Empreendedorismo Socioambiental: o que é e qual a sua importância?

O empreendedorismo socioambiental ou social tem como foco os problemas sociais e ambientais que existem no mundo. Por isso, esse modo de empreender tem como principal objetivo criar bens e serviços em prol da natureza ou de pessoas que sofrem desigualdades sociais. 

Nesse sentido, uma empresa comum tem como motivação o lucro, já uma social, o altruísmo. Visto que empreender pode ser uma forma de gerar dinheiro, mas, também, de ajudar o planeta e mudar a vida das pessoas. 

Veja: Quero abrir uma empresa, e agora?

Empreendedorismo socioambiental

De acordo com relatório da Fundação Schwab, o Brasil está entre os 10 países que mais contam com o apoio de empreendedores sociais. Assim, no planeta, em 20 anos, tais iniciativas mudaram a vida de 622 milhões de pessoas. Alguns dos nichos que mais recebem auxílio, são:

  • Educação
  • Ecologia
  • Saúde
  • Geração de empregos
  • Inclusão social e financeira
  • Direito à energia elétrica
  • Habitação
  • Tecnologia

Diante disso, sem depender da ajuda do governo e de doações, o empreendedor cria entidades que ajudam em causas sociais, seja em nível local ou global. Como qualquer empresa, essas fundações vendem produtos e serviços para gerar recursos, mas com o foco em criar bens e auxílio em prol dos problemas sociais. Por isso, nada impede que as empresas acabem tendo lucro, mas, ao contrário das marcas comuns, este não é o foco. 

Assim, com um suporte contínuo, essa forma de empreender gera valor e melhorias na sociedade. Os projetos mudam a realidade de muitas pessoas, através de frentes como: cidadania, capacitação, ações de preservação do meio ambiente, entre outras.

O que gera o empreendedorismo socioambiental?

  1. Diagnóstico de uma injustiça, exclusão, desprezo ou o abalo de uma parte da sociedade. Essas pessoas, na maioria dos casos, não têm voz política ou meios financeiros para ter direitos básicos do ser humano.
  2. Em seguida, o problema deve virar oportunidade. É a hora de buscar ideias e ações criativas de transformação.
  3. Por fim, os donos de empresas sociais devem dar mais qualidade de vida aos afetados. Assim, criar um novo equilíbrio para diminuir os problemas.

Veja: Embalagem sustentável que vira flores!

Como me tornar um empreendedor social?

Dessa forma, é preciso ter o foco em criar uma marca sustentável, que cause impacto e gere valor. Como qualquer empresa, tal projeto requer visão de negócio e de vendas, de acordo com o mercado. Além disso, a fundação tem que ter muitas ideias para criar ações sustentáveis e que sejam capazes de resolver problemas sociais e ambientais.

Para impactar o máximo de vida, a marca deve ver aliar suas ideias com o uso da tecnologia. Bem como, uma boa comunicação também é essencial. Visto que, ao fechar parcerias e associações, a empresa terá mais apoio em seus projetos.

Nesse sentido, o negócio deve seguir os seguintes pontos: 

  • Pensar além da geração de lucro
  • Ter foco no impacto
  • Entender problemas e causas
  • Buscar por soluções 
  • Ver o financeiro em segundo plano, de acordo com a lógica do mercado
  • Criar ações efetivas
  • Se comprometer com a transformação social
  • Monitorar e ser claro com o impacto gerado 

Veja: Quais são as características de um líder!

Exemplos de Empreendedorismo Socioambiental

Grameen Bank

A criação, que visa acabar com a pobreza, é do vencedor do Prêmio Nobel, Muhammad Yunus. A saber, o banco é muito popular no mundo.

GRAACC

A empresa é um Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Assim, tornou-se um dos grandes negócios sociais do Brasil.

Institute for OneWorld Health

Foi a primeira marca farmacêutica sem fins lucrativos do mundo. O negócio foi criado pela cientista Victoria Hale.

Sundance Film Festival

O festival de cinema é criação do diretor e produtor Robert Redford. Assim, desde da década de 70, o projeto ajuda os novos cineastas.

Empreendedorismo Socioambiental: o que é e qual a sua importância?

Saiba mais sobre a WeDoLogos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.