Como investir meu dinheiro para aumentar o meu crescimento financeiro

Nos últimos meses, eu tenho recebido uma enorme quantidade de e-mails de pessoas de todas as partes do Brasil com a mesma pergunta: como investir meu dinheiro para aumentar o meu crescimento financeiro?

É impressionante como esta é uma dúvida comum em nossos dias, em que as pessoas estão sedentas por informação sobre educação financeira de qualidade.

investir dinheiro aumentar crescimento financeiro

O meu trabalho como planejador financeiro tem contribuído para o equilíbrio e para o sucesso financeiro de muita gente, e eu desejo lhe dar algumas orientações neste artigo, de modo que você tenha condições de definir o que você precisa fazer para alcançar os seus objetivos.

Uma simples questão de matemática

Embora muita gente ainda acredite na existência de uma espécie de mito ou segredo para investir dinheiro, não há nenhuma fórmula mágica nisso. O que existe é uma fórmula muito simples, capaz de explicar muita coisa sobre os investimentos…

Anote aí! A fórmula é: quanto maiores os riscos, mais alto será o retorno, e a recíproca é verdadeira.

Embora esta seja uma regra universal sobre os investimentos e sobre as aplicações financeiras, exceções aparecem vez ou outra. Receber a orientação de um profissional de finanças pode ser muito útil neste sentido, sobretudo para identificar aqueles produtos que melhor se encaixam às suas expectativas.

Mas, vamos tentar responder à pergunta sobre “como investir meu dinheiro” olhando tudo isso sob um enfoque diferente, que parte de você…

Veja também: Os principais erros ao se controlar as finanças de uma empresa

Qual é o seu perfil?

Pode parecer um pouco inconveniente ou chato, mas saber exatamente como você lida com dinheiro e como age em determinadas circunstâncias poderá impactar, e muito, a recomendação sobre onde você deve investir.

Assim sendo, vamos analisar os perfis:

Money Makers:

Os investidores desta categoria buscam estar rodeados por pessoas com capacidade de dialogar de igual para igual, em uma relação horizontal. O “ganha-ganha” deve ser considerado em sua totalidade, ou seja, na troca de informação e conhecimentos, em discussões de estratégia e, é claro, na busca por rentabilidade.”

São subdivididos em:

  • Experiente : É decidido, conhece as técnicas e usa sua habilidade para fazer o mercado trabalhar a seu favor. Por essas características, sua autoconfiança permite que ele atue sozinho.
  • Engajado: Pesquisa as melhores oportunidades e analisa muito bem as alternativas. Não investe como atividade principal, por isso, prefere deixar o dinheiro render sozinho, até que apareça uma grande oportunidade.
  • Sagaz :O que mais o atrai são investimentos diversificados e com bom retorno. É esperto, perspicaz e ótimo em identificar oportunidades de ganho rápido
  • Estrategísta: Investe em oportunidades que serão grandes algum dia. Ele está sempre em busca do que acredita e costuma enxergar à frente. Planeja muito bem todas as suas ações no mercado financeiro e confia na multiplicação de possibilidades e oportunidades.

Money Savers:

Essa categoria abrange a maior parte dos brasileiros. São pessoas pouco (ou nada) familiarizadas com o assunto, que precisam da segurança para se movimentar financeiramente. Segurança esta que, normalmente, surge por meio de relações de confiança com quem tem mais conhecimento e maior envolvimento com o mercado.”

São subdivididos em:

  • Seguro: Quer um futuro tranquilo e usa os investimentos como um caminho para isso. Nada de investimentos arriscados, ou que possam fazê-lo perder o que lhe custou tempo e esforço para acumular.
  • Sensato: Sempre cauteloso, prefere esperar até que chegue o momento certo. Não trata o assunto como foco de ganho a curto prazo, mas aproveita as situações pontuais, quando estimulado por alguém ou uma instituição reconhecida.
  • Pragmático: Esse perfil não tem familiaridade com o mundo dos investimentos e, por isso, prefere contratar uma solução completa. Quando confia, torna-se disposto a investir e deixar seu capital nas mãos de quem entende, para não correr riscos

Os verdadeiros segredos sobre “como investir meu dinheiro”

investir dinheiro aumentar crescimento financeiro

Os verdadeiros segredos sobre “como investir meu dinheiro” são, na verdade, premissas muito simples e estão longe de ser mágicos. Vamos ver um a um:

Segredo 01 – Regularidade

Você pode até investir pouco, mas deve investir sempre. Esta é a uma importante diferença entre aqueles que conseguem acumular e “fazer o dinheiro crescer” e aqueles que não conseguem sair do lugar.

Segredo 02 – Tempo

O tempo é um elemento determinante em nosso cálculo…

Se você tem dinheiro que não usará no curto e médio prazo, é muito provável que consiga uma rentabilidade maior para este capital. Quanto mais dinheiro aplicado a longo prazo você tiver, maiores as chances de ter um futuro tranquilo à sua espera.

Quando juntamos regularidade (segredo 01) com tempo (segredo 02), adicionando o efeito dos juros compostos, chegamos a uma poderosa combinação de maximização do capital que tem o poder de transformar qualquer pessoa em um milionário ao longo da vida. Entretanto, ainda existe um terceiro segredo elementar nesta história…

Segredo 03 – Educação

Por fim, o último segredo é a educação financeira.

investir dinheiro aumentar crescimento financeiro

Embora eu tenha elencado este segredo na terceira posição aqui neste texto, tenho razões de sobra para acreditar que ele é o maior segredo de todos.

Você precisa saber controlar as suas finanças pessoais, precisa encontrar um jeito de estar sempre poupando e precisa fazer um orçamento doméstico para saber onde se concentram os gastos e quais são as fontes de receita. Faça isso e tome as rédeas que conduzem a sua vida financeira para si.

Espero ter colaborado com uma resposta substancial para a sua pergunta sobre “como investir meu dinheiro”. E aí, o que achou das dicas acima? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *