7 dicas pra vencer na vida: como criar um negócio de sucesso

Saber como criar um negócio de sucesso não é fácil, sobretudo no Brasil, onde o mercado de negócios, é definitivamente complexo. Para se ter uma ideia, segundo dados do SEBRAE, 25% das empresas startups brasileiras quebram dentro do primeiro ano de existência. Por isso, para todas as pessoas que visam à criação de um empreendimento, o grande segredo é escapar dessas armadilhas para conseguir sobreviver em um universo tão competitivo.

Dicas de marketing

Elementos como encontrar a parceria mais adequada ao negócio, além de apresentar algum diferencial em relação à concorrência, são fundamentais para criar um negócio de sucesso. É importante ter em mente que não existe uma ideia mágica, mas sim um conjunto de procedimentos e escolhas que auxiliarão você a ter mais – ou menos – possibilidades de conquistar realizações em seu empreendimento.

Além disso, não basta apenas saber como criar um negócio de sucesso, é preciso saber se o seu perfil é empreendedor.

Para auxiliar você a descobrir isso, montamos esta lista de dicas de como montar um negócio para fazer sucesso. Dê uma olhada e se prepare para por sua ideia em prática!

Veja também: Como registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio

Como criar um negócio de sucesso

Seu desejo é se tornar um empreendedor e comandar uma empresa? Com esse objetivo, vamos apresentar alguns entre os principais fatores de como criar um negócio de sucesso. Confira:

1. Características do empreendedor de sucesso

Atitude pró-ativa
– O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.
– Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.
– Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

Corre riscos calculados
– O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente.
– Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.
– Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

Exige qualidade e eficiência
– O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato.
– Age de maneira a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.
– Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

É persistente
– O empreendedor age diante de um obstáculo significativo.
– Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
– Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos.

É comprometido
– O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
– Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho.
– Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Referência >

2. Sócios: ter ou não em seu negócio?

Uma sociedade pode ser a grande ajuda que você precisa para fazer seu negócio crescer. Exatamente por tal razão é tão difícil determinar quem será essa pessoa que irá, definitivamente, acompanhar sua trajetória profissional, com troca de ideias, força de trabalho e tomada de decisões importantes. O consultor Batista Gigliotti assegura que sócios podem ser super valiosos, mas deverão ser aqueles em que se pode confiar e que partilham dos mesmos princípios e valores que você.

3. Organização é a base de um negócio

Especialistas do Sebrae e de outras instituições apontam para esse ponto em comum: planejamento é essencial. Então, é necessário aprender com o exemplo dos experts e dos grandes empresários, para verificar como fazem para proteger seus negócios, a partir de planos e de organização, para que os resultados sejam os melhores. Como aponta Gigliotti, aprende-se com o passado para prospectar o futuro.

4. Menos é – muito – mais para o negócio de sucesso

Reinaldo Messias, do Sebrae de São Paulo, ressalta que, embora muitos empreendedores digam que perdem seu negócio porque não têm dinheiro, na verdade isso é um equívoco: o importante é fazer o melhor com os recursos disponíveis. Por isso, deve-se ter a consciência de que investir o lucro no próprio negócio – em vez de deixar no próprio bolso – é essencial.

Confira o exemplo desta empreendedora que soube como criar um negócio de sucesso com auxílio de sites na internet. Veja aqui a criação de logos e cartão de visitas que ela conseguiu usando os designers da We Do Logos, que enviaram 63 propostas criativas, com um total de 16 profissionais participantes.

criar logo

Veja mais: Como criar uma marca de sucesso em 4 passos

5. Negócio de sucesso é sinônimo de risco

Se você não quer passar por turbulências, saiba que não há como abrir um negócio de sucesso sem passar por períodos de adversidade. O verdadeiro empreendedor é aquele que arrisca – claro que, na maior parte dos casos, com inteligência e segurança. Tomemos o exemplo do megainvestidor norte-americano Warren Buffett, cuja fortuna foi constituída pelo fato de fazer investimentos em época de crise.

6. Saber reconhecer o trabalho da equipe do negócio

Empreendedor não é patrão, mas sim um líder, ou seja, aquele que comanda uma equipe, arregaçando as mangas junto com todos os seus colaboradores – conforme pensamento de Messias, do Sebrae. Por isso, a postura do empreendedor não pode jamais ser autoritária, mas sim participativa e acolhedora. É importante dar valor a todos da equipe e não pensar apenas no custo de todos.

Confira também: Veja como abrir uma MEI em 8 passos

7. Prioridades são a alma do negócio de sucesso

Seu objetivo precisa estar claro desde o primeiro momento do empreendimento – essa é uma opinião dividida por Gigliotti e Messias. Tal atitude, por um lado, fará com que você não deseje abandonar a empresa em épocas de crise; por outro lado, aumentará as chances de sucesso do mesmo.

Não há como criar um negócio de sucesso sem muita dedicação, esforço e sabendo escolher aonde investir seus recursos com inteligência e economia. Com a We Do Logos você pode criar toda identidade visual de seu negócio, como logomarcas, papelaria, layout de site e muito mais.

We Do Logos

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.