Você sabe como abrir uma loja de suplementos alimentares?

Há consenso entre especialistas de que empreendedores devem não apenas conhecer o mercado em que vão investir, mas ter afinidade com ele. Por isso, antes de saber como abrir uma loja de suplementos alimentares, pergunte-se: esta é a área que desejo empreender?

Caso você continue lendo este artigo, imagino que a sua resposta seja positiva, pois o setor fitness está em alta, dando fortes indícios de que não é uma tendência passageira.

Justamente por isso, a concorrência no setor está acirrada. Mas não desanime: isso faz bem ao mercado, que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano no Brasil. Ter um empreendimento diferenciado, portanto, faz toda a diferença.

Descubra como se destacar com as nossas dicas!

Dicas de marketing

Saiba mais: GUIA: como montar um negócio com pouco dinheiro e enriquecer

Como abrir uma loja de suplementos alimentares!

Inicie pela pesquisa de mercado

Apesar de números animadores sobre o setor, você precisa estender a sua pesquisa sobre o mercado de suplementos alimentares. Isso inclui:

A região onde a loja será montada

Confira se o bairro escolhido já é bastante concorrido com lojas similares. Além disso, a região atrai clientes com o perfil desejado?

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

Pesquise, antes de saber como abrir um estabelecimento de suplementos alimentares, se existem academias próximas e outros pontos de interesse, como parques e shopping centers.

O espaço para instalar a loja

Empreendedores interessados em como abrir uma loja de suplementos alimentares podem se esquecer do básico: qual o tamanho da sua loja?

Isso implica saber o que você deseja oferecer ao seu consumidor: variedade de produtos ou menos produtos, mas específicos para diferentes necessidades?

Com essas respostas, você saberá como abrir uma loja de suplementos alimentares muito bem equilibrada entre os seus objetivos e os desejos do seu consumidor.

Como abrir uma loja de suplementos alimentares sem problemas legais

Como todo comércio, não há como montar uma loja de suplementos alimentares sem encarar, primeiramente, a burocracia legal para inaugurá-la.

Primeiramente, vá à Junta Comercial da sua cidade, para saber quais documentos são necessários para abrir uma loja de suplementos alimentares.

É necessário entender, também, o que a sua Prefeitura e a Receita Federal exigem de lojas de suplementos, como licenças especiais e selos de autorização concedidos pela ANVISA (afinal de contas, estamos falando de produtos para consumo humano — é muita responsabilidade).

Não se esqueça de ter uma firma aberta legalmente, que é fundamental para iniciar o seu negócio de suplementos alimentares — e qualquer outro tipo de comércio — e negócios firmados com operadoras de cartão de crédito (um diferencial essencial para a clientela).

Confira: Como funciona o Registro de Marca?

A estrutura da sua loja de suplementos

Papéis assinados, autorizações e licenças concedidas e objetivos definidos. Parece tudo certo, não?

Agora é a hora de planejar, cuidadosamente, a estrutura da sua loja para que ela seja igualmente cômoda, atraente e funcional. No geral, ela vai precisar de:

  • Prateleiras para a exposição de produtos.
  • Projeto de iluminação para focar nos produtos expostos.
  • Balcão para atender os clientes.
  • Janelas e saídas de ar (cuidado com a exposição dos produtos ao sol).

Isso, basicamente, cobre projetos de lojas de suplementos de qualquer porte. Claro que isso não é tudo e, a partir da ideia do seu projeto para abrir uma loja de suplementos alimentares, o espaço será composto de acordo com os seus planos e diferenciais.

E os produtos? Já pensou neles antes de saber como abrir uma loja de suplementos alimentares?

A princípio, idealize o básico, que consiste em produtos bastante diversificados, como:

  • Complexos vitamínicos.
  • Albumina.
  • Whey protein.
  • Aminoácidos.
  • Termogênicos.
  • Acessórios.
  • Barras (cereais e proteínas).

Uma dica: suplementos importados são boas opções, bem como lançamentos no mercado, que atraem a atenção do consumidor.

Você, que deve estar sempre por dentro das novidades do setor de suplementos alimentares, para ser a fonte de informações dos seus clientes. Inteire-se sempre por meio de sites e revistas especializadas, por exemplo, e fique à frente da concorrência para oferecer as melhores opções do mercado de suplementos.

Veja também: 6 regras de ouro para aprender a empreender

O investimento para lucrar com a loja de suplementos alimentares

A essa altura, você já deve saber praticamente tudo sobre como abrir uma loja de suplementos alimentares. Falta apenas entender o investimento necessário para isso.

No entanto, não existe uma cifra definitiva, pois estamos falando de um empreendimento que pode ser pequeno, médio ou grande, capaz de atender dezenas ou milhares de pessoas (considerando que você estenda os negócios para o e-commerce).

Mas, considerando os gastos com infraestrutura, produtos, burocracia, fornecedores, decoração, divulgação e com funcionários, posteriormente, estima-se uma média mínima de R$ 50 mil. Isso como investimento inicial, claro.

Considerando os últimos dados do setor de suplementos e produtos naturais, entende-se que uma loja de suplementos alimentares tem um retorno consideravelmente rápido.

E, como já dissemos, não se trata de uma tendência, mas de um rumo que os consumidores adotaram como hábito para o seu dia a dia. Ou seja: trata-se de um setor com solidez.

Veja mais: GUIA: O que é empreendedorismo, tudo que você queria saber

Agora que você já sabe como abrir uma loja de suplementos alimentares, leve os seus conhecimentos à prática!

E se você pretende abrir uma loja de suplementos alimentares, com certeza vai precisar de um logotipo e de um nome, não é mesmo!

Dê uma olhada na criatividade de alguns dos logotipos criados por nossos designers para diversos clientes satisfeitos. Acesse: Portfólio de Logos da We Do Logos. Veja também estes nomes criados por nossos redatores para uma empresa de suplementos alimentares de Manaus. Acesse: Nomes para Loja de Suplementos.  Além de logos e nomes a We Do Logos está preparada para fazer folders, sites, fachadas de loja e muito mais!

We Do Logos