e até mesmo a caixa de um de seus produtos. É a maneira como as pessoas enxergam, se lembram e reconhecem a sua marca.

Agora que você já sabe o que é identidade visual, veja como saber se está na hora de repensar a identidade visual corporativa de sua empresa.

Saiba mais: Identidade visual: um conceito fundamental para o seu negócio

4 questionamentos que você deve se fazer para saber se sua empresa precisa de uma cara nova

O que é identidade visual

(Fonte: risingabovethenoise.com)

Como sabemos, a marca é o bem intangível mais valioso de uma empresa. Ela transparece a reputação, o grau de simpatia da organização e é decisiva, inclusive, em sua saúde financeira. E o que é a identidade visual senão a mais ampla tradução de sua marca? Por isso ela merece uma atenção especial. Se os produtos e serviços oferecidos evoluem conforme a movimentação do mercado, a identidade visual também deve seguir nessa direção. A grande dúvida é: quando dar uma cara nova à minha marca?

Pensando nisso, preparamos alguns questionamentos que você deve se fazer antes de decidir quando a marca de sua empresa precisa de um re-design. Veja:

1. A apresentação da minha marca está atualizada e visualmente moderna?

A cultura do público consumidor muda, levando em consideração suas experiências de compra, suas necessidades e a influência de tendências oferecidas pela mídia, especialmente com o avanço do acesso à tecnologia. Por isso, esse questionamento é muito importante.

Muitas vezes é necessário um certo distanciamento, um olhar crítico. Uma consultoria de imagem costuma ser eficiente, afinal profissionais que não estão passionalmente envolvidos com o dia a dia da empresa podem ver com mais facilidade onde e como é possível melhorar.

2. O visual da minha marca representa o que a empresa está vivendo?

Uma vez ao ano, geralmente, as empresas lançam mão de uma série de medidas necessárias para se manter ativas e competitivas no mercado. A isso chamamos de Planejamento Estratégico. Um dos requisitos que as empresas modernas consideram nesse processo é a identidade visual – obviamente a marca não vai mudar todos os anos, somente quando houver mudanças substancias que exijam essa evolução. A marca precisa acompanhar as mudanças de valores, visão e missão da organização.

3. Meu público ainda é o mesmo?

Se, por um reposicionamento voluntário ou involuntário, sua empresa mudou de público, fundamentalmente a marca precisa de um upgrade. Lembre-se um dos 4 Ps do Marketing é a Propaganda: estude o comportamento desse novo consumidor e apresente-se para ele da forma mais assertiva possível.

4. A marca precisa mudar quando acontecem fusões e aquisições?

A junção de duas ou mais empresas ou a aquisição de uma nova empresa é um processo que exige, naturalmente, um reposicionamento estratégico. A organização que surgirá a partir dessa união precisa ganhar corpo e cativar a atenção dos consumidores. Assim, é aconselhável pensar em como a marca deve representar essa nova fase. É um processo delicado que exige estudo e experimentação.

As empresas não devem mudar ou atualizar sua identidade visual apenas para o bem dela. É fundamental que o propósito estratégico do negócio esteja por trás dessa decisão.

Veja também: 10 dicas importantes para a identidade visual da sua empresa

Agora que você sabe se precisa mudar a identidade visual, veja como fazer isso, ou mesmo criar a identidade visual de uma nova empresa.

Quer se inspirara com alguns belos logotipos? Confira o trabalho de nossos designers que elaboraram estes modelos de logo para esta empresa de produtos veganos para pets.

site para criar logo

4 passos simples para criar sua identidade corporativa

1. Tenha um nome e um slogan marcantes
O primeiro ponto de partida da sua empresa está no nome. É preciso ser criativo nesta hora, um bom nome pode demorar semanas para sair mas depois disso você terá a tranquilidade de ter feito a escolha correta.

2. Crie uma logomarca única
Com a internet você pode encontrar modelos variados de logo e muitos empresários copiam estes modelos prontos para suas empresas. Para uma identidade corporativa de sucesso você precisa de um logo novo. Como dissemos não se pode confundir o que é identidade visual de sua empresa com a de outra! E esse é um perigo real para quem usa modelos prontos!

Por isso é importante contratar um design com experiência e com cases de sucesso para te apresentar.

Confira este CASE de Sucesso do restaurante Point do Macarrão, que fez toda sua identidade visual com a We Do Logos!

3. Tenha uma cartão de visitas sempre com você
Depois de um nome, slogan e logo marcantes, você precisa espalhar a imagem da sua empresa sempre onde for. Levar cartões de visitas na carteira é uma ótima opção para sempre estar pronto para fazer networking e se conectar com potenciais clientes.

Confira: Cartão de visita empresarial: Não saia pra trabalhar sem ele

4. Crie seu website
Ter um website parou de se ser um diferencial e se transformou em uma ferramenta poderosa para gerar leads e se relacionar com potenciais clientes. Crie um website único para sua empresa, escreva um blog e facilite de todas as maneiras o contato dos clientes com a sua empresa através de números de telefone e formulários de contato. Existem algumas ferramentas que ajudam você a criar o seu site em segundos como:

E ai? Estas informações foram suficientes para entender o que é identidade visual corporativa? E se sua empresa precisa de materiais de comunicação, como logotipos, papelaria, panfletos, embalagens e muitos outros, já sabe: pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.

We Do Logos