Ter responsabilidade ambiental e reduzir a emissão de lixo poluente é uma iniciativa que demanda de esforços de empresas privadas, instituições Estatais e entidades civis. Usar embalagens recicláveis na venda dos produtos é uma forma de cuidar do futuro do planeta e, ainda, aplicar novos valores à empresa.
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo do mundo. Um estudo divulgado pelo Panorama dos Resíduos Sólidos 2020 evidenciou que cada brasileiro gera, em média, 379 kg de lixo ao ano. O consumo desenfreado e as embalagens são grandes responsáveis por esse número.
Continue a leitura para saber mais sobre as embalagens recicláveis e entenda por que adotá-las no seu negócio!
O que são embalagens recicláveis?
A embalagem reciclável é aquela em que sua propriedade material pode ser processada e reutilizada. Ou seja, ela pode passar pelo processo de reciclagem e tornar-se novamente matéria-prima na indústria.
Entregar produtos em embalagens recicláveis é uma forma de reconhecer o papel do seu negócio na construção de um planeta mais saudável e, ainda, agregar um valor consciente à sua marca.
Quais são os tipos de materiais que podem ser reciclados?
Anualmente, são produzidos mais de 11 toneladas de resíduo plástico, mas somente 145 mil toneladas são recicladas. Por isso, o plástico se mostra como um dos principais materiais recicláveis que, comumente, não tem uma destinação adequada.
As embalagens recicláveis podem ser categorizados em quatro grupos, conforme o seu tipo de material:
- plástico, como garrafas PET;
- vidro, como garrafas de vinho ou outras bebidas;
- papel e papelão, como caixas de produtos;
- metal, como latas de cerveja e refrigerantes.
Como saber se a embalagem é reciclável?
As embalagens recicláveis costumam carregar o símbolo universal da reciclagem, que é um triângulo formado por setas.
A principal finalidade desse símbolo é informar ao consumidor final que aquela embalagem é apropriada para ter uma destinação adequada, evitando o descarte inadequado.
Qual a diferença entre embalagens recicláveis e embalagens sustentáveis?
As embalagens recicláveis são diferentes de embalagens recicladas. As embalagens recicladas, por sua vez, são aquelas que já passaram pelo processo de reciclagem e estão sendo utilizadas novamente.
A escolha pela embalagem reciclada ou reciclável depende, principalmente, do produto que será embalado. Para produtos alimentícios, por exemplo, pode ser ideal evitar embalagens recicladas, já que elas passam por diferentes processos químicos e podem carregar substâncias capazes de contaminar os alimentos.
No entanto, as embalagens recicladas são ótimas escolhas para outros produtos, como itens de beleza, roupas, acessos, utensílios para casa ou qualquer produto que não seja ingerido pelo consumidor final.
Independentemente da escolha, tanto a embalagem reciclada quanto a embalagem reciclável são ambientalmente responsáveis.
Além das embalagens recicladas ou recicláveis, vale a pena conhecer as embalagens biodegradáveis. Esse tipo de embalagem é produzido a partir de fontes naturais, como fécula de mandioca, fibras vegetais, cogumelos e até cascas de árvore.
O principal benefício das embalagens biodegradáveis é que, após seu descarte, ela passa por um processo mais rápido de decomposição. Por serem produzidas por fontes naturais, podem se transformar ainda em biomassa e tornar-se adubo.
Por que usar embalagens recicláveis?
O uso de embalagens recicláveis traz benefícios para todo o ecossistema do seu negócio. Isso significa que essa mudança pode refletir na reputação da marca, na saúde financeira do negócio, no bem-estar de colaboradores e, claro, no futuro do planeta. Confira os principais benefícios!
Preferência de consumo
Um estudo destacou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que tenha uma embalagem sustentável. O dado evidencia o quanto as causas ambientais são vistas como prioridade pelas pessoas.
Responsabilidade ambiental
O uso de embalagens recicláveis também é uma iniciativa de responsabilidade ambiental, que destaca a preocupação do seu negócio com as futuras gerações.
Valor de marca
Agregar princípios sustentáveis também é um valor que contribui para a reputação do negócio do mercado de atuação. Marcas que não reconhecem sua responsabilidade social e ambiental podem ser menos admiradas e, consequentemente, menos consumidas.
Confiança do consumidor
Ao oferecer produtos em embalagens recicláveis seus consumidores entendem a preocupação da marca em entregar o melhor. Isso significa que cada detalhe da venda do produto são pensados a fim de garantir uma experiência favorável de compra.
Personalização
Outro benefício das embalagens recicláveis é que elas podem ser personalizadas. A embalagem, por si só, é um elemento responsável por acondicionar e proteger um produto durante o transporte.
Com a personalização, a embalagem se torna uma ferramenta de comunicação do seu negócio, em que você pode aplicar sua logo e identidade visual para gerar valor ao cliente.
Por isso, vale a pena contar com uma equipe de profissionais capacitados para construir uma peça capaz de valorizar seu produto durante a logística.
Como comprar embalagens sustentáveis?
A compra de embalagens sustentáveis deve ser feita com fornecedores de confiança, que garantam a boa procedência do material. Durante a pesquisa, vale a pena investigar os materiais, processo de produção da embalagem e também linha de personalização.
Considere fazer impressões próprias nas embalagens, para que esse elemento de acondicionamento do produto se torne também um canal de comunicação com o público, capaz de carregar não só sua identidade de marca, mas também sua responsabilidade ambiental.
Usar embalagens recicláveis, recicladas ou até embalagens biodegradáveis no seu negócio é um passo importante para implementar uma cultura ainda mais responsável. Colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade são beneficiadas com essa mudança.