Como abrir uma loja de informática: 8 regras de ouro

Abrir uma loja de informática significa estudar o mercado, escolher um ponto comercial, comprar equipamentos, providenciar a papelada burocrática, escolher fornecedores, treinar uma equipe, definir uma identidade visual e muitas outras providências. Se você quer saber como abrir uma loja de informática, confira nossas dicas e prepare-se para pôr a mão na massa!

Uma boa loja de informática sem um trabalho de divulgação adequado pode acabar não alcançando os resultados que você espera. Por isso, além das providências burocráticas e administrativas, capriche na identidade visual, criação de logo e materiais de marketing.

identidade visual da marca

Confira: Design de logo: Mais de 50 ideias totalmente diferentes.

Um excelente exemplo que mostra a importância da identidade visual para o sucesso de um ponto de venda é o case de nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Depois de contratarem a We Do Logos para desenvolver diversos matérias de comunicação de sua empresa, conquistando uma identidade visual profissional, os proprietários notaram um substancial aumento de vendas e até chegaram a receber propostas para transformar seu negócio em franquia!

As 8 regras de ouro de como abrir uma loja de informática

Organizar seu projeto de abertura de loja de informática vai te tomar muito tempo e dedicação. Aproveite nossas dicas e realize seu sonho!

Veja também: Facilite sua vida com um gerenciador de projetos online.

  1. Estude o mercado

Não tem como abrir uma loja de informática sem conhecer o mercado onde você deseja entrar. Para achar estes dados, nada como a internet. Pesquise sites de entidades e associações profissionais, de empresas do ramo e de outras lojas. Na verdade, só de escrever na busca do Google “pesquisa de mercado de informática”, você poderá achar diversas informações bastante interessantes.

Por exemplo, confira a pesquisa anual do mercado brasileiro de TI, realizada pela FGV.

Lembre-se de analisar o tamanho do mercado comprador de sua cidade ou bairro, se vai vender para pessoas físicas, jurídicas ou as duas e o número de concorrentes próximos.

  1. Diferenciais e posicionamento

Estes dois fatores são importantíssimos e volta e meia citamos aqui no blog: é preciso que sua loja tenha um diferencial, aquele “algo à mais” que atrai e faz a clientela preferir sua loja. Qual será o seu?

Além disso, é preciso posicionar sua oferta na mente dos consumidores. Que tipo de loja você está pensando em abrir? Equipamentos para grandes empresas, computadores para quem curte videogames, aparelhos de informativa para quem trabalha em casa, computação para estudantes, ou tudo isso no mesmo lugar?

Não há como abrir uma loja de informática sem definir estes dois importantes conceitos de marketing.

Veja mais: Guia do Empreendedor: Aprenda como aumentar suas vendas

  1. Desenvolva logo e identidade visual

Com base no seu posicionamento e diferencial, você deve criar uma identidade visual e um logotipo que retratem essas características, além de falarem a mesma língua de seu público alvo. Para isso, é muito importante desenvolver um trabalho profissional de qualidade. Uma maneira muito usada hoje em dia para diminuir custos neste tipo de projeto de marketing são os sites de concorrência criativa como o We Do Logos.

Saiba mais: Comece agora! 6 dicas para redução de custos na empresa.

Quer conhecer o resultado de uma concorrência criativa para criação de identidade visual? Convidamos você a conhecer toda excelência de nossos designers. Dê uma olhada nestas 50 opções de logo e papelaria criados para uma loja de informática criadas por 5 de nossos profissionais de design especialmente para a Sistema Azul.

  1. Localização da loja

A escolha de um ponto comercial com bom movimento, eventualmente com área para estacionamento, é determinante para o sucesso de sua loja. Shopping Centers e outros centros comerciais podem ter um preço excessivo. Lojas de rua são mais em conta, mas é preciso saber escolher o local adequado e com um aluguel que caiba em seu bolso!

  1. Burocracia e papelada

Não adianta reclamar, contrate um contador! Ele sabe exatamente como abrir uma loja de informática e quais os documentos, alvarás, licenças e providências que você terá quer tomar em nível municipal, estadual e federal.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

  1. Layout da loja

Não basta ter um balcão e prateleiras para expor seus produtos. Sua loja necessita de uma área administrativa, uma de estoques e um salão de exposição bem bonito e espaçoso. Em alguns casos, você terá que providenciar um banheiro, tanto para funcionários como clientes.

  1. Equipamentos

Além de prateleiras e expositores, você precisará de móveis de escritório, impressoras, computadores, telefones, equipamentos de cupom fiscal, máquinas de cartões de crédito e débito e instalações para internet. Um carro para entregas também deve fazer parte de seus planos.

  1. Equipe treinada

No mínimo você precisará de um caixa e de um vendedor. E talvez alguém para ajudar na área administrativa e estoques. Calcule quantos vendedores vai precisar e lembre-se que existem férias, folgas e feriados. Calcule os valores de salários e comissões e veja quanto terá que gastar por mês… E não se esqueça de sempre treinar sua equipe!

site para criar logo

Estas são algumas recomendações de como organizar uma loja de informática. O mais importante é estar bem preparado e não improvisar em nenhuma providência.

Confira também: Como abrir minha própria empresa e empreender? São 3 passos!.

Agora que você conhece todos os segredos de como abrir uma loja de informática, por que não criar um logo, papelaria, slogan ou banner digital para divulgar seu negócio? Aproveite toda praticidade da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Basta se cadastrar no site e fazer seu pedido de material de comunicação para começar a receber rapidamente dezenas de propostas para avaliar, pedir ajustes e escolher a melhor delas! Em pouco tempo você terá a peça que precisa para divulgar seu negócio. E tem mais: se não gostar de nenhuma das que foram envidas, pode pedir seu dinheiro de volta!

Rodapé-conheça-a-WDL1