Embalagens recicláveis: por que usar no negócio?

Ter responsabilidade ambiental e reduzir a emissão de lixo poluente é uma iniciativa que demanda esforços de empresas privadas, instituições Estatais e entidades civis. Desse modo, usar embalagens recicláveis na venda dos produtos é uma forma de cuidar do futuro do planeta e, ainda, aplicar novos valores à empresa.

A saber, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo do mundo. Um estudo divulgado pelo Panorama dos Resíduos Sólidos 2020 diz que cada brasileiro gera, em média, 379 kg de lixo ao ano. Assim, o consumo desenfreado e as embalagens, são grandes responsáveis por esse número. 

Por isso, continue a leitura para saber mais sobre as embalagens recicláveis e entenda por que adotá-las em seu negócio!

O que são embalagens recicláveis?

A embalagem reciclável é aquela em que sua propriedade material pode ser processada e reutilizada. Ou seja, ela pode passar pelo processo de reciclagem e tornar-se de novo matéria-prima na indústria.

Então, entregar produtos em meios recicláveis, é uma forma de reconhecer o papel do seu negócio na construção de um planeta mais saudável. Além disso, você ainda agrega um valor consciente à sua marca.

Quais são os tipos de materiais que podem ser reciclados?

Anualmente, são produzidas mais de 11 toneladas de resíduo plástico, mas somente 145 mil toneladas são recicladas. Por isso, o plástico se mostra como um dos principais materiais recicláveis que, comumente, não tem uma destinação adequada.

Desse modo, as embalagens recicláveis podem ser categorizados em quatro grupos, de acordo com seu tipo de material:

  • plástico, como garrafas PET;
  • vidro, como garrafas de vinho ou outras bebidas;
  • papel e papelão, como caixas de produtos;
  • metal, como latas de cerveja e refrigerantes.

Como saber se a embalagem é reciclável?

A saber, as embalagens recicláveis costumam ter o símbolo universal da reciclagem, que é um triângulo com forma em setas.

A principal finalidade desse símbolo é mostrar ao consumidor final que aquela embalagem terá uma destinação adequada, evitando o descarte indevido.

Qual a diferença entre embalagens recicláveis e embalagens sustentáveis?

Diante disso, as embalagens recicláveis são diferentes de embalagens recicladas. As embalagens recicladas, por sua vez, são aquelas que já passaram pela etapa de reciclagem e estão sendo úteis novamente.

A escolha pela embalagem reciclada ou reciclável depende, principalmente, do produto que virá na embalagem. Para produtos alimentícios, por exemplo, pode ser ideal evitar embalagens recicladas, já que elas passam por diferentes processos químicos e podem ter substâncias capazes de contaminar os alimentos.

No entanto, tais embalagens são ótimas escolhas para outros produtos. Assim, podem embalar itens como: de beleza, roupas, acessórios, utensílios para casa ou qualquer produto que o consumidor final não faça ingestão.

Seja qual for a escolha, tanto a embalagem reciclada quanto a embalagem reciclável são ambientalmente responsáveis.

Além desses meios, vale a pena conhecer as embalagens biodegradáveis. Esse tipo de embalagem tem sua produção a partir de fontes naturais, como fécula de mandioca, fibras vegetais, cogumelos e até cascas de árvore.

O principal benefício das embalagens biodegradáveis é que, após seu descarte, ela passa por um processo mais rápido de decomposição. Além disso, por terem sua produção por fontes naturais, podem virar biomassa e tornar-se adubo.

Embalagens recicláveis: por que usar no negócio?

Por que usar embalagens recicláveis?

Com isso, o uso de embalagens recicláveis traz benefícios para todo o ecossistema do seu negócio. Isso significa que essa mudança pode refletir na reputação da marca, na saúde financeira da marca, no bem-estar de colaboradores e, claro, no futuro do planeta. Confira os principais benefícios!

Preferência de consumo

Um estudo destacou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que tenha uma embalagem sustentável. O dado mostra o quanto as causas ambientais são vistas como prioridade pelas pessoas.

Responsabilidade ambiental

O uso dessas embalagens também é uma iniciativa de responsabilidade ambiental, que destaca o quanto o seu negócio é preocupado com as futuras gerações.

Valor de marca

Agregar princípios sustentáveis também é um valor que útil para a reputação do negócio do mercado de atuação. Marcas que não reconhecem sua responsabilidade social e ambiental podem ter menos admiração dos clientes e menos consumo.

Confiança do consumidor

Ao oferecer produtos em embalagens recicláveis, seus clientes entendem a preocupação da marca em entregar o melhor. Isso significa que cada detalhe da venda do produto visa garantir uma experiência favorável de compra.

Personalização

Outro benefício das embalagens recicláveis é que elas podem ter personalização. A embalagem, por si só, é uma peça que guarda e protege um produto durante o transporte.

Com a personalização, a embalagem se torna um meio de comunicação da sua empresa, em que você pode aplicar sua logo e identidade visual para gerar valor ao cliente.

Por isso, vale a pena contar com uma equipe de profissionais para construir uma peça capaz de valorizar seu produto durante a logística.

Como comprar embalagens recicláveis?

Por fim, você deve fazer a compra de embalagens sustentáveis com fornecedores de confiança, que garantam a boa procedência do material. Por isso, durante a pesquisa, vale a pena investigar os materiais, processo de produção da embalagem e também sua linha de personalização.

Considere fazer impressões próprias nas embalagens, para que, além de acondicionar o produto, a peça se torne também um canal de comunicação com o público. Assim, o material será capaz de carregar não só a identidade de marca, mas também sua responsabilidade ambiental.

Usar embalagens recicláveis, recicladas ou até embalagens biodegradáveis no seu negócio é um passo importante para criar uma cultura ainda mais responsável. Colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade são beneficiadas com essa mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.