4♥No fundo, lá no fundo mesmo, poderíamos dizer que não existe diferença de meta e objetivo, uma diferença real. São sinônimos, palavra que significam a mesma coisa.
Mas, como diria aquele velho ditado: na prática a teoria é outra.
O objetivo parece ter mais importância que a meta e, na verdade, as metas seriam as etapas par se alcançar o objetivo final. Um exemplo seriam as famosas metas de vendas.
Independentemente de existir ou não essa diferença entre meta e objetivo, uma coisa precisa ficar clara: tanto a meta quanto o objetivo, precisam de 2 características principais:
- Um valor, um número, uma cifra mensurável a ser alcançada.
- Um prazo para que isso aconteça.
Alguns falam em objetivos qualitativos, mas, na verdade, isso pode ser interpretado como alcançar determinada qualidade ou estado, uma vez, por exemplo:
- Objetivo: ser o líder de mercado até o final do ano.
Como você notou, objetivos, metas e planejamento são palavras que andam sempre juntas.
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Mas vamos entender melhor esta diferença de meta e objetivo que é muito usada na prática dos negócios
A sutil diferença de meta e objetivo
O objetivo do futebol é o gol? Vamos pensar assim: me diga um sinônimo de gol, no futebol? Isso: meta. Quando se bate o tiro de meta, se chuta a bola próxima ao gol, daí o nome.
Então, a meta do futebol, aquilo que nossa equipe tem que fazer, são os gols.
Mas, então, qual o objetivo? O Objetivo poderia ser ganhar o jogo (nem sempre!).
Vamos entender melhor. Imagine um técnico instruindo seus jogadores no início de uma disputa e demonstrando sua liderança da equipe.
Ele poderia definir o objetivo da partida como ganhar o jogo?
Sim, existe algo mensurável, ser o vencedor. Ou você é ou você não é, a medida é um ou zero, mas é mensurável. E existe um prazo para conseguir isso, até o final da partida.
Portando:
- Objetivo da partida: vencer o jogo (até os 90 minutos, claro).
Mas qual seria a meta?
- Uma meta poderia ser: fazer ao menos 2 gols no adversário.
- Outra meta ainda: não sofrer nenhum gol.
Mas e se o técnico tiver um planejamento mais refinado, de longo prazo, ou mesmo que dependa das características do jogo?
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Diferença de meta e objetivo para uma situação específica
Definimos que o objetivo do futebol é ganhar o jogo, certo?
Mas você já viu isso antes, principalmente em jogos da copa do mundo, quando uma equipe fraca, na fase de mata-mata, depois de ter se classificado por milagre na fase de grupos, muda seu objetivo para empatar o jogo, depois empatar na prorrogação e, em seguida, rezar pra ganhar na disputa de tiros ao gol, no final da partida.
- Assim, seu objetivo passa a ser: empatar o jogo.
- E sua meta: ficar na defesa e não tomar gol.
A lição deste exemplo é simples: os objetivos e as metas mudam, conforme as situações enfrentadas.
E a diferença entre objetivo e meta pode mudar ainda mais, quando se pensa em longo prazo e se define uma estratégia.
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Diferença entre meta e objetivo em relação a sua estratégia
Agora o nosso técnico está pensando em longo prazo. Seu objetivo passou a ser ganhar o campeonato!
Portanto, a meta de cada jogo passou a ser a vitória, ou alguma variante, como no exemplo anterior, e os gols, ou a possibilidade de se defender e não levar nenhum, passam a ser metas táticas.
E estas metas podem ser levadas adiante, por meio de algumas atividades específicas de jogo (operacionais), como cavar faltas, segurar a bola em seu campo de defesa, demorar para pôr a bola em jogo, cobrar faltas com maestria etc.
Assim, chegamos a uma noda divisão da diferença de meta e objetivo:
- Objetivo estratégico (macro): ganhar o jogo
- Meta do jogo (metas táticas): a vitória (ou outra, dependendo do caso)
- Metas operacionais: fazer tantos gols, cavar tantas faltas, segurar a bola em seu campo por tanto tempo, etc.
Viu como isso ficou parecido com uma empresa?
Confira no próximo tópico uma metodologia chamada OKR, que divide sua estratégia em objetivos e resultados-chave.
Metas e objetivos usando o método OKR
Objetives e Key Results (OKR) é uma famosa metodologia usada por diversas empresas do vale do Silício, com destaque também para o próprio Google.
A ideia é definir objetivos e metas (vamos usar a palavra metas para substituir o Key Results, ok?) em cascata, até chegar ao plano operacional.
Assim, o objetivo estratégico é definido e são determinadas metas para as diretorias, por exemplo. Essas metas dos diretores, se tornam seus objetivos, e eles definem as metas para seus gerentes, e assim por diante até o nível operacional.
O melhor jeito de entender isso tudo é com um exemplo.
Digamos que em uma empresa de calçados, o CEO e o Conselho definiram o seguinte:
- Objetivo estratégico da empresa: Conseguir R$ 10 milhões de lucro até o final do ano.
Para isso, o CEO define as metas de seus diretores:
- Meta do diretor de marketing: Atrair 300 mil visitantes por mês ao e-commerce da empresa e 100 mil à lojas próprias.
- Meta do diretor de vendas: Vender 300 mil pares de calçados até o fim do ano.
Com estes objetivos definidos, estes diretores definem as metas de seus gerentes:
- Gerente de comunicação (responde ao marketing): Fazer 2 postagens por dia no Facebook, mais 3 em outras mídias sociais e uma postagem no blog da empresa por dia útil da semana durante o ano todo.
- Gerente de inovação (responde ao marketing): criar 2 novas linhas de calçados em 2 meses.
- Gerente de vendas: Preparar uma campanha de incentivo para os vendedores em 2 meses.
- Gerente de treinamento (responde a vendas): Desenvolver um treinamento sobre os novos calçados em 3 meses.
Desta forma, o objetivo de um torna-se a meta do outro, em uma sequência até os níveis operacionais.
Com esta metodologia, a Google cresceu espantosamente nos anos 90. Que tal aplicar em usa empresa?
Confira: Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las