Como montar meu salão de beleza e realizar um sonho?

Então você tem um objetivo, mas  sempre se pergunta: “como montar meu salão de beleza?”. Possivelmente você já trabalha nessa área, ou está estudando para se tornar um profissional desse seguimento, ou ainda é um investidor ou empreendedor pensando em abrir esse tipo de negócio. Aposto que volta e meia, no meio de seu dia de trabalho, você se pega indagando mentalmente: – Como montar um salão de cabeleireiro?

A resposta para essa pergunta é complexa, mas com certeza começa com uma decisão muito importante: dar início ao seu projeto, arregaçar as mangas e começar a conquistar seu sonho, que é montar um salão de beleza! Para isso, veja a seguir o que você precisa fazer para conseguir transformar esse sonho em realidade.

Como montar meu salão de beleza – os primeiros passos para realizar o seu sonho

É claro, é fácil falar, principalmente se isso envolver largar a atividade que você está desempenhando profissionalmente agora para se dedicar exclusivamente a isso. Sim, em algum momento você terá que fazer isso. Afinal, não tem como montar um salão de beleza sem dedicar boa parte de seu tempo a esse projeto.

Mas você não precisa, – e nem deve! – se jogar nessa aventura sem um bom planejamento. E isso você pode fazer enquanto exerce sua atividade atual, basta planejar seu tempo e se esforçar para realizar este objetivo e descobrir finalmente a resposta para esta pergunta: – Como montar meu salão de beleza?

Um segredo é começar definindo com clareza a estratégia e o posicionamento de seu salão de cabeleireiro. Este é um erro muito comum. A pessoa pensa em como montar um salão de beleza, escolhe um ponto, compra equipamentos, abre a empresa, contrata e treina profissionais, gasta um bom dinheiro e, depois de aberto… Seu salão não tem como se destacar da concorrência!

É preciso definir um diferencial, algo que atraia seus clientes, algo que só seu salão de cabeleireiro poderá fazer melhor que os concorrentes e dar um bom motivo para os consumidores escolherem o seu estabelecimento e não outro.

Por isso, é preciso mapear a concorrência para entender o que eles oferecem e, principalmente o que eles não oferecem. Assim, você encontra uma oportunidade de explorar um nicho que ainda não está sendo aproveitado e que pode trazer uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Esta á a parte mais difícil. Definindo isso, o resto vai ficar fácil. Montar a estrutura física e, em seguida, se dedicar a toda identidade visual: logotipo, folders, cartões de vista e matérias de divulgação que vão retratar esse diferencial do seu salão.

A seguir, vamos dar algumas dicas sobre cada uma dessas etapas na hora de montar um salão de beleza.

Como montar meu salão de beleza – estratégia e diferencial

Para que o seu negócio dê certo, ele precisa de um bom planejamento antes mesmo de ser aberto. Esse planejamento evita que você faça investimentos que serão desperdiçados, além de trazer mais segurança em geral para o seu negócio. Criar um planejamento para abrir seu salão de beleza é como criar um mapa que segue a trilha em direção ao sucesso.

Assim, quando você estiver planejando o seu negócio é possível que você se depare com 3 estratégias principais:

Liderança de custos

Seu salão tem uma estrutura que permite oferecer seus serviços com baixo custo. Normalmente (com raras exceções) a qualidade do serviço deixará a desejar. O que normalmente acontece é que se opta por cobrar barato dos clientes, atrair muitos deles, vender mais e conseguir ganhos de escala. Pode funcionar. O perigo é quando seus concorrentes baixam os preços!

Por isso, mesmo nessa estratégia o melhor é estar preparado para cobrar um preço competitivo caso ocorram mudanças e que faça o negócio se destacar pelo custo benefício, já que parte do preço se traduz na qualidade do resultado final.

Focar em um nicho

Você pode montar um salão de beleza especializado em casamentos e grandes festas, ou no público infantil, ou em atender produtoras de filmes que precisam de um cabeleireiro profissional no local da filmagem. Estes são apenas alguns exemplos. O segredo aqui é dominar a fundo as necessidades do foco escolhido.

Teoricamente, quanto mais focado em um nicho você atuar, menor é o seu alcance – afinal, menor é o número de pessoas com as necessidades específicas atendidas pelo seu negócio. Apesar disso, a segmentação de atuação garante que você atraia gente mais qualificada para o seu negócio. Pessoas mais qualificadas, inclusive, geralmente estão dispostas a pagar mais por um serviço de qualidade e que se diferencie. Isso cria uma oportunidade para que você tenha um excelente faturamento no seu negócio.

Diferenciação

Neste caso você não vai focar em um nicho, nem cobrar barato. Você vai determinar um importante benefício dos serviços de um salão de beleza e se tornar o melhor nisso. Pode ser o atendimento superior, equipamentos diferenciados, produtos importados, decoração e ambiente impecável, uma marca mais conhecida, localização invejável, profissionais de renome ou outro benefício com que você possa vencer a concorrência.

Com isso, a sua diferenciação não fica exatamente no que você oferece, mas em como você oferece. Assim, em vez de entregar um produto altamente segmentado, com essa estratégia você dá preferência a entregar um produto com valor agregado elevado.

Em todos os casos, o importante é superar as expectativas de seus clientes. Depois de decidir qual estratégia irá usar, aí sim você poderá partir para a montagem do salão de beleza e para a criação dos materiais de comunicação.

Como montar meu salão de beleza – estrutura

Com a estratégia definida e com o planejamento feito, você vai precisar pensar em como vai ser a estrutura física do salão. São muitas coisas para providenciar:

  • Localização: procure um ponto comercial que garanta um bom fluxo de clientes e que tenha um preço compatível com sua capacidade de investimento.
  • Layout do salão: normalmente o salão de beleza tem uma recepção, sala de espera, o salão para atendimento dos clientes, um depósito para materiais, um pequeno escritório administrativo e banheiros.
  • Equipe: você deverá definir o número de funcionários para cada função dependendo do tamanho que quer que seu salão tenha. Uma sugestão mínima é esta: recepcionista, dois cabeleireiros, um maquiador e uma manicure.
  • Equipamentos: Cadeiras para corte de cabelos, balcões, espelhos de parede, pias, carrinhos de apoio, carrinho de manicure, secadores, tesouras, escovas, pentes, bacias, toalhas, alicates, poltronas, mesas de centro, porta-revistas, computadores, escrivaninhas, armários, prateleiras e impressora. Além disso, não se esqueça dos materiais do dia a dia, como descartáveis, shampoos, tinturas, esmaltes e outros.
  • Investimento: Segundo o site do SEBRAE, uma boa base de investimento para abrir um pequeno salão é de R$ 80.000,00.

Como montar meu salão de beleza – identidade visual

criar logo salao de beleza

Todo trabalho de posicionamento estratégico que você desenvolveu deve ser retratado em sua comunicação.

Para isso, você deve criar um briefing detalhado que mostre tudo que planejou: seus diferenciais, seus pontos fortes, o perfil dos clientes que quer atender, a faixa de preço que quer cobrar, principais concorrentes, referências de materiais que acha adequados e outras informações importantes.

Com este briefing definido, contrate um profissional de design que possa transmitir seu posicionamento de forma adequada e com alta qualidade.

Hoje em dia, muitos empresários têm usado a internet na busca de soluções econômicas e criativas para diversos serviços. E isto está acontecendo também com serviços de comunicação e design.

 

Como montar meu salão de beleza – franquia x negócio próprio

Na hora de pensar a começar a montar o seu negócio você também vai se deparar com a necessidade de escolher entre uma franquia ou um negócio próprio.

Um negócio próprio garante a você controle total sobre todas as decisões, inclusive sobre o posicionamento de marca, identidade visual e planejamento de negócios. As desvantagens, entretanto, incluem o fato de que você não tem qualquer apoio para o sucesso e que as chances de erro são maiores. Em muitos casos, maiores também são as necessidades de investimento.

Por outro lado, uma franquia já vem com tudo pronto: plano de negócios, posicionamento de marca, identidade visual e renome no mercado. Para ter tudo isso, entretanto, você vai precisar pagar uma taxa de franquia e possivelmente de propaganda, além de ter de abrir mão do controle de muitas decisões do seu negócio.

Assim, para escolher entre a franquia e o negócio você precisa colocar na ponta do lápis qual se encaixa com sua possibilidade de investimento inicial, quais são seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios e também tem mais chances de trazer rentabilidade. Dependendo do conceito que você tiver em mente – como uma estratégia de diferenciação – o negócio próprio pode fazer mais sentido. A franquia, por sua vez, pode ser atraente pela menor necessidade de investimento e maiores chances de sucesso.

Como montar meu salão de beleza – acompanhando os resultados

Depois que seu salão de beleza estiver na ativa o trabalho continua: é preciso acompanhar os resultados do negócio. Somente com esse acompanhamento é possível identificar possibilidades e necessidades de inovação, garantindo o sucesso e a continuidade do negócio.

calculo de roi

Assim, é importante definir as métricas que sejam relevantes para o seu salão de beleza. Você pode usar como métricas o número de clientes recorrentes, número de clientes novos, faturamento e retorno sobre investimentos em geral. Assim, você vai garantir a saúde do negócio e vai permitir que seu sonho permaneça ativo no mercado.

A resposta para a pergunta “Como montar meu salão de beleza?” não é simples e nem imediata, mas com planejamento, estudo do mercado e conhecimento sobre o negócio vai você vai garantir o sucesso e a realização do seu sonho em busca do sucesso.

Está precisando de inspiração? Então leia o post “10 dicas de como criar um nome e inspirações de marcas” para aumentar as chances de sucesso do seu salão de beleza!

Agora que você já teve a resposta para “como montar meu salão de beleza”, você pode conferir também sites de concorrência criativa, pois eles têm se mostrado muito eficientes na hora de produzir materiais de comunicação para sua empresa, como logotipos, cartões de visita e folders.

O We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, com mais de 85 mil designers cadastrados.

Funciona assim: você se cadastra no site e faz seu pedido de material de comunicação, já estipulando um preço (dentro de critérios mínimos). Rapidamente, por meio de um sistema online muito ágil, começará a receber em 24 horas dezenas de propostas para analisar e pedir ajustes, até ficar do jeito que você imaginou.

Em pouco tempo você terá em suas mãos a arte do material de comunicação que precisava, com ótima qualidade e um preço extremamente acessível, que pode ser pago em 10 vezes no cartão. E caso não goste de nenhuma das opções enviadas, poderá pedir reembolso de seu investimento.

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