Designer para marca pessoal: por que eu preciso de um?

Com certeza você já leu por aí que trabalhar a sua marca pessoal é essencial para se destacar enquanto profissional e conquistar novos clientes. Afinal, se as pessoas não sentirem confiança no que você representa e se propõe a fazer, será muito difícil fechar novos trabalhos sem depender das famosas indicações.

A grande dúvida que fica nisso tudo, porém, é: como desenvolver esse ponto tão importante para o sucesso do meu negócio? Será que eu preciso contratar um designer para marca pessoal para me ajudar nessa tarefa?

Continue lendo o nosso artigo e saiba um pouco mais sobre o que esse processo envolve e entenda como um designer pode te ajudar a desenvolvê-lo com sucesso!

Vale a pena investir tanto assim na minha marca pessoal?

Antes de tudo, vamos falar mais a fundo sobre a importância de investir em uma marca pessoal atrativa e que reflita a qualidade e diferenciais do seu trabalho.

Você é o que você vende

Quando falamos de profissionais liberais, médicos, dentistas, consultores, entre outros, não estamos tratando de um produto tangível e que o cliente possa pegar e analisar. A sua imagem está totalmente relacionada à qualidade do seu trabalho, por isso, passar uma percepção de competência e seriedade é fundamental para conquistar novos clientes.

A forma como você se porta e divulga os seus serviços interfere diretamente na confiança das pessoas e, como sabemos, esse é um fator fundamental quando qualquer pessoa vai fechar um contrato ou comprar algo novo.

Destaque-se em meio aos concorrentes

O que você oferece ou faz de diferente que outro profissional com a mesma qualificação não faz? Você pode ter essa resposta na ponta da língua, no entanto, se não souber como comunicar da forma correta quais são os seus diferenciais, os seus clientes jamais adivinharão.

Construir uma boa marca pessoal é uma das melhores ferramentas que você pode utilizar para atingir o seu objetivo. Enquanto os seus concorrentes ficam presos ao boca a boca, você sai na frente e se destaca por ter uma marca atrativa e que transmita exatamente a essência do seu trabalho.

Crie valor para a sua marca pessoal

Uma marca pessoal engloba diversos aspectos, desde a forma como você se veste, até o seu logo e site. O design da sua marca pessoal não pode ser feito de qualquer maneira. Lembre-se de que existem diversas pessoas que gostariam de contratar os seus serviços, mas ainda não te conhecem e precisam de indicadores de qualidade que as façam acreditar que estão tomando uma boa decisão.

Por isso, é muito importante pensar na sua marca como um todo. Atente-se a cada mínimo detalhe e garanta que todos os elementos conversem entre si e transmitam exatamente a mensagem que você deseja passar.

Por que um designer deve me ajudar com essa tarefa?

Agora que você já sabe que desenvolver uma marca pessoal atrativa e coerente é fundamental para atrair mais clientes e obter sucesso no mundo dos negócios, chegou o momento de tomar uma decisão importante: contratar um profissional especializado ou fazer o trabalho todo sozinho.

O barato sempre sai caro

Contratar um designer para desenvolver a sua marca pessoal envolve fazer um investimento em seu negócio. Muitas vezes, acreditamos que essa é uma tarefa fácil e que podemos usar alguma coisa já pronta ou contar com a ajuda de um amigo. No entanto, é importante tomar muito cuidado com esse tipo de decisão! Lembre-se do peso que a marca pessoal tem para o sucesso do seu negócio.

Será que vale a pena economizar alguns reais agora para precisar refazer tudo depois? Ou, pior ainda, compensa não gastar nada e acabar passando a mensagem errada e perder clientes? Na dúvida, é sempre melhor pesquisar opções de profissionais e valores para comparar os investimentos e não se arrepender no futuro!

A mensagem precisa ser transmitida da maneira certa

É muito comum confundirmos os nossos gostos pessoais com o que achamos que um possível cliente possa entender da nossa marca pessoal. Se queremos passar uma mensagem de sofisticação, por exemplo, podemos usar cores e um tipo de fonte que acreditamos que transmita essa característica. No entanto, a sua opinião pessoal pode ser muito diferente da percepção que o cliente vai ter.

Um designer saber exatamente como combinar os elementos e dispor as cores, fontes e imagens da melhor forma para transmitir exatamente a mensagem que você deseja passar. Muitas vezes, uma pessoa “de fora” e que possui conhecimentos profundos sobre o assunto vai conseguir te orientar muito melhor a construir uma identidade visual matadora para você do que se você confiar apenas no seu gosto.

Muito além do logo

A construção da sua marca pessoal vai muito além de criar um logo bonito. Ela envolve desenvolver outros materiais de comunicação e criar normas para a aplicação e uso de todos esses elementos. A sua marca precisa ter uma consistência para que seja facilmente reconhecida e desperte o interesse de potenciais clientes.

De nada adianta desenvolver um logotipo incrível se ele for utilizado cada hora de uma maneira. Por isso, é muito importante criar uma marca forte e que posicione e te diferencie no mercado.

É preciso muita pesquisa e planejamento

Você não quer que a sua marca pessoal transmita a mensagem errada e os seus clientes comecem a associá-la com o oposto do que você estava querendo, certo?

Desenvolver uma marca pessoal demanda tempo, planejamento e pesquisa. É preciso ter um bom repertório para saber o que já foi utilizado e o que dá certo ou não para cada segmento. Essa visão só será possível se você contar com um bom profissional ao seu lado, que consiga te apresentar opções que criem diferenciação e gerem um valor real para o seu negócio!

Lembre-se de que você é o produto que está vendendo. Por isso, trate a sua marca pessoal com todo o carinho e atenção com que trata os seus clientes. Avalie se vale a pena correr o risco de desenvolver algo pela metade ou provisório ou se não é muito melhor para o seu negócio já contar com um designer para marca pessoal que possa te ajudar nessa tarefa tão importante!

Conheça um pouco mais sobre as possibilidades, serviços e profissionais que podem te ajudar a desenvolver uma marca pessoal atrativa e eficiente!