Como criar um mascote com personalidade e carisma

Quem se lembra das cenas finais de “Os caça fantasmas”? A aparição do monstro de marshmallow*, o Stay Puft – mesmo o mascote sendo ficcional – demonstra o apelo desse tipo de personagem. É por isso que saber exatamente como criar um mascote carismático como esse faz toda diferença.

  • * Não se lembra ou não viu o filme? Leia este texto e entenda a referência ao monstro de marshmallow.

O mascote pode ser uma boa estratégia diante da necessidade de diferenciação em um mercado tão saturado de marcas e produtos similares. Dentre os elementos de identidade visual de uma marca, o mascote cumpre, de uma forma lúdica, o papel de interlocutor direto da empresa com o cliente.

Um mascote bem desenvolvido pode colaborar para a humanização da marca, ao ligar o produto a uma figura que expressa sentimentos e sensações (alegria, entusiasmo, emoção, etc.), gerando empatia e identificação. Além desses motivos, outros podem explicar o sucesso dos mascotes junto aos consumidores:

  • Mascotes encantam as crianças – e não podemos esquecer que, hoje em dia, elas participam de cerca de 80% das decisões de compra da família.
  • O mascote favorece a interação da marca com o público. É só lembrar do tigre da Kellogg’s jogando basquete com a família ou do peru da Sadia preparando a janta com a mãe.
  • Já nascem com muitas possibilidades de atuação em propagandas e campanhas promocionais, e podem facilmente se converter em brindes e outros itens de divulgação que aumentam o alcance da marca.

Como criar um mascote passo a passo

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1- Planejamento do mascote

Como criar um mascote se ele não estiver alinhado ao objetivo de comunicação da empresa? Só assim esta peça de comunicação estará reforçando a imagem a ser transmitida e os valores que se quer agregar à marca e ao produto. É importante, então, a produção de um briefing detalhado que revele o histórico da marca ou produto, o perfil do público-alvo (idade, sexo, classe-social) e também a imagem que esse público tem da empresa ou do produto que se pretende representar.

Novamente, Kellogg’s e Sadia são dois excelentes exemplos de como criar um mascote: no caso dos flocos de milho açucarados, vendidos como fonte de energia e disposição, nada melhor que um tigre, robusto e ativo, para representar a ambição do produto; já no caso da Sadia, o franguinho desastrado é o próprio produto comercializado pela marca com características humanas que encanta as crianças e desperta identificação entre os adultos consumidores de comida congelada.

2- Criação do personagem

Com o briefing em mãos, é preciso tomar uma decisão importante: como criar o mascote: qual será sua forma? Humano, animal, um objeto ou o proprio produto animado? Neste momento, não se pode perder de vista o objetivo da marca com a criação do mascote. Vamos ver alguns exemplos bem sucedidos de mascotes de cada tipo?

  • Mascote humano: como a escolha é bastante popular, o personagem deverá ter aspectos bem marcantes que o diferencie dos demais. Exemplos: o cangaceirinho das Casas Bahia e o Ronald McDonald`s.
  • Mascote animal: animais tem que ser escolhidos com muito cuidado, para não provocarem associações grotescas. Casos positivos: o pinguim do Ponto Frio e o próprio franguinho da Sadia – ambos remetem diretamente à marca.
  • Mascote objeto: apesar de serem objetos, precisam ser “vivos”, para tocar o consumidor. Exemplos: Lamp da Pixar, o robô da Android.
  • Mascote objeto-produto: é o próprio produto animado. Assim como a categoria anterior, precisam ser “vivos”. Exemplo: Toddynho e Lolo.

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3- Outros elementos do visual da mascote

Cores: é importante manter o padrão das cores escolhidas para os outros elementos de identidade visual, como o logotipo, o símbolo e a marca.

Formas: também aqui, a direção é a mensagem que o mascote precisa passar sobre o produto ou marca. Lembrando que círculos dão vida a personagens amigáveis e fofinhos, ao passo que retângulos e quadrados criam personagens fortes e sólidos.

 

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