Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Design Gráfico
    • Apresentação
    • Banner
    • Capas de livros
    • Cartão de fidelidade
    • Cartão de Visita
    • Embalagem
    • Estampas
    • Etiquetas
    • Fachadas Comerciais
    • Flyer
    • Folder
    • Identidade Visual
    • Logo
    • Marca
    • Mascote
    • Papelaria
    • Plotagem
    • Rótulos
    • Sacolas personalizadas
    • Slogan
    • Uniformes Personalizados
  • Empreendedorismo
    • Abrir negócio
    • Aumentar Vendas
    • Expandir negócio
    • Finanças
    • Freelancer
    • Nome para Empresa
    • Vendas
  • Marketing
    • Domínio
    • Email marketing
    • Facebook
    • Instagram
    • Redes Sociais
    • Websites
  • O que é WeDoLogos?
Busca

Receba os nossos conteúdos de Empreendedorismo, Design Gráfico e Marketing Digital diretamente no seu e-mail.

  • Início
  • Dicas de Design Gráfico
  • Logo
  • Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo

Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo

Gustavo Mota 18/09/2015 Comente! Logo

Logo, marca, logotipo e até logomarca são conceitos que ainda trazem confusão para alguns.

O que já podemos adiantar é que a maioria dos especialistas prefere não usar o termo logomarca, que seria um neologismo inapropriado, conforme já discutido em outra postagem deste blog.

Confira: Qual o significado de logo e logotipo? E logomarca, existe?

Quanto a logo e logotipo, alguns consideram que são a mesma coisa, outros fazem pequenas diferenciações, veja:

Segundo a Professora Clotilde Perez, em seu livro Signos da Marca, “O logo pode ser definido como a imagem da palavra. Neste caso, cada palavra possui sua própria imagem tipográfica, muitos logos são constituídos de figuras que podem ser abstratas ou imitativas”.

No próprio livro da autora, ela cita Strunk, que tem uma opinião diferente: “Logotipo é a particularização da escrita de um nome. Sempre que vemos um nome representado por um tipo de letra, isso é um logotipo.”

De forma bem resumida: para alguns, logotipo é um tipo especial de logo que tem letras.

Para acabar com qualquer dúvida, juntamos diversas definições desses termos das fontes mais confiáveis, incluindo designers, professores, instituições de ensino, institutos de marcas e patentes e até dicionários.

Confira a seguir nossas duas listas de definições de marca, logo e logotipo, começando pelos mais controversos, logo e logotipo:

14 Definições de logo ou logotipo

Abaixo uma lista de definições de logo ou logotipo, começando com o famoso Paul Rand, lenda do design e criador de vários logotipos famosos.

1- Paul Rand

“Um logo serve como abreviação visual para uma organização, produto ou serviço.

Um logo é menos importante do que o produto que ela significa; o que ele significa é mais importante do que o que ele parece.

Um logo deriva seu significado da qualidade da coisa que ele simboliza, e não o contrário.

Um logo é uma bandeira, uma assinatura, um escudo.

Um logo não vende (diretamente), ele identifica.

Um logo raramente é uma descrição de um negócio.”

Veja um artigo de Paul Rand (em inglês): Logos, Flags, and Escutcheons

2- Ana Luiza Escorel

Logotipo: “O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo. Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.”

quanto-custa-um-logo

3- Augusto Schwartz

Logotipo: “Conjunto de letras especiais que caracterizam uma marca comercial.”

4- Jacob Cass

“Um logo identifica um negócio em sua forma mais simples através da utilização de uma marca ou ícone.”

5- MIT Graphic Identity

Logotipo: “Parte de um sistema de identidade gráfica, um logotipo é um símbolo que incorpora elementos de uma organização, tais como valores, objetivos, missão e cultura”.

6- INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial de Portugal 

Logotipo: “O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual determinada entidade pretende ser conhecida junto do público. O logotipo pode ser constituído por um sinal ou conjunto de sinais suscetíveis de representação gráfica, nomeadamente por elementos nominativos, figurativos ou por uma combinação de ambos.”

7- Guia do Designer Gráfico 

Logotipo: “Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo. Marca comercial de uma empresa, constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos.”

8- Dicionário de Marketing Powerminas 

Logotipo: “Letras utilizadas para compor o nome de marca ou empresa.” 

9- Oxford Dictionaries 

Logo: “Um design impresso ou símbolo que uma empresa ou uma organização utiliza como sinal especial”.  

10- Business Dictionary

Logo: “Desenho gráfico reconhecível e distintivo, nome estilizado, símbolo original ou outro dispositivo para a identificação de uma organização. Ele está afixado, incluído ou impresso em todos os materiais publicitários, edifícios, comunicações, literatura, produtos, artigos de papelaria e veículos. Não deve ser confundido com uma marca, que identifica um produto ou família de produtos. Também chamado de logotipo.”

11- Dicionário Priberam 

Logotipo: “Conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc.”

12- Wikipedia

“Um logotipo é uma marca gráfica, emblema, ou símbolo comumente usado por empresas comerciais, organizações e até indivíduos para auxiliar e promover reconhecimento público instantâneo. Logos são puramente gráficos (símbolos / ícones) ou são compostos pelo nome da organização (um logotipo ou wordmark).”

“O logotipo (ideograma) é a imagem que incorpora uma organização.”

13- Investopedia

Logo: “A marca gráfica utilizada para identificar uma empresa, organização, produto ou marca. Logos podem ser exibidos ao lado ou no lugar do nome de uma empresa, a fim de gerar a consciência de associação da empresa com um produto ou serviço particular. O grafismo especial usado para isso pode ser uma versão estilizada do lettering impressa (como um wordmark) ou abstrato (como uma forma não relacionada com o lettering da empresa).”

14- Wikidicionário

  • Logotipo: “Forma particular como o nome de uma marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica”

Como você viu, o logo marca a identidade da empresa.

Então, logo, marca ou logotipo? Ainda confuso? Seguem mais algumas definições, agora de marca:

logo marca

11 Definições de marca

1- Philip Kotler

“Uma marca é uma oferta de fonte conhecida.”

“Em essência, uma marca identifica a empresa ou o fabricante. Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo. Uma marca, é essencialmente uma promessa de uma empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores.”

Confira matéria da PEGN: 8 lições de marketing de Philip Kotler

2- INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial (do Brasil)

“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.”

http://www.inpi.gov.br/

3- American Marketing Association – AMA

Marca: “um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los da concorrência”

https://www.ama.org

4- Departamento de mercadologia, EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV

Marca: “… praticamente, todos os meios de identificação [da oferta], exceto, talvez, a embalagem e a forma do produto.”

http://eaesp.fgvsp.br/

5- Polia Lerner Hamburger

“Marca é o nome, termo, símbolo, grupo de palavras ou letras, desenho ou combinação desse todos, usados para identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores, distinguindo-os dos demais produtos ou serviços concorrentes.”

6- Leo Burnett

Marca: “qualquer coisa que deixa uma imagem mental da identidade da marca.”

7- Heidi Cohen

“As marcas são mensagens taquigráficas de marketing que criam vínculos emocionais com os consumidores.”

8- Ann Handley

“Marca é a imagem que as pessoas têm da sua empresa ou produto. É o que as pessoas pensam que você é.”

9- David Ogilvy

Marca: “A soma intangível dos atributos de um produto: o seu nome, embalagem e preço, sua história, sua reputação, bem como a forma como ele é anunciado.”

10- Al Reis

“A marca é uma ideia singular ou conceito que você possui dentro da mente de um cliente potencial.”

11- Sergio Zyman

“A marca é essencialmente um recipiente para a experiência completa de um cliente com o produto ou com a empresa.”

Entendeu mais claramente as diferenças e semelhanças entre logo, marca e logotipo?

Se você precisa criar um logo para a marca de sua empresa e quer que ele siga todos estes conceitos, uma boa alternativa é a We Do Logos. Nosso site criativo permite que você envie um pedido de design de logo ou diversos outros materiais de marketing para nosso time de designers profissionais. Em até 48h você começa a receber propostas, analisa e pede ajuste online até chegar no resultados que sua empresa precisa.

Rodapé-conheça-a-WDL

Leitura focada

Junte-se a mais de 50.000 assinantes. Assine o blog!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar

Sobre Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Twitter Facebook

Artigos relacionados

  • sacolas personalizadas

    As 10 sacolas personalizadas mais legais que você já viu!

  • Como fidelizar clientes

    7 segredos de como fidelizar clientes e melhorar resultados

  • dicas de nomes para empresa

    7 dicas de nomes para empresa: como escolher, o que evitar?

  • Agenda online compartilhada

    Agenda online compartilhada e programas para empresas

  • 7 negócios para investir neste verão!

  • Nomes para Escritório de Contabilidade

    Dicas e sugestões de nomes para escritório de contabilidade

Artigo anterior Como criar um logotipo como se fosse um filho
Próximo artigo 7 Identidades Criativas para Contador!

Siga-nos nas redes sociais!

Como funciona a WeDoLogos
  • E-books
  • Ferramentas
  • Infográficos
  • Kits
  • Templates
  • Vídeos

Artigos populares

  • Cartão de visita: tamanho de cartão de visita e medidas
  • Slogan criativo: veja exemplos de slogans brasileiros mais lembrados
  • 10 exemplos muito criativos de folders
  • Como criar logotipo para empresa – Dicas que você não pode perder!
  • Entenda de forma simples os 4 Ps do Marketing

Junte-se a mais de 50.000 assinantes. Assine o blog!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar

Postagens mais recentes

  • Métricas de E-mail Marketing: Descubra o que são e como utilizá-las!
  • Aprenda como funciona a formatação de Franquias Empresariais
  • O que você quer saber de verdade. | Bate papo com Atendimento #5
  • Saiba quanto seu cliente gasta! | Bate papo com Financeiro #5
  • “Como é isso de anunciar no Facebook?” | Bate papo com Marketing #5
  • Vender bem é vender sempre! | Bate papo com Vendas #5
  • Você sabe qual é o dia mais importante da semana? | Bate papo com Empreendedorismo #5
  • Ferramentas que salvam! | Bate papo com Tecnologia #4
  • Foco nesse e-mail! | Bate papo com Atendimento #4
  • Ferramentas! Pt 2 | Bate papo com Financeiro #4
  • Você sabe divulgar a sua Empresa? | Bate papo com Marketing #4
  • Você é o protagonista do seu sucesso? | Bate papo com Vendas #4
  • Você está preparado? | Bate papo com Empreendedorismo #4
  • O seu site é responsivo? | Bate papo com Tecnologia #3
  • Chegou a hora de conhecer seus clientes! | Bate papo com Atendimento #3
  • Ferramentas! | Bate papo com Financeiro #3
  • Preciso de um site. E agora? | Bate papo com Marketing #3
  • A Guerra dos 100 anos… | Bate papo com Vendas #3
  • Abra se você for autossuficiente | Bate papo com Empreendedorismo #3
  • Você constrói pontes ou muros? | Bate papo com T.I #2

Tags

Academias Advogados Arquitetura Atendimento Bar Bijuterias Blog Casamento Clínica Construtora Contadores Corretor de imóveis Dentista Documentos necessários E-commerce Empresas de TI Empresas de transporte Eventos Financeiro Fotógrafos Franquias Geral inovação Inspiração Jurídico Lanchonete Landing page Loja Loja de doces Loja de Informática Loja de roupas Manicure Marcenaria Marketing Digital Patentes Personal trainer Pet shop PIzzarias Produtividade Redução custos Restaurantes Salão de beleza Salão de cabeleireiro Sorveteria Turismo

Categorias

  • Café com We Do Logos » 28
  • Dicas de Design Gráfico » 480
    • Apresentação » 5
    • Banner » 7
    • Capas de livros » 1
    • Cartão de fidelidade » 5
    • Cartão de Visita » 68
    • Embalagem » 30
    • Estampas » 2
    • Etiquetas » 1
    • Fachadas Comerciais » 10
    • Flyer » 38
    • Folder » 38
    • Identidade Visual » 45
    • Logo » 147
    • Marca » 43
    • Mascote » 8
    • Papelaria » 11
    • Plotagem » 8
    • Rótulos » 3
    • Sacolas personalizadas » 8
    • Slogan » 17
    • Uniformes Personalizados » 2
  • Dicas de Empreendedorismo » 2.321
    • Abrir negócio » 79
    • Aumentar Vendas » 10
    • Expandir negócio » 2.016
    • Finanças » 22
    • Freelancer » 12
    • Nome para Empresa » 70
    • Vendas » 33
  • Dicas de Marketing » 184
    • Domínio » 2
    • Email marketing » 10
    • Facebook » 5
    • Instagram » 5
    • Redes Sociais » 7
    • Websites » 40
  • WeDoLogos » 34

Arquivos

  • março 2019 » 2
  • fevereiro 2019 » 29
  • janeiro 2019 » 3
  • dezembro 2018 » 2
  • novembro 2018 » 5
  • outubro 2018 » 4
  • setembro 2018 » 2
  • agosto 2018 » 1
  • julho 2018 » 4
  • junho 2018 » 5
  • maio 2018 » 6
  • abril 2018 » 1
  • março 2018 » 1
  • fevereiro 2018 » 15
  • janeiro 2018 » 16
  • dezembro 2017 » 20
  • novembro 2017 » 24
  • outubro 2017 » 17
  • setembro 2017 » 23
  • agosto 2017 » 25
  • julho 2017 » 21
  • junho 2017 » 22
  • maio 2017 » 27
  • abril 2017 » 3
  • março 2017 » 3
  • fevereiro 2017 » 1
  • janeiro 2017 » 6
  • dezembro 2016 » 12
  • novembro 2016 » 19
  • outubro 2016 » 20
  • setembro 2016 » 39
  • agosto 2016 » 53
  • julho 2016 » 30
  • junho 2016 » 40
  • maio 2016 » 40
  • abril 2016 » 46
  • março 2016 » 46
  • fevereiro 2016 » 63
  • janeiro 2016 » 195
  • dezembro 2015 » 39
  • novembro 2015 » 17
  • outubro 2015 » 22
  • setembro 2015 » 26
  • agosto 2015 » 17
  • julho 2015 » 12
  • junho 2015 » 17
  • maio 2015 » 12
  • abril 2015 » 11
  • março 2015 » 5
  • fevereiro 2015 » 10
  • janeiro 2015 » 10
  • dezembro 2014 » 8
  • novembro 2014 » 6
  • outubro 2014 » 11
  • setembro 2014 » 9
  • agosto 2014 » 8
  • julho 2014 » 21
  • junho 2014 » 20
  • maio 2014 » 20
  • abril 2014 » 9
  • março 2014 » 12
  • fevereiro 2014 » 9
  • janeiro 2014 » 8
  • dezembro 2013 » 13
  • novembro 2013 » 2
  • outubro 2013 » 64
  • setembro 2013 » 55
  • agosto 2013 » 64
  • julho 2013 » 23
  • junho 2013 » 57
  • maio 2013 » 68
  • abril 2013 » 70
  • março 2013 » 66
  • fevereiro 2013 » 53
  • janeiro 2013 » 71
  • dezembro 2012 » 58
  • novembro 2012 » 52
  • outubro 2012 » 67
  • setembro 2012 » 70
  • agosto 2012 » 82
  • julho 2012 » 7
  • junho 2012 » 86
  • maio 2012 » 79
  • abril 2012 » 83
  • março 2012 » 91
  • fevereiro 2012 » 88
  • janeiro 2012 » 92
  • dezembro 2011 » 96
  • novembro 2011 » 85
  • outubro 2011 » 97
  • setembro 2011 » 100
  • agosto 2011 » 146
  • julho 2011 » 102
  • junho 2011 » 95
  • maio 2011 » 64

Empreendedorismo e Design Gráfico | Blog da We Do Logos · 2019 © Todos os direitos reservados

  • CRIAR LOGOTIPO
  • CRIAR LOGO
  • CRIAR LOGOMARCA
  • CRIAR MARCA