Documentos necessários para abrir uma empresa

Aqui estão, de forma simplificada, os documentos necessários para abrir uma empresa, para que você, de preferência com a ajuda de um contador, possa abrir o seu negócio. São várias dicas da documentação necessária para abrir uma empresa, como abrir firma com CNPJ e muito mais.

Registro-Marca-Fb-Anúncio (1)

Veja também: Como registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio

De início ao processo de abertura de uma empresa – Documentos necessários para abrir uma empresa

Para iniciar, é preciso abrir firma. Vá a um cartório de registro civil para registrar sua assinatura e leve todos seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidões), com cópias autenticadas.

Depois de abrir firma, vá à junta comercial do seu estado ou ao órgão de registro de empresas, para registrar que sua empresa existe oficialmente. E, para realizar esse procedimento, é necessário o Contrato Social *, os documentos pessoais de cada sócio (autenticados), e a cópia do comprovante de endereço da empresa.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

*Contrato Social: é o documento mais importante no processo de abertura, e é feito com a ajuda de um advogado e um contador. Precisa conter os seguintes itens: interesse das partes; objetivo da empresa; descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

O próximo passo é ir à junta comercial, onde o empresário obterá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Há sempre um preço e um prazo para abertura, que varia de local para local. Consulte o site da Junta Comercial do seu estado para obter mais informações.

Com o NIRE é possível ter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a Declaração Cadastral (DECA), ou seja, sua empresa já está apta a pagar impostos, é um registro de contribuinte.

documentos necessários para abrir uma empresa

Saiba qual é seu tipo de empresa – Documentos necessários para abrir uma empresa

Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso saber se o tipo de empresa faz parte do SIMPLES (Sistema Integrado de Imposto e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), para que essa classificação seja usada na tributação, e na fiscalização das atividades da empresa.

Faça também o cadastro na prefeitura, para receber o alvará de funcionamento, que é uma licença que permite o funcionamento e a localização da empresa. O alvará pode ser obtido pela internet, ou na secretaria de finanças de sua cidade.

Para a contratação de funcionários, é necessário fazer um cadastro da empresa e de seus responsáveis, na Previdência Social, e agir corretamente de acordo com as obrigações trabalhistas. Após o funcionamento da empresa, o prazo para esse cadastro é de 30 dias.

O último passo é preparar o aparato fiscal de sua empresa, solicitando a Impressão de Notas Fiscais e a Autenticação de Livros Fiscais. Esse procedimento é feito na Secretaria de Estado da Fazenda.

Como você viu, existe toda uma documentação para abrir uma empresa, tome especial atenção sobre os documentos para abrir CNPJ, principalmente agora que com auxílio do simples, não se pagam mais tentos impostos, dependendo do faturamento de sua empresa.

01 - eBook-Dicas Fantásticas de Marketing para Micro e Pequenos Negócios-CTA-600x200px

DICA: Comece agora! 6 dicas para redução de custos na empresa

Case de sucesso

Saber o que é necessário para abrir uma empresa é só o começo… como abrir firma com CNPJ e outros providências são importantes. Mas de nada adianta fazer tudo isso sem definir uma correta identidade visual, logotipos e outros materiais de comunicação. Um empresa que logo percebeu isso foi o restaurante carioca Point do macarrão, que de pois de criar logotipo, cardápio, embalagens, fachada de loja e várias outras providências de marketing, notou 80% de aumento nas vendas!

Assista ao Vídeo Case contando este exemplo de sucesso empreendedor:

Quer ver outros exemplos de logotipos criados pelos designers da We Do Logos? Então confira este projeto de criação de logos para o restaurante mexicano La Frontera, que recebeu 45 propostas de logomarca de 20 designers diferentes!

Invista em Marketing

Agora que você sabe o que é preciso para abrir uma empresa e também como abrir firma com CNPJ, está na hora de planejar a abertura de sua pequena empresa em outro nível: comunicação e marketing! Para isso, consulte os profissionais da We Do Logos. Eles desenvolverão sua identidade visual, logomarca e todos os trabalhos de divulgação e publicidade que você precisar de uma maneira profissional, econômica e inovadora.

como conquistar clientes com imagens em seu site

Saiba mais: Como criar layout para site unindo beleza e usabilidade

Para fazer sua logomarca, cartão de visita, slogan, website ou qualquer material gráfico por um preço justo, basta se cadastra na We Do LogosEscolher o prazo e quanto quer pagar. Em seguida pode pedir quantas alterações achar necessário para logo estar recebendo as primeiras opções de arte em poucas horas. E temos um compromisso: satisfação total, ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

São muitas vantagens: tempo, dinheiro, opções, alterações… confira:

Tabela-comparativa-1

Dados WDL

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.