Logotipo We Do Logos

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Design Gráfico
    • Apresentação
    • Banner
    • Capas de livros
    • Cartão de fidelidade
    • Cartão de Visita
    • Embalagem
    • Estampas
    • Etiquetas
    • Fachadas Comerciais
    • Flyer
    • Folder
    • Identidade Visual
    • Logo
    • Marca
    • Mascote
    • Papelaria
    • Plotagem
    • Rótulos
    • Sacolas personalizadas
    • Slogan
    • Uniformes Personalizados
  • Empreendedorismo
    • Abrir negócio
    • Aumentar Vendas
    • Expandir negócio
    • Finanças
    • Freelancer
    • Nome para Empresa
    • Vendas
  • Marketing
    • Domínio
    • Email marketing
    • Facebook
    • Instagram
    • Redes Sociais
    • Websites
  • O que é WeDoLogos?
Busca

Receba os nossos conteúdos de Empreendedorismo, Design Gráfico e Marketing Digital diretamente no seu e-mail.

  • Início
  • Dicas de Design Gráfico
  • Logo
  • Logo para designer de logos: 6 dicas para se aprimorar

Logo para designer de logos: 6 dicas para se aprimorar

Gustavo Mota Logo

É comum que, no calor da criação, o designer de logos se encontre com a ponta do lápis estática, na superfície do papel. E isso é algo perfeitamente natural, principalmente na hora de criar logo de designer para si meso!

Afinal de contas, ao trabalhar com criatividade, não estamos apenas ligando e desligando um interruptor. Cada trabalho deve ser único, original e adequado à proposta. A profissão de um designer gráfico de logo é realmente desafiadora.

No entanto, ela pode ficar ainda mais prática, quando prestamos atenção em algumas dicas que podem servir para todo tipo de trabalho para o designer de logotipos.

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Saiba mais: Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

Para saber quais são, continue a leitura deste post e acompanhe as nossas 6 dicas de criação para logo de designer de logotipos!

6 dicas de logos para designers:

1- Não perca o controle

Antes de arremessar o lápis ou o mouse para o outro lado da sala, respire e retome os passos. Vale a pena, inclusive, rabiscar a esmo, como se você procurasse pela ideia perdida.

Além disso, uma dica que funciona bastante, para não perder o controle com o bloqueio criativo, é visualizar as logomarcas de outra maneira: não tente apenas desenhá-las. Descreva-as, crie uma lista com os detalhes dela… Enfim, disseque-a.

Tente fazer o melhor logo de sua vida: um logo de designer gráfico!

Veja também: Quanto custa um logo? Saiba encontrar bom preço e qualidade!

2- Tenha um desenho físico em mãos

Muitos designers gráficos de logos funcionam diretamente com um computador. Entretanto, ter o desenho feito a mão pode ser uma ótima ideia para visualizá-lo de outra maneira.

Com ele pronto em mãos — ou o mais próximo possível de estar pronto —, você consegue enxergar melhorias no desenho exposto na tela do computador.

Vale o exercício. Experimente e veja como um logo de designer gráfico pode surgir mais fácil com lápis e papel!

Confira: Saiba como criar um logo perfeito para seu negócio

3- Termine, mas faça um novo

O desenho está finalizado? Ótimo! Agora, desconstrua-o.

Desenhe-o em sua forma mais literal. Se o logotipo possui uma bola de futebol, por exemplo, desenhe uma bola de futebol e, em seguida, visualize mudanças que você possa fazer — tendo como base o seu desenho finalizado.

É sempre bom exercitar uma segunda ou terceira visão de um mesmo logotipo — por mais simples que sejam esses desenhos. Trata-se, na verdade, de um exercício para ampliar o repertório e não se ver em um poço seco de ideias, eventualmente.

Lembre-se: um logo de designer gráfico tem que ser o logo dos logos!

Veja mais: Passo a passo: como criar logo para blog e detonar na web!

4- Dê ouvidos às suas ideias mais loucas

Um logotipo de designer gráfico tem que fugir do convencional!

Após analisar o briefing do projeto, qual símbolo veio à sua mente? Qual ideia passou rapidamente diante de você? Explore esses conceitos, por mais malucos que sejam, e deixe-os guardadinhos.

Após um tempo de criação, volte a eles. Verifique se existe algum sentido nos impulsos criativos e identifique maneiras de adicioná-los à ideia em desenvolvimento.

Uma vez finalizado o trabalho, anote essas ideias. Esses loucos pensamentos podem ser de grande auxílio para um outro projeto de design de logos.

Confira também: Design de logo: Mais de 50 ideias totalmente diferentes

5- Trabalhe com as cores

Você conhece o significado das principais cores? Como um designer gráfico de logos, é bem possível que conheça. No entanto, você evoca esses significados ao iniciar um novo trabalho e a criação do seu logo de designer?

Apoiar-se no simbolismo das cores pode ser uma ótima ideia para iniciar um trabalho.

Tome como exemplo a cor azul, que remete, entre outras coisas, à tranquilidade de um céu azul de verão. Isso pode significar diversas coisas que podem ser agregadas ao conceito do logotipo que você está desenhando.

Além das cores, faça associações, também, com nomes. Se uma cor da identidade visual remete à paz do céu azul (ainda no exemplo anterior), busque explorar o significado das palavras na criação do logotipo.

DICA: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

6- Pesquise e inspire-se

Este é um assunto tão delicado quanto fundamental: a inspiração no trabalho de outros designers de logos.

Isso porque, ainda que seja importante buscar novas ideias no que grandes nomes do designer gráfico têm produzido, a cautela é crucial para que a inspiração não se transforme em um inadvertido plágio.

Algumas dicas para que você não caia nessa armadilha tão prejudicial à imagem de um designer de logotipos:

  • Não busque inspiração nas formas e detalhes, apenas nos conceitos de outros designers.
  • Anote somente o que você acredita não ter funcionado em outros logos.
  • Peça a um amigo que confira o seu trabalho e o modelo de inspiração.
  • Faça pesquisas despretensiosas, somente navegando pela web. Algumas ideias podem surgir sem a necessidade de verificar o trabalho alheio.

No fim das contas, tudo se resume a isso: pesquisa. Crie o hábito de ser sempre mais curioso e anote cada ideia que tiver. Se elas são boas ou ruins, deixe que o tempo diga, eventualmente, diante de um novo trabalho.

Inspires-se: Dicas para criar um logo que represente as ideias da sua empresa

30 - eBook - 5 Segredos para criar um logo de sucesso-CTABlog

Fique por dentro: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo

E aí, designer de logos, o que achou das nossas ideias para que a fonte de boas ideias nunca se entre em extinção?

Caso tenha outras ideias, compartilhe conosco nos comentários!

Leitura focada

Junte-se a mais de 50.000 assinantes. Assine o blog!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar

Sobre Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Twitter Facebook

Artigos relacionados

  • Como criar logo para blog

    Passo a passo: como criar logo para blog e detonar na web!

  • Exemplos de logotipos para empresa com mensagens subliminares

  • Algumas dicas de como criar um Logo para pizzaria

  • 12 Vantagens de criar logo personalizada online

  • A importância do logotipo para o seu negócio

  • logos laboratórios farmacêuticos

    Como criar logos para laboratórios farmacêuticos?

Artigo anterior Ordem na casa: como organizar uma empresa desorganizada
Próximo artigo Os 5 segredos para um logo de administração de sucesso

Siga-nos nas redes sociais!

Como funciona a WeDoLogos
  • E-books
  • Ferramentas
  • Infográficos
  • Kits
  • Templates
  • Vídeos

Artigos populares

  • Cartão de visita: tamanho de cartão de visita e medidas
  • Slogan criativo: veja exemplos de slogans brasileiros mais lembrados
  • 10 exemplos muito criativos de folders
  • Como criar logotipo para empresa – Dicas que você não pode perder!
  • Entenda de forma simples os 4 Ps do Marketing

Junte-se a mais de 50.000 assinantes. Assine o blog!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar

Postagens mais recentes

  • Design Profissional x Amador: entenda a diferença!
  • Entenda a história da Gabi da AE4!
  • Abra seu próprio negócio e tenha uma marca reconhecida
  • Quero abrir uma empresa, e agora?
  • O que é e como é feito Marketing Onicanal
  • Dicas para montar sua hamburgueria
  • Sua empresa com design profissional: Conheça o We Do Logos Club
  • Entenda o Clubhouse, a rede social do momento
  • Sua empresa deve investir em design no dia a dia
  • O Twitter pode ser uma grande ferramenta para ganhar público e clientes.
  • Um designer capacitado pode mudar o rumo da sua empresa.
  • O Instagram pode ser a chave do sucesso da sua empresa.
  • A busca pela sua marca pode estar nas referências.
  • Um novo ano, uma nova Identidade Visual.
  • Artes na Black Friday: Ideias Para Sua Empresa Se Destacar
  • Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Finanças Para Empreender
  • Como Produzir Conteúdo Audiovisual com o Celular
  • O QUE É OUTBOUND MARKETING?
  • Aplicativos de Organização Para Otimizar o Trabalho Na Sua Empresa
  • O Que é Dropshipping e Como Utilizar Para Ganhar Dinheiro?

Tags

Academias Advogados Arquitetura Atendimento Bar Bijuterias Blog Business Plan Casamento Clínica Construtora Contadores Corretor de imóveis Dentista Documentos necessários E-commerce Empresas de TI Eventos Financeiro Fotógrafos Franquias Geral inovação Inspiração Jurídico Lanchonete Landing page Loja Loja de doces Loja de Informática Loja de roupas Manicure Marcenaria Marketing Digital Patentes Personal trainer Pet shop PIzzarias Produtividade Redução custos Restaurantes Salão de beleza Salão de cabeleireiro Sorveteria Turismo

Categorias

  • Café com We Do Logos
  • Dicas de Design Gráfico
    • Apresentação
    • Banner
    • Capas de livros
    • Cartão de fidelidade
    • Cartão de Visita
    • Embalagem
    • Estampas
    • Etiquetas
    • Fachadas Comerciais
    • Flyer
    • Folder
    • Identidade Visual
    • Logo
    • Marca
    • Mascote
    • Papelaria
    • Plotagem
    • Rótulos
    • Sacolas personalizadas
    • Slogan
    • Uniformes Personalizados
  • Dicas de Empreendedorismo
    • Abrir negócio
    • Aumentar Vendas
    • Expandir negócio
    • Finanças
    • Freelancer
    • Nome para Empresa
    • Vendas
  • Dicas de Marketing
    • Domínio
    • Email marketing
    • Facebook
    • Instagram
    • Redes Sociais
    • Websites
  • WeDoLogos

Arquivos

  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • fevereiro 2013
  • dezembro 2012
  • novembro 2012
  • outubro 2012
  • setembro 2012
  • agosto 2012
  • julho 2012
  • junho 2012
  • maio 2012
  • abril 2012
  • março 2012
  • fevereiro 2012
  • janeiro 2012
  • dezembro 2011
  • novembro 2011
  • outubro 2011
  • setembro 2011
  • agosto 2011
  • julho 2011
  • junho 2011
  • maio 2011

Empreendedorismo e Design Gráfico | Blog da We Do Logos · 2021 © Todos os direitos reservados

  • CRIAR LOGOTIPO
  • CRIAR LOGO
  • CRIAR LOGOMARCA
  • CRIAR MARCA