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Como escolher o estilo ideal para o seu logotipo?

Gustavo Mota 23/09/2015 Comente! Logo

Mais do que apenas um nome e um desenho bonito, um logotipo é a representação visual de tudo aquilo que sua empresa é e ainda deseja ser. Além disso, é bom saber que o logotipo serve muitas vezes também como uma espécie de cartão de apresentação, mostrando de cara o quão profissional e original aquela companhia deve ser. Foi pensando nisso que listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar — e muito — na hora de bolar ou redesenhar a sua marca.

Veja neste artigo quais são essas dicas e entenda como escolher o estilo perfeito para seu logotipo!

Foque na mensagem que deseja passar

Muitas pessoas começam o trabalho de criação de um logotipo buscando como referência aquilo que foi feito pelos concorrentes ou até mesmo em sites conhecidos de design. E, a princípio, até que não há nada de errado nisso. No entanto, vale lembrar que bons logos carregam as mensagens e a identidade de uma empresa, portanto, não é porque uma cafeteria usou uma xícara em sua marca que todas as outras devam usar — inclusive, a Starbucks, uma das maiores redes de cafeterias do mundo, além de nunca ter usado algum desenho referente ao café em sua marca, recentemente chegou até a excluir essa palavra do seu logo.

starbucks1

Portanto, a primeira dica aqui é: foque naquilo que você quer transmitir sobre a sua empresa. Decida primeiro se a mensagem a ser passada deve ser descontraída, séria ou moderna, e só depois resolva como representar isso com cores e formas.

Pense bastante nas cores do seu logotipo

Depois de ter resolvido qual deve ser a mensagem a ser passada pela sua empresa, escolher a cor que para representá-la no logotipo se torna uma tarefa um pouco mais fácil. Com isso em mente, estude o significado de cada cor e combine aquelas que reflitam melhor o espírito da sua marca.

Se precisar de uma ajudinha, veja só alguns significados conhecidos sobre algumas delas:

  • Vermelho: paixão, perigo, energia.
  • Amarelo: luz, calor, otimismo.
  • Laranja: alegria, sucesso, vitalidade.
  • Verde: saúde, liberdade, esperança.
  • Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade.
  • Preto: elegância, formalidade, força.

Mesmo com essas dicas, não se prenda ao lugar-comum. Tente fazer uma pesquisa mais aprofundada para descobrir se existe algum tom que ainda não foi explorado pelo seu nicho de mercado e, caso encontre, não tenha medo de usá-lo. E não se esqueça de ver também os significados que aquela cor pode ter em diferentes países — no Oriente Médio, por exemplo, o preto significa tanto renascimento quanto luto, enquanto na África a cor passa uma ideia de masculinidade e maturidade (veja a lista completa).

Escolha uma boa tipografia

Assim como acontece com as cores, cada fonte também carrega um simbolismo diferente. Por isso, é bom escolher com cuidado o tipo que será destacado em sua marca. As fontes serifadas (aquelas com pequenos traços ou extensões no final de cada letra), por exemplo, transmitem características de sofisticação, tradicionalismo e aspectos mais clássicos, enquanto sem serifa trazem mais clareza, leveza e respiro.

Outro detalhe importante para ser levado em conta na hora de escolher a tipografia é entender em qual meio a sua marca será vista mais facilmente. Se sua empresa for trabalhar na maior parte do tempo com produtos ou lugares físicos, as fontes serifadas darão uma leitura melhor. Já se seu negócio é mais baseado na web ou em meios digitais, a tipografia sem serifa costuma funcionar de forma mais interessante.

Em resumo: não escolha uma fonte só porque a achou bonita — e se encontrar uma chamada Comic Sans, nem leve em conta como opção.

Infográfico: Descubra a cor e a fonte ideal para o seu negócio

Evite os estilos que estão na moda

Alguns efeitos como tipos de sombras, detalhes 3D e degradês costumam ficar na moda por algum tempo e depois sumir por anos. Por causa disso, usar algum estilo em alta naquele momento na hora de compor o seu logotipo pode fazer com que sua marca pareça datada (e até mesmo cafona) em um futuro próximo. Portanto, tente usar sempre formas e cores convencionais ou clássicas para não precisar planejar um redesign em pouco tempo.

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Seja simples

Não coloque muita informação no seu logotipo. Apesar de sua função ser a de passar uma mensagem, isso não quer dizer que ele precise contar uma história de 300 páginas. Seja simples!

Lembre-se de que sua marca deverá funcionar em vários lugares com tamanhos diferentes, como cartões de visita e laterais de caminhão, telas de smartphones e televisores de 60 polegadas. Além disso, as cores também devem funcionar tanto em impressões coloridas quanto em cópias em preto e branco.

Tenha em mente o exemplo da Nike e da Adidas, que conseguiram criar logos completamente interessantes — e com grande simbolismo — com apenas algumas linhas. Quanto mais detalhes, cores e efeitos tiverem em seu logotipo, pior será para replicá-lo em diferentes formatos posteriormente.

Mantenha-se original

Talvez essa seja a dica mais clichê de todas, mas isso não quer dizer que ela esteja errada, muito pelo contrário. Tentar ser original é realmente um dos principais pontos que você deve ter em mente na hora de pensar em um logo, afinal, você não quer que sua empresa seja vista como apenas mais uma no mercado, não é? Além disso, pensar um pouco fora da caixa no momento de bolar uma marca pode ajudar também a evitar que o cliente confunda o seu produto com o de algum outro concorrente (repare como o Burger King e o McDonalds trabalham com logos e cores completamente diferentes, ainda que as duas empresas vendam produtos bastante semelhantes).

Simples, estilosos e bem desenhados, os mais famosos logotipos que conhecemos hoje são aqueles que foram produzidos pensando em vários desses detalhes na hora da criação. E quem é que não gostaria de ter uma marca tão poderosa como a da Coca-Cola ou do McDonalds? Portanto, pense bem em como escolher o estilo para o seu logo porque essa decisão pode fazer muita diferença nos seus negócios.

E então, está pronto para escolher o estilo do seu logotipo com mais confiança? Conte para nós o que achou do nosso post e compartilhe suas dicas também!

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Sobre Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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