Saiba qual a diferença entre UI e UX design!

É muito comum haver certa confusão em relação aos termos UX design e UI design. E conhecer a diferença entre eles é determinante na hora de contratar os profissionais certos para um determinado projeto, por exemplo.

Mas, para mostrar a diferença, primeiro é preciso conceituar cada um deles.

O que é UX design?

User Experience Design (UX design), ou design de experiência do usuário em português, é um termo que define a aplicação de certas práticas de design centradas no usuário. Também é parte do conceito a utilização de certos métodos e técnicas que são aplicadas através de gerenciamento de processos para produzir efeitos coesos, previsíveis e desejáveis. Em outras palavras, é um conjunto de ações, práticas e técnicas utilizado para atender objetivos em relação à satisfação do usuário.

Dizendo de uma forma mais acadêmica: UX design é uma metodologia de engenharia e design que cria sistemas que melhor funcionem para o usuário pretendido. Significa que, ao produzir um determinado produto ou serviço, os profissionais que o estão desenvolvendo incluem os usuários no processo de design por meio de pesquisas e testes, sempre tendo em mente o atendimento das necessidades intrínsecas- visíveis, que o usuário consegue expressar, e invisíveis, aquelas que o usuário nem sabe que têm.

O que é UI design?

Ao contrário do UX design que está preocupado com a sensação geral do produto, User Interface Design (design de interface do usuário) se refere à forma como o produto é apresentado. Este termo define as técnicas e métodos empregados para simplificar e tornar eficiente a interação do usuário com o produto ou serviço.

Significa que, depois que o designer entende as necessidades, os anseios e os desejos dos usuários, ele começa a pensar na concepção do produto, na forma com que os usuários irão interagir com ele, para garantir melhor comunicabilidade e engajamento.

Por exemplo, um designer de interface do usuário é o profissional responsável por indicar a melhor forma como o conteúdo de um site deve ser oferecido aos internautas. Ele, a partir de seus conhecimentos em arquitetura da informação, design de interação e design visual, irá determinar quais informações devem estar no topo, o que fica melhor se apresentado em forma de infográfico e assim por diante.

Qual a diferença entre UX design e UI design?

Vejamos o exemplo da fabricação de um automóvel. Antes de projetar o carro, os designers de experiência do usuário buscam entender as necessidades, os anseios e os desejos do público-alvo para o qual ele será vendido. E estas necessidades incluem velocidade, segurança, comodidade, mas também incluem o prazer de dirigir aquele veículo.

Depois deste levantamento, os designers de interface entram em ação para ajudar a projetar a parte física do veículo. Neste trabalho estão decisões em relação ao visual, ao material utilizado nos bancos, por exemplo. Enfim, a forma com que o veículo atenderá as necessidades do condutor que irá comprá-lo.

É interessante lembrar que os conceitos se completam. As técnicas e métodos de UX design vão até determinado ponto da construção de um produto ou serviço e, logo, são complementadas pelo UI design – e vice-versa.

Em comum, eles têm a necessidade de entregar um produto que proporcione uma excelente experiência ao usuário, de uma forma funcional, simples e visualmente agradável. UX design e UI design são, portanto, complementares.

Seus projetos incluem UX design e UI design? Conte pra gente deixando um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *