Chegou a hora de mudar completamente a rotina e responder apenas para você? Então este pode ser o momento perfeito para colocar as ideias no papel com nossas dicas para abrir seu próprio negócio!
No entanto, nós sabemos que do ímpeto à concretização existe um longo e desafiador caminho pela frente.
Foi por isso que pensamos no post de hoje! Para facilitar a sua jornada, separamos 4 dicas para abir seu próprio negócio que vão mostrar os segredos do empreendedorismo para você. Confira!
Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.
Confira nossas dicas para abrir seu próprio negócio
1- Saiba onde investir suas atenções
O mercado está agitadíssimo para receber novas ideias. E não faltam propostas tentadoras para abrir um novo negócio — seja no modelo de franquias ou mesmo em parcerias com amigos e familiares.
Nada disso será útil, entretanto, se você não souber onde deseja investir a sua atenção — e o seu dinheiro. Para isso, algumas dicas para abrir seu próprio negócio:
Invista em um segmento que você possua, ao menos, afinidade.
Não aceite a primeira ideia que surgir. Elabore-a mais.
Faça aquilo que gosta, não o que rende mais (se der para equilibrar os dois, ótimo).
As dicas para abrir seu próprio negócio podem ter um gostinho de obviedade, mas fica o aviso: é melhor atuar em algo prazeroso para você, pessoalmente, pois assim existe muito menos chances de você cansar do negócio próprio.
2- Encontre o lugar ideal
A localização é o mapa da mina de quem deseja abrir seu próprio negócio!
Por isso, faça uma pesquisa preliminar e identifique onde se concentra o seu público-alvo. A partir das respostas, vá fundo na análise e entenda se convém uma loja em quiosques ou shopping centers, ou mesmo em lojas de rua.
Vale saber:
Facilidade de acesso é fundamental, seja por transporte público ou áreas de estacionamentos.
Descubra como é a concorrência ao redor da região e a frequência de clientes.
Procure estar na área de trânsito do seu consumidor. Isso facilita, e muito, as compras por impulso.
Pense com muito cuidado e analise profundamente as questões acima.
3- Tenha diferentes planos
Uma das nossas grandes dicas para abrir seu próprio negócio é: planeje. Muito!
Plano de negócios
Para começar, monte um plano de negócios que vise prevenir você de surpresas desagradáveis ao longo do caminho.
Isso inclui tudo: desde o ponto de escolha do seu negócio até a infraestrutura e orçamento inicial. Prevenir-se é uma excelente maneira de deixar os obstáculos do lado de fora do seu empreendimento.
Plano de marketing
Nele, concentram-se informações cruciais para o desenvolvimento do seu negócio próprio, como:
Descrição e estudo do consumidor.
Descrição dos principais produtos ou serviços da sua loja.
Análise da concorrência e dos fornecedores.
Estratégias para promover a sua marca.
Plano operacional
Aqui, traduz-se o mesmo que “botar a mão na massa”, pois são todos os números referentes à sua necessidade de colaboradores, capacidade de produção e noções orçamentárias.
Plano financeiro
Tão importante quanto os cálculos do plano operacional, aqui você deve colocar no papel todo o seu investimento: antes, durante e após a inauguração do seu negócio próprio. Ter um departamento financeiro organizado é fundamental!
4- Amplie a sua rede de contatos
Com todas as ideias consolidadas, estabeleça uma rede de contatos, e não perca uma oportunidade sequer de ampliá-la.
Para isso, compareça a eventos do seu segmento de atuação, alie-se aos seus fornecedores e tenha sempre um bom cartão de visitas à mão: ele é uma excelente ferramenta para garantir que os seus clientes — e clientes em potencial — procurem por você primeiro.
Dicas de negócio próprio
Para quem ainda não sabe nem por onde começar — ou seja: a ideia de negócio próprio, sugerimos alguns setores que estão sempre em expansão, como:
Setor de beleza
Um dos ramos mais rentáveis do Brasil, apostar no segmento de beleza pode ser uma ótima maneira de começar um negócio próprio gastando pouco, e com uma chance de retorno grande.
Fique ligado: Como montar meu salão de beleza e realizar um sonho?
E-commerce
A internet facilitou bastante a entrada de empreendedores no mercado, e as lojas virtuais são a garantia de que é possível iniciar um negócio próprio rapidamente.
Identifique qual produto ou serviço você pode oferecer e invista no segmento tecnológico para acomodar o seu espaço de vendas e de atendimento.
Veja também: Como melhorar a experiência de compra no e-commerce?
Bebidas
Seja para vender insumos ou mesmo cervejas e bebidas de todos os tipos, uma coisa é certa: o setor de bebidas está em franca expansão, no País, e pode ser o norte que você precisava para abrir o próprio negócio.
Confira também: Plano de Negócio para um bar & lanchonete
Comece agora a abrir seu próprio negócio
Agora que você já viu tantas dicas para abrir seu próprio negócio, não perca tempo e comece, agora mesmo, a planejar o seu futuro!
Já tem um logotipo, nome ou slogan? Esses elementos são muito importantes e um site de concorrência criativa, como a We Do Logos pode ajudar a sua empresa a desenvolver a parte de comunicação e marketing rapidamente.
Já pensou em contar com quase 80 mil designers e redatores para criar o nome de sua empresa, logomarca e outros materiais? Sejam sites ou folders e muito mais, você consegue um preço justo com alta qualidade e pode focar em outras providências de seu negócio enquanto isso. E, o melhor de tudo: caso você não goste das propostas enviadas, pode pedir seu dinheiro de volta e receber em até 5 dias úteis!