Como abrir um pet shop

Assim como qualquer outro tipo de negócio, para descobrir exatamente como abrir um pet shop é preciso muito planejamento e análise.

Pet shops são lojas que oferecem produtos e serviços para animais de estimação. Elas comercializam alimentos, roupas, brinquedos, perfumes, acessórios, remédios e uma infinidade de mimos para os bichinhos. Os serviços oferecidos também são variados; banho, tosa, táxi, creches, hotéis, dentistas, salões de beleza, medicina alternativa e muito mais.

Mercado aquecido para a abertura de pet shop

O mercado de animais de estimação movimenta 14 bilhões de reais por ano no Brasil. Veja alguns pontos positivos em abrir um pet shop:

  • O crescimento do mercado pet é de, aproximadamente, 23% ao ano.
  • O Brasil possui cerca de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos.
  • O mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo, seguindo os EUA.
  • O Brasil possui, aproximadamente, 40 mil pet shops, de acordo com a Anfal Pet.

A boa notícia é que, mesmo com tantas lojas e produtos para animais, o mercado ainda tem espaço para muitos empreendedores, pois os animais conquistaram um espaço como membros da família.

Mas se a cifra te empolgou e você já está pensando em como abrir um pet shop, tenha cautela. Para abrir uma loja para animais é preciso tomar uma série de cuidados.

Para começar, tire da cabeça que uma pet shop apenas vende produtos. Em geral, os donos dos animais têm prazer em passear pela loja, conferir as novidades e perder algum tempo mimando cachorrinhos e gatinhos. Além disso, você estará “entrando no meio” de uma relação de carinho e amor. Se o dono do animal não tiver confiança em você, jamais entregará o bichinho em suas mãos.

Como abrir um pet shop – Exigências legais

Para abrir uma loja de pet shop, a legislação em vigor exige a presença de um médico veterinário como responsável técnico. Isso porque um estabelecimento deste tipo aplica vacinas e oferece serviços de banho e tosa e vende medicamentos.

Outro ponto a ser observado na abertura de um Pet shop é que por lidarem com produtos veterinários e com animais, os pets shop precisam obrigatoriamente de registro no Departamento de Defesa Animal.
Precisam também receber uma licença de funcionamento e um alvará expedido pela vigilância sanitária. Para tal, a loja deve estar legalizada pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e pela autoridade responsável pelo município.

Escolha um local apropriado para abrir seu pet shop

Como abrir um pet shop tem muitas particularidades, certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, características da vizinhança, estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e se conta com serviços de transporte coletivo.

Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou próximos a zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito e verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.

Divulgue seu pet shop e conquiste novos clientes

Seja profissional na divulgação de seu pet shop. A We Do Logos tem todas as soluções de design que você precisa. Faça sua identidade visual , site, logomarca e todos os seus materiais de divulgação com os melhores profissionais do mercado.

como abrir um pet shop

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.