A escolha do ponto comercial é uma das etapas mais complexas na abertura de um negócio e necessita de muita atenção e pesquisas. A análise do endereço deve ser cautelosa, pois certas localizações acabam por oferecer desvantagens ao empreendimento. Veja algumas dicas!
A importância do “P” de ponto
Segundo o marketing moderno existe uma combinação de Ps – os “4 Os do marketing”, Ponto (localização), Preço, Produto e Promoção, todos esses itens devem ser levados em consideração pelo empreendedor. O ponto comercial tem vida longa, os outros podem ser mais fáceis na hora de serem reformulados a fim de melhorar o funcionamento.
O lugar ideal
O mais próximo possível do seu público-alvo. Quando o empreendimento não atende esta característica é necessário um bom investimento e bastante tempo para garantir esse espaço no mercado.
Fácil acesso
É importante verificar a rua onde o ponto será aberto. Avenidas com retornos e estacionamentos proibidos atrapalham e afastam o consumidor. Vias movimentadas adaptam-se a compras por impulso e ruas mais calmas as vendas de produtos especializados. O sucesso de uma empresa conta com essa facilidade de acesso.
Aspectos legais
Se for um imóvel usado, o empreendedor precisa avaliar se a área permite a montagem de uma loja e se a reforma é viável do ponto de vista arquitetônico e financeiro. Fique ciente dos detalhes sobre as limitações de construção.
Ponto em shopping
Antes de investir em uma loja de shopping, faça uma analise do perfil do público, do mix de empresas e das exigências impostas pela administração.
População
A renda das pessoas da região deve ser levada em conta, assim como os consumidores em potencial, os hábitos e o comportamento de compra, os locais de maior freqüência dos compradores e o seu grau de fidelidade em outros estabelecimentos.
Concorrência e visibilidade
Deve-se entender geograficamente para onde tem sido a expansão, ou fechamento das lojas e dos principais concorrentes. A fachada da sua empresa deve estar livre, sem interrupções visuais, para que tenha maior e melhor exposição. Procure um lugar seguro, arejado e com boa iluminação.
O projeto da loja
Para projetar uma loja, tenha em mente a área total que você disponibiliza, o quanto você possui de volume de mercadoria e o espaço para circulação. Lembre-se sempre do acesso do seu público-alvo, tipo de expositores e vitrine. Invista no projeto visual da empresa. Procure um profissional para arrumar a empresa e não confie apenas nos seus próprios valores estéticos. Crie ambientes que estabeleçam identidade com seu público alvo.
Qualidade e funcionalidade
Funcionalidade é ter uma boa distribuição da área. É pensar na circulação do cliente e na exposição do produto. Os atributos visuais na decoração e coordenação dos elementos precisam ser atraentes e provocar impacto da fachada ao interior do espaço. Escolher materiais e mão-de-obra de profissionais qualificados irá refletir na qualidade dos seus produtos.
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Fonte:Blog dos empreendedores