O empreendedorismo socioambiental ou social tem como foco os problemas sociais e ambientais que existem no mundo. Por isso, esse modo de empreender tem como principal objetivo criar bens e serviços em prol da natureza ou de pessoas que sofrem desigualdades sociais.
Nesse sentido, uma empresa comum tem como motivação o lucro, já uma social, o altruísmo. Visto que empreender pode ser uma forma de gerar dinheiro, mas, também, de ajudar o planeta e mudar a vida das pessoas.
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Empreendedorismo socioambiental
De acordo com relatório da Fundação Schwab, o Brasil está entre os 10 países que mais contam com o apoio de empreendedores sociais. Assim, no planeta, em 20 anos, tais iniciativas mudaram a vida de 622 milhões de pessoas. Alguns dos nichos que mais recebem auxílio, são:
- Educação
- Ecologia
- Saúde
- Geração de empregos
- Inclusão social e financeira
- Direito à energia elétrica
- Habitação
- Tecnologia
Diante disso, sem depender da ajuda do governo e de doações, o empreendedor cria entidades que ajudam em causas sociais, seja em nível local ou global. Como qualquer empresa, essas fundações vendem produtos e serviços para gerar recursos, mas com o foco em criar bens e auxílio em prol dos problemas sociais. Por isso, nada impede que as empresas acabem tendo lucro, mas, ao contrário das marcas comuns, este não é o foco.
Assim, com um suporte contínuo, essa forma de empreender gera valor e melhorias na sociedade. Os projetos mudam a realidade de muitas pessoas, através de frentes como: cidadania, capacitação, ações de preservação do meio ambiente, entre outras.
O que gera o empreendedorismo socioambiental?
- Diagnóstico de uma injustiça, exclusão, desprezo ou o abalo de uma parte da sociedade. Essas pessoas, na maioria dos casos, não têm voz política ou meios financeiros para ter direitos básicos do ser humano.
- Em seguida, o problema deve virar oportunidade. É a hora de buscar ideias e ações criativas de transformação.
- Por fim, os donos de empresas sociais devem dar mais qualidade de vida aos afetados. Assim, criar um novo equilíbrio para diminuir os problemas.
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Como me tornar um empreendedor social?
Dessa forma, é preciso ter o foco em criar uma marca sustentável, que cause impacto e gere valor. Como qualquer empresa, tal projeto requer visão de negócio e de vendas, de acordo com o mercado. Além disso, a fundação tem que ter muitas ideias para criar ações sustentáveis e que sejam capazes de resolver problemas sociais e ambientais.
Para impactar o máximo de vida, a marca deve ver aliar suas ideias com o uso da tecnologia. Bem como, uma boa comunicação também é essencial. Visto que, ao fechar parcerias e associações, a empresa terá mais apoio em seus projetos.
Nesse sentido, o negócio deve seguir os seguintes pontos:
- Pensar além da geração de lucro
- Ter foco no impacto
- Entender problemas e causas
- Buscar por soluções
- Ver o financeiro em segundo plano, de acordo com a lógica do mercado
- Criar ações efetivas
- Se comprometer com a transformação social
- Monitorar e ser claro com o impacto gerado
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Exemplos de Empreendedorismo Socioambiental
Grameen Bank
A criação, que visa acabar com a pobreza, é do vencedor do Prêmio Nobel, Muhammad Yunus. A saber, o banco é muito popular no mundo.
GRAACC
A empresa é um Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Assim, tornou-se um dos grandes negócios sociais do Brasil.
Institute for OneWorld Health
Foi a primeira marca farmacêutica sem fins lucrativos do mundo. O negócio foi criado pela cientista Victoria Hale.
Sundance Film Festival
O festival de cinema é criação do diretor e produtor Robert Redford. Assim, desde da década de 70, o projeto ajuda os novos cineastas.