Veja a entrevista com André Skowronski e saiba mais sobre o Concurso Passista World 2013, que tem como objetivo contribuir com o resgate e reconhecimento do papel da passista dentro do seu contexto histórico do carnaval. Conheça o seu diferencial e os desafios para o lançamento.
We Do Logos – O que é o concurso Passista World? Qual o objetivo?´
Passista World. O Concurso Passista World é o primeiro concurso idealizado, formatado e pensado especificamente para passistas de samba e carnaval em um site bilingue, para praticantes de arte do sambar. O Concurso tem validade em todo território nacional e possibilita que qualquer dançarina, amante do samba como dança e passista afiliada a uma agremiação ou não possam mostrar suas aptidões e atributos. A candidata-passista que conseguir reunir o maior número de características, normalmente atribuídas a uma passista de samba, ganhará um prêmio de R$ 7.000,00, além da faixa “Passista World 2013”, uma coroa e uns segredos que estamos reservando. Citamos algumas das qualidades que as amantes da dança do samba e passsitas serão avaliadas: samba no pé, expressão corporal, empatia, senso estético, coordenação rítmica, espírito de coleguismo e simpatia.
O principal objetivo do Passista World é contribuir com o resgate e reconhecimento do papel da passista dentro do seu contexto histórico do carnaval. Esse processo já vem acontecendo há alguns anos, mas pensamos que um concurso de alcance nacional contribuiria muito com esse processo. Importante lembrarmos que os jornais das décadas de 40’, 50’, assim como relatos da “velha guarda” confirma como é muito relevante e importante a expressão da passista nos desfiles. Essa tese também pode ser evidenciada a partir de variadas menções à passistas na literatura, seja em sambas-enredo, poemas, crônicas, e até na pintura, por exemplo, as várias telas de Di Cavalcanti e Alfredo Volpi. Recentemente voltamos a ter esse reconhecimento através de artistas como o amante do samba e cartunista Lan, Romero Britto e a aquarelista Sonia Madruga. Pensamos que as passistas merecem esse reconhecimento e valoração que outrora tiveram.
We Do Logos – Qual o diferencial do concurso Passista World?
Passista World. São inúmeras as características que diferenciam o Passista World 2013 de outros concursos. Listamos algumas para facilitar o entendimento. Trata-se do primeiro concurso de passistas de alcance nacional. Passistas de todos os Estados da Federação vão concorrer com igualdade de condições. Outra inovação que introduzimos é voto popular – Duas das seis fases serão feitas através da Internet e qualquer pessoa que acessar o site a partir do Brasil ou de qualquer parte do mundo poderá participar efetivamente e fazer parte do processo de seleção escolhendo sua passista preferida. É um dos primeiros concursos de passistas (não de musas ou rainhas de carnaval) que haverá premiação em dinheiro em um site bilíngue.
We Do Logos – Qual o desafio de lançar um concurso?
Passista World: Foram inúmeros os desafios. O primeiro foi de ordem conceitual. Tínhamos por consenso que o concurso deveria resgatar o glamour, a autoestima e a força que as passistas têm sem cair na “vala comum da apelação”. Isso estava bem claro em todos os detalhes, desde as fases inicias da concepção ao layout do website. O segundo desafio foi reunir então os melhores profissionais e parceiros que também compartilhassem essa visão de valorização da expressão das passistas. Assim que conseguimos reunir um time sólido, o próximo passo crucial foi passar para a execução: Do sonho à realidade.
Outro desafio que vale a pena mencionar foi pensar em um formato mais democrático possível (as inscrições são gratuitas), uma interface gráfica de simples compreensão e uma visão clara de objetivos e valores. Quando conseguimos aliar esse conjunto de características, decidimos que era a hora de fazer o lançamento. Podemos dizer que esse desafio foi justamente o “combustível” para se chegar no formato mais próximo do ideal.
We Do Logos – Você pretende realizar outros?
Passista World. Pretendemos caminhar passo a passo, avaliar os resultados, aí então partir para outros horizontes. Quem sabe ano que vem não trazemos uma ou outra novidade?
We Do Logos – Como o concurso é divulgado?
Passista World. O Concurso Passista World vem sendo divulgado através de várias plataformas, incluindo aí a Internet e suas mídias sociais assim como entrevistas à veículos de imprensa. Também montamos um cronograma de visitas às quadras das Agremiações, feijoadas e rodas de samba não só no Rio de Janeiro, mas em São Paulo e em Santa Catarina, onde o carnaval cresce de forma impressionante. Nesses locais contamos com promotoras para divulgar através de “flyers”. Assim podemos responder “in loco” quaisquer dúvidas que as candidatas-passistas possam ter.
We Do Logos – Como o público pode acompanhar o concurso?
Passista World. O público poderá acompanhar o concurso acessando o site www.passistaworld.com Já a partir da segunda fase do Concurso, internautas do Brasil e do mundo poderão ter acesso ao perfil das passistas, com suas fotos, vídeos e suas respectivas entrevistas. Após o hot-site desenvolvido especificamente para a fase de inscrições, que vai até dezembro, haverá um espaço significativo dedicado à agenda do concurso. Nesse espaço “Agenda do Concurso”, todo o cronograma será detalhado, incluindo aí as datas limites das fases, atividades, resultados das votações e outros.
We Do Logos – Como foi a construção da identidade visual do concurso?
Passista World. A construção da identidade visual foi um componente importante. Sabemos que, às vezes, a imagem do carnaval e do samba podem ser deturpadas por parte de quem não conhece sua extensa cultura. Por isso, faz-se necessário adotar um padrão estético que transmita principalmente credibilidade tanto para participantes quanto para parceiros.
O primeiro passo nesse sentido foi dado com a decisão de fazer uma logomarca que transmitisse essa série de valores que falamos no começo da entrevista: resgate da cultura, valorização da expressão da passista, seriedade, “brasilidade”, e credibilidade. Já havíamos feito uma experiência com a WE DO LOGOS e ficamos bastante satisfeitos na época. Decidimos então repetir e deu super certo! Tivemos mais de cinquenta logomarcas para escolher.
O processo de eliminação foi duríssimo, pois a concorrência foi de altíssimo nível. Não sabíamos que um concurso novo atrairia tantos designers. Nas fases finais, contamos com a participação de amigos e de uma consultora especializada em “branding” e identidade visual, a dbrand, que nos auxiliou muito atuando como consultora de arte, indicando intervenções estéticas. As sugestões foram bem assimiladas pelos designers e isso facilitou a construção final da logomarca. Ficamos extremamente satisfeitos com o processo: Configuração amigável da plataforma, formato de interação mediada pela equipe da WE DO LOGOS e atendimento da Gerente de Conta do projeto.
We Do Logos – Qual mensagem o logo do concurso Passista World deseja transmitir?
Passista World. A logomarca do Concurso Passista World é uma síntese da missão e dos objetivos do concurso: a valorização da expressão da passista em seu contexto histórico, assim como uma série de atributos que ela emana. Listamos algumas características que nos orgulham tanto nas passistas: profissionalismo, samba no pé, respeito às hierarquias nas agremiações, elegância, seriedade, graciosidade, vigor, harmonia corporal, simpatia, glamour, coordenação rítmica e finalmente, espírito de coleguismo. Para um artista, não é fácil ter o domínio de qualquer um desses atributos. Imagine ter a maestria em tantos requisitos? Certamente é algo para se aplaudir. Não à toa que o carnaval do Brasil é considerado o melhor do mundo. É chegada à hora de valorizar quem põe literalmente o samba “a prova”, como é o caso, por exemplo, das passistas, nos exaustivos ensaios, shows e na avenida, o palco maior!