Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

Quando o assunto é divulgar sua loja ou empresa por meio de materiais impressos, as pessoas logo pensam em criar várias peças de comunicação. Mas, afinal de contas, qual a diferença entre folder, flyer, folheto ou panfleto?

Na verdade, existe sim uma diferença entre os formatos dessas peças de comunicação e a maneira de usá-las, de modo mais adequado, em suas táticas de marketing.

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Veja mais: Por que você precisa investir em folders criativos para o seu negócio?

É muito importante entender a diferença entre folder, flyer, panfleto, folheto e se atentar para a criação de peças de papelaria para empresas, pois esses materiais reforçam a identidade visual do negócio e ajuda na memorização de sua marca, seja ela de qual ramo for.

Essas peças, muitas vezes, são a primeira impressão de uma empresa. Visto que são úteis para divulgações em grande escala e a otimização do atendimento ao cliente.

Nesta postagem vamos ajudar você a decidir se deve usar folder ou flyer, folheto ou panfleto e até combinações desses materiais em suas ações de divulgação.

Confira: Termos de uso do Canva: posso utilizar as criações para minha empresa?

E para começar, uma dúvida que aflige a muitos: o plural de folder é folderes ou folders?

Bom, em português, deveríamos escrever com acento: fôlder. No entanto, por se tratar de uma palavra de origem inglesa, a maioria das pessoas escreve sem acento e usa o plural assim: folders.

Mas o correto seria escrever em português: fôlder no singular, fôlderes no plural.

Vamos manter a grafia em inglês neste post, ok?

CTA-Blog2016-600x200px-flyer-consultor (1)

Veja também: Dicas para criação, impressão e distribuição de flyers

Diferenças entre folder, flyer, folheto e panfleto

Folder

Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto
Criação We do Logos – Folder 

Como dissemos, a palavra folder vem do inglês e poderia ter sua tradução ao pé da letra como “dobrador”. O importante é entender que se trata de uma pasta ou material de comunicação que tem uma dobra ou várias delas e isso o diferencia dos flyers e folhetos.

O folder é um material mais refinado, que deve transmitir a mensagem de forma simples e objetiva para atrair a atenção do público

Dessa forma, a peça tem mais consistência, mais conteúdo, além de ser mais resistente, com gramatura mais adequada e acabamento melhor.

O folder é ideal para apresentar marcas de uma forma mais institucional ou mostrar seu portfólio de produtos ou leque de serviços de um modo bonito e elegante.

Um folder também pode ser criado para divulgar um produto ou serviço específico para uma ação especial de marketing em que a qualidade do material faz diferença. Assim, é a peça ideal para trazer dados com mais detalhes, para fazer apresentações corporativas e lançamentos, auxiliando muito no plano de captação e fidelização do cliente.

Por isso, se estiver na dúvida entre criar um folder ou um flyer, tenha em mente que o folder é mais caro e mais bonito e deve ser melhor planejado e usado com muito mais cuidado, para um público selecionado. Os flyers, assim como folhetos, são para ações do dia a dia e ampla distribuição em grande quantidade.

Para criar folders e outros materiais de comunicação como logos, por exemplo, muitos empresários têm optado pela agilidade, qualidade e preços acessíveis da concorrência criativa. Veja este depoimento:

CTA-Caixinhadesurpresa

Saiba mais: Quanto custa um logo? Saiba encontrar bom preço e qualidade!

Flyer

Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto
Criação We do Logos – Flyer 

Outra palavra que vem do inglês. Podemos dizer que flyer é aquele que voa, um piloto ou aviador poderia ser chamado assim. Isso se deve ao fato de que os flyers têm ampla distribuição, para fazer o seu produto ou serviço “voar por aí”, alcançando o maior número possível de pessoas.

Os flyers são muito utilizados por pequenas empresas que visam o crescimento de sua marca. Geralmente, são peças com mais sofisticação e alinhamento.

Por isso, muitas marcas acrescentam coleções com imagens e detalhes atrativos e os entregam em inaugurações ou utilizam a peça para divulgar produtos e serviços, em locais de alto tráfego de pessoas.

Normalmente têm um belo layout, material de primeira qualidade e acabamento adequado para o público que se pretende atingir.

Mas quando devo usar um flyer ou panfleto? E folder ou folheto?

Calma: os flyers costumam ser um pouco mais caros e bem acabados que panfletos e folhetos e, por isso, devem ser usados em ações de marketing mais caprichadas. Veja mais sobre isso no tópico seguinte.

A We Do Logos faz e já fez milhares de flyers, panfletos ou folders para muitas empresas. E nossos designers fazem questão de fazer um excelente trabalho para serem escolhidos por você como os vencedores da concorrência criativa.

Dê uma olhada neste projeto de criação de folder para a empresa Alocama, de aluguel de móveis hospitalares, que recebeu 32 opções de folders. Confira aqui a qualidade das opções de folders enviadas por nossos designers.

Veja: Como o caderno corporativo pode conquistar novos clientes

Folhetos e panfletos

Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto
Criação We do Logos – panfleto e folheto

Em primeiro lugar, o termo surgiu na Idade Média, por volta do século XII, com o poema “Pamphilus Seu De Amore”. Após conquistar grande sucesso, no inglês, o poema foi traduzido como “Phamphlet” no inglês. Assim, com o tempo, o termo passou a ser utilizado para textos mais curtos e em português ganhou a tradução de “folheto”.

Com isso, folhetos e panfletos podem ser sinônimos. São um material de ampla distribuição e, normalmente, de qualidade inferior ao flyer. O objetivo é que folhetos e panfletos tenham um custo menor para poderem alcançar mais pessoas em uma verdadeira distribuição em massa.

Os panfletos são peças simples, impressas em grandes quantidades. Acima de tudo, a maior vantagem do panfleto é ser uma peça que tem triagem a preços baixos e que permite um grande alcance, de uma forma fácil e rápida. Desse modo, os folhetos ou panfletos são pouco personalizados, mas são eficazes para divulgação massiva, como em eventos políticos, feiras, dinâmicas em relações interpessoais com campanhas intra-empresa, lançamentos, promoções e outros.

Tome sempre cuidado para não poluir as ruas com papéis distribuindo panfletos sem critério. Muitas cidades, inclusive, proíbem a distribuição nas ruas, principalmente em semáforos.

DICA: Criar panfletos grátis: não cometa este erro!

Após entender a diferença, saiba como usar um combinado de folder, flyer e folheto ou panfleto

É possível criar um enxoval de matérias que conte, por exemplo, com folder e flyer ou folder e panfleto.

Dessa forma, é possível que o vendedor, promotor ou demonstrador escolha quais dos materiais entregar aos clientes, dependendo de seu perfil. Em alguns casos se usa o folder como uma referência mais rica, um guia de apresentação do produto ou serviço, e só se entrega ao cliente o flyer ou o folheto.

Confira: Como realizar a distribuição de flyers

Seja para fazer folders ou flyers, panfletos ou folhetos, uma das alternativas mais ágeis e econômicas é usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos. Dê uma olhada nas vantagens sobre gráficas e agência de publicidade:

Tabela-comparativa-1

Com todas estas vantagens, não tem porque não usar a maior plataforma de criação da América Latina para criar sua logomarca, folder, Flyer, folheto ou panfleto, banner virtual ou diversos outros materiais gráficos por um preço na medida certa. E é muito fácil conseguir o que você precisa. Depois de fazer seu pedido, escolha o prazo e quanto deseja pagar. Em poucas horas você recebe as primeiras opções de arte e já pode solicitar quantas alterações quiser. Sem falar em nosso compromisso: satisfação total ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Veja mais bons motivos para se juntar a We Do Logos:

We Do Logos